Problemas com a administração pública? Veja como uma consultoria paralegal pode ajudar

Compartilhe

Contar com serviços paralegais pode ajudar sua empresa a otimizar alguns processos e questões como licitações públicas ou privadas, formalização dos atos constitutivos, deliberativos, alteradores ou processos de fechamento.

A medida que a sua companhia cresce, mais questões burocráticas surgem e a necessidade de contar com uma equipe qualificada e com experiência se torna o diferencial para não estagnar. Porém, aumentar o pessoal, investir em equipamentos e espaço físico pode sair mais caro que uma consultoria.

E aí surge o consultor paralegal, responsável por ajudar a resolver qualquer tipo de burocracia para um advogado. Com esse serviço, o empresário terá um maior controle da regularidade da sua situação fiscal e cadastral dos seus clientes junto as autarquias, agências reguladoras e órgãos públicos.

Quer saber um pouco mais sobre como essa consultoria vai ajudar o seu negócio a resolver os problemas com a administração pública? Acompanhe a leitura com a gente!

O que são serviços paralegais?

Basicamente, o profissional paralegal é responsável por toda a mediação entre a empresa e os órgãos governamentais com relação a parte burocrática. Ele trata das documentações necessárias para a abertura ou encerramento de uma companhia, comunica as alterações que ocorrem ao longo da vida do negócio e que devem ser reportadas aos órgãos públicos.

Por isso, os consultores possuem conhecimento do setor jurídico, pois atuam diretamente na área do direito que é incumbido de solucionar problemas sem recorrer ao judiciário brasileiro. Ou seja, ele estuda os processos, compreende os prazos judiciais, faz os serviços burocráticos e os registros na Junta Comercial, órgãos públicos etc.

Além disso, para fazer a manutenção e manter a regularidade de um negócio, o paralegal também tem um amplo conhecimento na área tributária. Ele que será encarregado de cuidar da verificação da regularidade fiscal, certidões da companhia junto às prefeituras, cartórios, as secretarias da Fazenda e Receita Federal.

Ao se deparar com a situação de uma empresa que está devendo tributos, o profissional tem que conseguir apurar essa cobrança, como ocorre a tributação para que possa, dentro das necessidades específicas da empresas e as oportunidades ofertadas pelos órgãos públicos verificar qual a melhor solução aplicável. Desta forma as duas áreas são bastante importantes para o bom desenvolvimento do trabalho.

Então, será a responsabilidade do paralegal enviar as informações, formulários e a documentação da maneira mais correta possível para que não exista nenhum entrave, atraso no início das operações ou interrupções nos trabalhos da empresa.

Como os serviços paralegais podem ajudar a empresa?

O Brasil é um dos países mais burocráticos para abrir um empreendimento, como comprova um levantamento do Banco Mundial. Segundo a pesquisa, o empresário brasileiro gasta em média 1.958 horas por ano para cumprir as regras do Fisco. Ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), uma empresa precisa seguir aproximadamente 3.790 normas.

Diante de tantas obrigações, ter um profissional com o conhecimento do paralegal é importante para manter o empreendimento atualizado de acordo com as diretrizes do país. O especialista também será capaz de informar aproximadamente o tempo que o empresário vai demorar para abrir o seu negócio, ou realizar determinada alteração cadastral no ponto de vista documental, possibilitando ao empresário um melhor e mais eficiente planejamento de sua atividade.

Por exemplo, algumas companhias participam de licitações públicas e o governo exige diversas certidões e certificados regularizados. Então, ao contratar uma consultoria, como a oferecida pela IRKO, todo esse monitoramento da saúde da empresa, como as situações previdenciárias, comerciais e tributárias da organização, serão feitas.

Se não existir esse acompanhamento contínuo, quando acontecer a abertura do processo, pode ser que o empresário não tenha tempo para obter essa certidão antes do prazo. Por isso é tão importante fazer o monitoramento contínuo da empresa para que sempre esteja apta para participar das licitações ou negociações.

Qual a importância de uma consultoria paralegal?

Com o alto número de processos para a abertura e manutenção de uma empresa, fazer esse acompanhamento pode ser o diferencial para se manter competitivo e vivo no mercado. O mesmo estudo do Banco Mundial apontou que o Brasil é o 125º em um ranking sobre ambientes de negócios com 190 países.

A importância do paralegal aumenta quando observamos o relatório do Sebrae Sobrevivência das Empresas no Brasil, em que os entrevistados apontam a burocracia e os impostos como dificultadores para manter um empreendimento vivo.

Esse profissional, além auxiliar o advogado com a elaboração de conclusões e pareceres para deixar uma empresa com seus deveres judiciais em dia, também vai atuar em procedimentos administrativos para ajudar os serviços financeiros, dando mais controle para regularizar a situação fiscal e cadastral dos seus clientes.

O que considerar para contratar uma consultoria?

Um dos principais pontos para contratar uma consultoria é o tempo de experiência que essa empresa tem no mercado, os constantes treinamentos que ela oferece para manter seus profissionais atualizados e o atendimento para qualquer tipo de negócio.

Não procure por consultorias com poucos funcionários, um dos grandes problemas é a sobrecarga de trabalho que acaba remanejando os serviços para outras pessoas que não tem conhecimento da área, por isso faça uma boa pesquisa.

A IRKO é considerada uma das referências do país e que está a mais de 60 anos prestando serviços contábeis e com profissionais capacitados e qualificados. Conta atualmente com dois escritórios próprios — São Paulo e Rio de Janeiro — e parceiros espalhados pelo Brasil com paralegais exclusivos para o seu negócio.

Todo esse trabalho é importante não apenas para participação de licitações públicas, mas devido a crescente busca por cumprimento de regras de compliance, empresas do setor privado tem aumentado a exigência feita a seus fornecedores no que tange a comprovação de regularidade fiscal e cadastral, ainda que tal exigência ainda seja um pouco mais branda do que a exigência que é feita em processos licitatórios. Aos poucos, essas comprovações vão se tornando fundamentais para fechar novos negócios.

Ter um especialista que conheça os trâmites legais, os prazos e que atue de forma diligente para que a instituição consiga cumprir os planos estabelecidos é fundamental para o seu sucesso.

A terceirização com escritório de contabilidade pode oferecer benefícios para a empresa pelo seu custo e a possibilidade de ter uma mão de obra qualificada, talentosa, eficiente e capaz de trabalhar em tarefas mais específicas.

Gostou é que conhecer um pouco mais sobre os serviços paralegais e as aplicações no seu negócio? Conheça a nossa consultoria tributária e fiscal, nós podemos ajudar você!

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.