O desenvolvimento dos colaboradores é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é uma estratégia importante para promover o crescimento de cada funcionário. Por meio dele, os profissionais são avaliados pelo RH para entender como suas qualidades podem ser mais bem-aproveitadas pela empresa, ao mesmo tempo em que são incentivados a aprimorar habilidades e competências.
Quer entender o que é PDI na prática e por que a sua empresa deve adotá-lo? Continue lendo!
O que é PDI no RH?
O PDI é uma ferramenta utilizada pelo departamento de Recursos Humanos para promover o crescimento e o aprimoramento contínuo dos trabalhadores. É um processo perene de avaliação, planejamento, execução e monitoramento do desenvolvimento de cada pessoa, em que as ações são personalizadas e alinhadas aos objetivos organizacionais e às metas individuais dos funcionários. Um bom plano de desenvolvimento beneficia tanto a empresa quanto o profissional como indivíduo.
Embora o primeiro passo seja analisar o desempenho ou avaliar habilidades, o PDI vai além. Durante o processo, o RH identifica qualidades, pontos fracos e competências para indicar treinamentos que potencializem conhecimentos e desenvolvam características onde há espaço para melhorias – todo progresso é acompanhado, fazendo os devidos ajustes sempre que necessário. É possível ainda que o profissional seja direcionado para outro cargo, visando ao melhor aproveitamento dos talentos.
Por que as empresas devem adotar o PDI?
Conforme mencionado, adotar o PDI é vantajoso para a companhia e os funcionários. Um dos reflexos dessa ferramenta é o aumento da produtividade, já que colaboradores que se sentem apoiados tendem a ser mais motivados, impactando positivamente na qualidade e na eficiência do trabalho.
Além disso, o desenvolvimento individual influencia no clima organizacional, pois pessoas engajadas são mais propensas a colaborar e compartilhar conhecimento, por exemplo.
Ao mesmo tempo, alinhar objetivos individuais à estratégia do negócio cria uma sinergia que impulsiona o crescimento organizacional consistente. Esse conjunto de fatores mostra que a empresa está comprometida com o desenvolvimento das pessoas, criando um ambiente propício para reter talentos, diminuindo a rotatividade e os custos envolvidos nos processos de admissão e demissão.
Como colocar o PDI em prática
Ainda que o PDI envolva diversas questões individuais dos funcionários e objetivos da organização, o procedimento pode ser dividido em quatro etapas:
- Diagnóstico individual: Avaliação das competências, habilidades e metas de cada profissional, para identificar áreas de desenvolvimento e estabelecer objetivos realistas.
- Definição de metas possíveis: Estabelecer metas específicas e mensuráveis para cada indivíduo, alinhadas aos objetivos organizacionais. Lembre-se que elas podem ser desafiadoras, mas devem sempre ser possíveis.
- Suporte: Proporcionar os recursos necessários para que os colaboradores atinjam suas metas, oferecendo treinamentos, mentorias, materiais, cursos e outras experiências.
- Acompanhamento do progresso: Avaliar periodicamente o progresso dos funcionários em relação ao PDI, fazendo ajustes sempre que necessário e reconhecendo as conquistas.
Vale destacar que as companhias que já possuem uma cultura de feedback sólida têm mais facilidade em implementar o PDI. Isso porque tanto os gestores quanto os profissionais estão habituados a receber e conceder avaliações justas e realistas. Inclusive, o plano de desenvolvimento individual é uma maneira de colocar em prática as sugestões de melhorias indicadas durante o feedback.
A IRKO é uma empresa de 65 anos com atuação em BPO consultivo, e um dos pilares do nosso crescimento é gestão de pessoas. Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.
Sobre a IRKO
Com mais de 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.
Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.
Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.
As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.