Manter uma empresa de pé e com uma boa saúde financeira não é uma das tarefas mais fáceis nos dias atuais. No Brasil é comum encontrarmos empresas endividadas e com várias ações trabalhistas. O que prejudica em muito o desempenho do empreendimento no mercado como um todo.
A melhor forma de conhecer a fundo o seu negócio é identificando os erros, acertos, saber aonde agir e aumentar as vendas. Uma das soluções para facilitar esse processo, é investindo no Sell-Side Due Diligence, um relatório de uso dos acionistas para assessorá-lo antes de iniciar conversas com o mercado.
Esse relatório, usado por muitos para conseguir investidores e compradores, também pode ser usado como um diagnóstico da sua empresa. Além disso, prepara a empresa para possíveis aportes.
Quer saber um pouco mais sobre esse serviço? Acompanhe a leitura com a gente!
O que é Sell-Side Due Diligence?
É um processo usado por empresas que desejam conseguir aportes financeiros com investidores e novos sócios, ou que buscam vender o próprio negócio. Essa é uma forma de garantir transparência em todos os dados que forem divulgados. O que aumenta as chances de conseguir valores mais altos e acordos ideais.
Nesse levantamento, são apontadas informações financeiras, todos os projetos que estão em desenvolvimento, quais já foram executados etc. Relatórios que mostram a organização da empresa. Baseado nisso, o gestor consegue identificar qual o seu valuation, ou seja, o valor justo e real do negócio.
Com essa avaliação em mãos, o empresário tem mais precisão na hora de definir qual porcentagem será colocada a venda, qual o preço mínimo para alguém se tornar um sócio, que tipo de investimento ele deseja, até aonde ele pode chegar em uma negociação de venda total, entre outras.
Como funciona esse levantamento?
O trabalho é feito por auditores que avaliam todo o aspecto financeiro, contábil, fiscal e trabalhista. Um diagnóstico da saúde da empresa para identificar com clareza os riscos que ela apresenta em um possível processo de aquisição ou fusão. Também é considerado o histórico de sinistros e todos os contratos de concessão.
Essas informações são apresentadas para o investidor aferir se a empresa está dentro da sua tolerância de risco, ou seja, o limite que determina até aonde ele está disposto a arriscar para entrar em um negócio. Isso vai depender do perfil de cada comprador, são duas vertentes:
- Estratégico — Atuam no mesmo ramo da sua empresa e busca a união das duas;
- Financeiro — Geralmente são fundos que buscam oportunidades de investimento visando o retorno monetário.
Por isso, para ter mais chances de sucesso nas negociações é importante que a empresa esteja em boa forma contábil e legal. Garanta que a análise esteja em dia, corrija o que estiver errado e tenha certeza que conhece todos os processos e produtos que oferece em seu empreendimento.
Quais as vantagens do Sell-Side Due Diligence?
O processo de due diligence para quem busca comprador ou investidor traz alguns benefícios. Já vimos que ela oferece uma visão mais transparente da empresa, permite identificar pontos de melhorias e define o valuation. Porém, existem outras vantagens.
Uma delas é identificar os ajustes que podem ser feitos e que terão impacto direto no “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, conhecido como Lajida. Esse indicador é usado para mostrar qual o potencial de geração de caixa em uma empresa sem considerar investimentos recebidos, empréstimos e impostos.
Com as informações que são geradas, é possível minimizar possíveis surpresas. Esses momentos vão acontecer durante o processo e o empresário precisa estar pronto para conseguir resolver esses pequenos incidentes. O aconselhável é colocar os fatos em ordem, definir as prioridades, montar um plano e executar.
Outras vantagens dessa prática é saber como a sua empresa é vista pelo mercado, fazer uma projeção para os próximos anos do negócio, conhecer a concorrência mais de perto e desenvolver uma contabilidade mais estratégica que permitir um planejamento financeiro para curto, médio e longo prazo.
Como ele otimiza os resultados da empresa e das vendas?
Nem todos os gestores sabem que o processo de Sell-Side Due Diligence não é feito apenas para buscar investimentos ou compradores. O acompanhamento constante deste relatório também é uma das formas utilizadas para impulsionar as vendas.
Quando o gestor conhece como o mercado enxerga o empreendimento dele, pode desenvolver estratégias para impulsionar as vendas e desenvolver estratégias comerciais para conquistar novos clientes. As falhas e gargalos da produção são corrigidos e os contratos com fornecedores são revistos. A tendência é que os resultados da empresa sejam mais efetivos.
O maior beneficiado das mudanças que vão ocorrer é o consumidor final, que terá um serviço ou produto de maior qualidade e com preço mais justo. Assim a empresa aumenta a rentabilidade do negócio e se posiciona a frente da concorrência
Por que contar com uma empresa para isso?
Contar com uma empresa de serviços contábeis para ajudar o seu negócio a identificar todos os pontos que falamos ao longo do texto, é a melhor maneira para manter os dados sempre atualizados e encontrar pontos de melhoria em várias áreas.
Uma dessas empresas, a IRKO, oferece um levantamento dos últimos 5 anos, tanto da parte fiscal quanto trabalhista. De uma maneira geral, é o período em que o empresário consegue saber o real impacto dos problemas que ele está enfrentando nos dois segmentos.
É possível fazer também o flash due diligence. Essa revisão que leva em consideração os últimos 12 meses. Uma opção para quem ainda não tem condição de fazer um investimento maior. Então podemos encontrar um relatório mais completo e outro resumido, mas ambos efetivos e objetivos.
Se o empresário deseja saber qual a necessidade do seu negócio, ele faz um flash e, caso encontre algo, pode solicitar um levantamento mais completo e planejar ações para solucionar o problema. Fazer o processo de sell-side alavanca a qualidade das informações de uma empresa, que podem ser usadas tanto para aumentar a lucratividade quanto para captar investidores ou compradores.
Além de encontrar pontos de risco que podem ter passados despercebidos por algum gestor. Uma empresa desse porte e com mais de 60 anos de experiência, oferece outras soluções que vão complementar os relatórios de due diligences.
Ao contar com uma empresa especializada em serviços contábeis, como a IRKO, o empresário tem acesso a relatórios de qualidade, transparentes e capazes de ajudá-lo a tomar as melhores decisões para melhorar a saúde da sua empresa.
Gostou e quer saber um pouco mais sobre como o Sell-Side Due Diligence pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas? Entre em contato conosco, converse com um de nossos consultores e descubra como aplicar esse processo na sua empresa.