Você sabe o que é saúde financeira de uma empresa? Como está a saúde financeira da sua empresa? O que pode ser feito para analisá-la e até mesmo garanti-la? Quais tecnologias podem ser utilizadas para essa finalidade?

Pensando na relevância do tema, criamos este artigo para ajudar você a diagnosticar a saúde financeira do seu negócio. Ao longo do texto, também mostraremos por quais razões ela é importante e o que pode ser feito para melhorá-la.

Boa leitura!

Descubra a importância da saúde financeira empresarial

Antes de tudo, é válido considerar que a ideia de saúde financeira pode ser definida de várias maneiras, pois se trata de um conceito razoavelmente amplo. Ainda assim, em termos resumidos, ela representa a capacidade de a empresa gerar caixa – por meio de uma operação lucrativa, afim de honrar seus compromissos financeiros de curto e longo prazos com terceiros e sócios.

Por isso ela é vista por gestores e diretores financeiros como determinante para a continuidade de um negócio. Há, inclusive, quem diga que contra caixa não há argumentos. Portanto, se o fluxo de caixa de uma organização está comprometido, é fundamental contornar essa complicação antes de tomar outras decisões estratégicas.

Fato é que uma empresa precisa alcançar determinados patamares para atingir a condição de financeiramente saudável. Alguns deles, aliás, passam por controles financeiros robustos, que incluem:

  • fluxo de caixa, vendas e monitoramento de recebíveis, obrigações a pagar e estoques;
  • formação adequada de preço;
  • análises de lucratividade;
  • seletividade de clientes;
  • planejamento orçamentário e tributário;
  • gestão de risco e compliance;
  • contabilidade efetiva.

O Brasil é um dos países com maior número de empreendedores do mundo, mas também é um dos recordistas em fracasso das empresas. Segundo dados do IBGE, divulgados em 2017 na pesquisa Demografia das Empresas, de cada dez negócios abertos, seis fecham antes de completar cinco anos de existência, e isto ocorre basicamente pela fragilidade da saúde financeira dessas empresas.

Além disso, fazer um bom monitoramento do nível de sucesso da empresa com a análise de índices financeiros é uma prática muito importante. A partir dela, é possível não só diagnosticar uma série de problemas, mas também encontrar os melhores caminhos para resolvê-los.

Existem também outros elementos que ajudam a identificar se a sua empresa está no rumo certo para ter finanças equilibradas. Confira, no próximo tópico alguns desses indicativos e entenda como analisar a saúde financeira do seu negócio.

Saiba como analisar sua saúde financeira empresarial

Para fazer essa análise e obter resultados que realmente auxiliam a compreender a situação da empresa, recorra à mensuração de alguns índices específicos.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes, mais conhecido como CAC, é uma métrica valiosa. Afinal, com ela há como mensurar o quanto a organização gasta para adquirir e, posteriormente, manter clientes. Como se não bastasse, ela também auxilia a estimar se seus produtos e/ou serviços atendem às necessidades de quem resolve contar com seu negócio.

Constância de despesas

Um levantamento preciso de todas as despesas organizacionais é necessário para lidar melhor com imprevistos e gastos que não constavam no planejamento. Caso haja uma incidência muito alta de dispêndios que não estavam previstos, é hora de ajustar algo.

Margem operacional

Esse indicativo mostra qual é a real margem de lucratividade da empresa, já que mensura se houve rentabilidade nas transações financeiras em um determinado período de tempo. Para isso, ele leva em consideração o capital investido, os ativos e o nível de vendas realizadas em um intervalo de tempo.

Liquidez corrente

A liquidez corrente compreende as previsões de recebimentos da empresa em relação às contas a pagar. Também pode ser interpretada como uma contraposição entre custos fixos e receitas futuras ou, ainda, uma relação entre os valores que entrarão e os que sairão.

Ele é importante, entre outros motivos, por conferir previsibilidade a respeito de eventuais furos no orçamento. Assim, é viável agir preventivamente e evitá-los.

Nível de satisfação do cliente

Para muitos, essa é a métrica mais relevante sobre as finanças de um empreendimento. Em suma, ela se baseia na satisfação dos consumidores para projetar o futuro da organização.

Isso porque, quanto mais satisfeitos eles estiverem, maior é a probabilidade de indicarem a sua empresa para outras pessoas ou voltarem a fazer negócio com você — o que seria ótimo, concorda?

Disponibilidade de crédito para capital de giro

Contas atrasadas e clientes inadimplentes podem ser obstáculos na vida de qualquer gestor. Nesse sentido, a cobertura de juros mostra a capacidade da empresa de adquirir capital para cobrir juros contratuais sem comprometer a geração de caixa.

Essa também é uma ótima ferramenta para identificar se os juros estão causando prejuízos ao caixa da empresa e definir estratégias para a recuperação de crédito.

Entenda como garantir a saúde financeira empresarial

A consultoria ou o outsourcing contábil podem ser um apoio essencial para garantir a saúde financeira de uma empresa e, por consequência, facilitar o processo de crescimento organizacional.

Dentro desse contexto, uma das grandes vantagens trazidas por uma consultoria contábil para a análise financeira é a experiência dos consultores com outros trabalhos do gênero, proporcionando um benchmark único — o que é difícil de construir do zero.

Dentro desse contexto, uma das grandes vantagens trazidas por uma consultoria para a análise financeira é a experiência dos consultores com outros trabalhos e situações similares, proporcionando um benchmark único – o que é difícil de construir do zero.

Outros temas, que poderiam nem estar no radar do gestor da empresa, podem surgir a partir de trabalhos conduzidos por consultores, como identificação de fragilidades nos controles internos, dados financeiros e contábeis incorretos e assim por diante. Vale ressaltar que a contratação de consultores pode gerar uma enorme oportunidade de melhoria em diversos âmbitos.

Nesse cenário, a IRKO, que está no mercado há mais de 60 anos, oferece suporte em inúmeras áreas de negócio, promovendo apoio por meio das seguintes atividades:

  • outsourcing contábil, fiscal, de folha de pagamento e tesouraria em software próprio ou de mercado;
  • consultorias em controles internos/processos;
  • revisões tributárias;
  • auditoria contábil;
  • opiniões contábeis;
  • serviços paralegais;
  • laudos contábeis e de alocação de preço de compra de negócios (PPA – Purchase Price Allocation);
  • due diligences.

A IRKO é uma empresa multidisciplinar, cuja liderança é formada por profissionais qualificados, capazes de enxergar clientes e processos como seus principais ativos. Os serviços acoplam tecnologia em alta escala, incluindo sistemas contábil, fiscal e de folha de pagamento próprios que vêm sendo desenvolvidos desde a década de 1990. Além de:

  • buscadores de arquivos xml;
  • ferramentas de workflow de informações/aprovações;
  • acesso remoto de dados contábeis e financeiros;
  • aplicativo com índices financeiros, gráficos de desempenho e informações relevantes para apoiar a análise de performance (em breve).

Enfim, a saúde financeira empresarial precisa de um acompanhamento constante. Dessa forma, o negócio se desenvolverá de acordo com os planejamentos traçados por você e sua equipe.

Conte com a experiência da IRKO para o desenvolvimento da sua empresa. Entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você e o seu negócio!