Análise de Balanços

Compartilhe

Olá, seja bem-vindo a IRKO. Meu nome é Eufrasio e queria falar sobre análise de balanços.

Bem, do que ser trata, o que é? Trata-se duma técnica para conhecer o teu Patrimônio.
E serve para que? Serve para informar a situação dos aspectos econômicos e financeiros do teu Patrimônio.
Qual a finalidade disto? Propiciar Você a tomar assertivamente as melhores decisões.

Para isso precisamos: conhecer Diferenças e Relações

Comecemos pelas Diferenças

Além do aspecto econômico que envolve o rendimento do capital visto pela DRE (demonstração de resultados), e do aspecto financeiro que consiste em saber da capacidade de solvência pelo Balanço Patrimonial a análise de balanços requer que saibamos a Diferença entre o que é monetário ou não.
Vejamos… em um balanço patrimonial podemos encontrar:
– Ativos e Passivos monetários, que são os realizáveis ou exigíveis em moedas, quer nacional ou estrangeira como caixa ou disponível e contas a pagar; e também
– Ativos e Passivos não-monetários que por sua vez são realizáveis ou exigíveis não fixos em moedas e que podem variar a depender do tempo e conjunturas de mercado como imobilizado e receitas a diferir.

Ademais como diferença elementar devemos focar a distinção entre as Fontes e as Aplicações do Patrimônio sobre as Fontes do Patrimônio devemos olhar pro Passivo – quer próprio (o patrimônio líquido não exigível) ou de terceiros (o passivo exigível); e se queremos encontrar as Aplicações ou Empregos do Patrimônio miremos para o Ativo.

Vejamos agora as Relações

Aqui procuramos não as Diferenças, mas as Relações mediante Razões ou Proporções matemáticas dos seguintes tipos de indicadores:

  1. Indicadores Quocientes são os produtos de divisão de números via um Numerador e um Denominador

 Os Quocientes mais uteis em Análise de Balanços são aqueles que nos permitem informações sobre:

  • Estruturas de Capitais: entre esses indicadores provemos (i) a Participação de Capitais de Terceiros; (ii) a Composição de Endividamento; (iii) a Imobilização do Patrimônio Líquido; e (iv) a Imobilização dos Recursos Não Correntes.
  • Liquidez ou Solvência: com esses tipos de índices encontramos (i) a Liquidez Geral; (ii) a Liquidez Corrente; (iii) a Liquidez Seca; e (iv) a Liquidez Imediata.
  • Rentabilidade: com esses quocientes temos: (i) o Giro do Ativo; (ii) a Margem Líquida; (iii) a Rentabilidade do Ativo; e (iv) a Rentabilidade do Patrimônio Líquido.
  1. Indicadores Coeficientes são os que evidenciam a percentagem de participação de uma conta no total de outra comparada no mesmo período: esta comparação é chamada de Análise Vertical.
  2. Indicadores Índices são os que mostram a percentagem de participação de uma conta comparativamente a vários períodos dados: esta comparação percentual ou estatística é geralmente conhecida como Análise Horizontal.

Nosso tempo é exíguo para que possamos exemplificar cada um desses operadores de análise.

O importante a saber é que para que esses Indicadores possam ser confiáveis e reflitam a tua realidade patrimonial, a contabilidade deve ser precisa, ou seja, as classificações correspondam material e essencialmente ao que elas representam.

Para saber mais e servir-se desses instrumentos a IRKO dispõe de profissionais capacitados a ajudar Você a encontrar as informações imprescindíveis para uma melhor gestão de teu Patrimônio.

Entre em contato conosco, será uma honra.

Queira nos acompanhar também pelo nosso blog ou o canal oficial no Youtube, o Irkoconnection.

Até a próxima!!!

Compartilhe

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.