PTAX: o que é, qual a importância e como é calculada

Compartilhe

As empresas que realizam transações internacionais estão acostumadas a negociar em dólar. Embora os conceitos do dólar turismo e comercial já sejam conhecidos, também é necessário entender a PTAX. Trata-se de uma taxa de referência calculada pelo Banco Central para nortear a conversão de moedas estrangeiras em reais (e vice-versa).

Quer saber mais sobre como essa taxa está presente e por que ela é importante no dia a dia da sua empresa? Siga com a gente!

O que é a taxa PTAX

A PTAX é uma taxa média de câmbio calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central. Ela é baseada na média ponderada das taxas de câmbio negociadas pelas instituições credenciadas no país. Pode ser calculada para diversas moedas estrangeiras, como dólar, euro e libra, sendo referência na conversão dessas moedas em reais e vice-versa. Assim, é utilizada em diversas transações, como investimentos financeiros, compras internacionais e operações de importação e exportação.

O objetivo da apuração da taxa pela autoridade monetária é garantir transparência e estabilidade nas transações cambiais do país. Portanto, se trata de um indicador importante da economia brasileira que oscila de acordo com a oferta e a demanda, o chamado câmbio flutuante. Ou seja: assim como as cotações turismo e comercial, varia conforme o cenário político-econômico.

Qual é a importância da PTAX

Essa taxa de referência afeta diretamente o valor das diferentes operações cambiais. Na prática, empresas privadas e instituições financeiras utilizam a PTAX para a precificação de produtos, serviços e contratos internacionais, como importações, exportações, empréstimos e investimentos estrangeiros.

Ainda falando sobre comércio exterior, o índice também afeta a balança comercial, uma vez que variações significativas afetam o custo para importar e exportar produtos, impactando o desempenho das transações com outros países.

Um exemplo prático é quando a taxa PTAX está mais alta, elevando o custo para empresas que importam insumos ou produtos prontos. Consequentemente, o preço para o consumidor final pode ser maior, tornando a companhia menos competitiva no mercado nacional e internacional.

Para pessoas físicas, os principais impactos estão nas compras no exterior com o cartão de crédito – o valor é convertido em reais com base na PTAX no dia do fechamento da fatura –, na compra ou venda de moedas estrangeiras e em viagens – além de interferir no volume de gastos durante o passeio, a taxa interfere no preço de passagens aéreas.

PTAX como ferramenta do Banco Central

A PTAX não é apenas importante para empresas e pessoas físicas, mas também é uma ferramenta valiosa para o Banco Central. Isso porque a padronização da taxa de referência promove transparência nas transações cambiais, garantindo que as cotações sejam justas e iguais para todos os participantes do mercado.

Além disso, a autoridade monetária pode utilizar a PTAX como uma ferramenta para intervir no mercado cambial caso seja necessário conter oscilações abruptas ou desequilíbrios na taxa de câmbio.

Como a taxa PTAX é calculada

Conforme mencionado, a taxa PTAX é calculada diariamente pelo Banco Central, que divulga os resultados em seu site. O cálculo é uma média ponderada das taxas de câmbio negociadas pelas instituições credenciadas. Os valores são coletados quatro vezes ao longo do dia.

Existem a PTAX de compra, que é o valor pago pelas instituições financeiras pela moeda estrangeira, e a PTAX de venda, que é aplicada a quem faz um saque ou compras no cartão de crédito, incluindo, por exemplo, pessoas que compram dólar no Brasil para viajar e gastá-la em outro país.

Diferenças entre dólar comercial, turismo e PTAX

As diferenças entre dólar comercial, turismo e PTAX são fundamentais para entender como as cotações de moeda estrangeira funcionam no Brasil. Cada uma dessas taxas é utilizada para finalidades específicas e pode apresentar valores distintos no mesmo dia. Porém, vale destacar que cada empresa e instituição financeira é livre para escolher a taxa que deseja praticar em suas negociações.

Confira as diferenças:

  • Dólar Comercial

Essa cotação é determinada pelo mercado de câmbio, sendo influenciada pela oferta e demanda da moeda estrangeira, além de outros fatores econômicos e políticos. Por ser aplicado em operações comerciais de grande volume, como importações e exportações, o dólar comercial costuma apresentar uma taxa similar à PTAX.

  • Dólar Turismo

O dólar turismo é usado em operações de compra e venda de moeda estrangeira para turismo. Diferentemente do dólar comercial, essa taxa inclui uma margem de lucro para as instituições financeiras, como bancos e casas de câmbio. Essa margem é aplicada para cobrir custos operacionais e riscos associados à compra e venda de moeda estrangeira em menor volume e com maior agilidade. Portanto, a cotação normalmente é mais alta do que o dólar comercial.

  • Taxa PTAX, comumente chamada de Dólar PTAX

A taxa PTAX serve como uma referência para diversas operações financeiras, incluindo balanços de empresas com operações internacionais e contratos financeiros. Ela é baseada nas cotações do dólar praticadas pelas instituições financeiras ao longo do dia.

Ficou com dúvidas sobre como a taxa PTAX interfere nas negociações e nos investimentos da sua empresa? A IRKO pode te ajudar! Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.

Sobre a IRKO

Com 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.

Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.