Planejamento Financeiro

2 minutos para ler

O Planejamento Financeiro tem por finalidade indicar a situação econômica geral da empresa e demonstrar as Receitas e Despesas. Esta ferramenta é essencial para que a empresa não tenha gastos superiores aos seus ganhos.

Organizar um método de registro das contas a pagar e das contas a receber na empresa é muito importante para se ter pleno controle do seu capital e poder analisar a sua saúde financeira. Mas não basta registrar: é preciso monitorar cada lançamento para perceber como as finanças estão caminhando.

Através de um Fluxo de Caixa, é possível controlar seus gastos e receitas. Assim, a empresa consegue ter uma visibilidade dos valores gastos por período. Com esta estrutura é possível fazer projeções das entradas e saídas de recursos da empresa com muito mais precisão, além de entender como as finanças vêm progredindo com o passar dos meses.

Powered by Rock Convert

Diminuir ou extinguir de vez os gastos desnecessários ou pouco úteis é uma iniciativa que poderá render ótimos benefícios no futuro. Ainda que algumas coisas possam parecer essenciais, sempre é possível reduzir gastos ao fazer o planejamento financeiro.

Qualquer negócio — seja ele de grande, médio ou pequeno porte — precisa fundamentalmente ter um planejamento financeiro completo e realista, para que possa crescer de modo saudável. E, por mais importante que seja, muitos empreendedores ignoram a sua relevância. Talvez esta seja a principal causa de muitas empresas finalizarem as suas atividades nos primeiros anos de existência.

O Relatório Financeiro Mensal e o Relatório de Vendas Mensal são bastante eficazes nesta tarefa. Desta forma, a auto consultoria pode ser a chave para a otimização dos processos de uma empresa. Afinal, trata-se de um recurso para que se compreenda melhor o negócio e se aprenda a alinhar as ações corretas em função das metas estabelecidas.

Regina Farias – Finance

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário