Por que a cultura de feedback é importante para sua empresa

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A cultura do feedback é uma tendência no universo corporativo. Além de estar ganhando espaço entre as melhores práticas, ela é uma estratégia essencial para o sucesso de uma empresa, uma vez que impulsiona o desenvolvimento organizacional por meio da criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, beneficiando colaboradores e o próprio negócio.

Quer saber mais sobre o que é e por que a cultura do feedback é importante para a sua empresa? Continue lendo este artigo!

O que é feedback?

Um feedback bem estruturado consiste na descrição verbal ou escrita do desempenho do colaborador, permitindo a manutenção ou melhoria do trabalho. O objetivo é alcançar o potencial máximo do funcionário – assim, ele se refere apenas a comportamentos passíveis de mudança, nunca a características pessoais. 

Durante o processo, a comunicação precisa ser clara, especificando sobre qual comportamento a conversa é direcionada. Generalizar a mensagem não causará mudanças esperadas, pois a conduta que precisa mudar ou ser ajustada, assim como de que maneira isso deve ser feito, pode não ficar clara para o indivíduo.

Algumas dicas para um bom feedback são:

  • Não terceirize ou delegue para outra pessoa a tarefa de dar feedback para seu colaborador ou equipe;
  • No caso das avaliações de desempenho, é importante que a devolutiva seja realizada pelo gestor, fortalecendo o vínculo e gerando oportunidade de estruturar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual);
  • Seja imparcial! Um feedback jamais deve trazer juízo de valor ou ser influenciado por opiniões pessoais; e
  • Procure pautar o feedback na cultura e valores da empresa, evitando o risco de viés de opinião.

Por que a cultura do feedback é importante para sua empresa?

Conforme mencionado, a cultura do feedback é uma estratégia essencial para o sucesso de uma empresa. Ela auxilia o desenvolvimento individual dos colaboradores, ao mesmo tempo em que torna o ambiente corporativo mais saudável, melhorando o desempenho dos funcionários em atividades do dia a dia. Listamos alguns benefícios, confira:

  • Melhoria contínua

A cultura de feedback promove a melhoria contínua porque os colaboradores têm a oportunidade de identificar áreas de aprimoramento e agir sobre elas. Isso cria um ciclo de aprendizado constante, em que os indivíduos e a empresa podem se desenvolver e progredir de maneira significativa.

  • Engajamento de funcionários

Funcionários que se sentem ouvidos e valorizados são mais engajados. A cultura de feedback deixa claro que a empresa está investindo no crescimento e no desenvolvimento de suas equipes. Portanto, os colaboradores podem se sentir mais motivados, aumentando a produtividade e o senso de pertencimento.

  • Identificação de talentos e potenciais líderes

O feedback não apenas ajuda os funcionários a se desenvolverem, mas também permite que a empresa identifique talentos promissores e potenciais líderes. Quando as habilidades e as contribuições individuais são reconhecidas e valorizadas, os colaboradores se destacam e deixam claras suas habilidades e anseios dentro da empresa.

Além disso, trabalhadores que sentem que seu crescimento é incentivado, e que suas opiniões são consideradas, têm mais probabilidade de permanecer na companhia a longo prazo. Portanto, a cultura de feedback contribui para a satisfação e a retenção de talentos, reduzindo os custos e demais ônus associados à rotatividade.

A IRKO é uma empresa de 65 anos com atuação em BPO consultivo, e um dos pilares do nosso crescimento é gestão de pessoas, que passa pela cultura de feedback. Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.

Sobre a IRKO

Com 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro. 

Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.

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