A legislação tributária no Brasil é bastante complexa. Isso porque há um grande volume de normas que são alteradas constantemente e nem sempre chegam ao conhecimento do público geral. Ademais, a carga tributária do país é elevada. Segundo estudos, ela pode representar, em média, de 30% a 40% do faturamento de uma empresa.
Neste cenário, o planejamento tributário é uma importante ferramenta para uma gestão empresarial eficaz, já que pode levar à economia com tributos, reduzindo os custos dos negócios. Assim, a organização se torna mais competitiva e segura.
Quer saber mais sobre o que é e como fazer o planejamento tributário? Continue lendo!
O que é planejamento tributário
O planejamento tributário é um conjunto de estratégias cujo objetivo é reduzir a carga tributária final de uma companhia. Trata-se de uma ferramenta de gestão financeira importante para qualquer empresa, independentemente do porte ou ramo de atividade.
Todo o plano é realizado seguindo as leis e normas tributárias vigentes, sem qualquer tipo de sonegação ou evasão fiscal. Por isso, o ideal é que seja elaborado por profissional qualificado que esteja atualizado sobre as mudanças na legislação tributária e conheça as regras específicas do setor de atuação.
Entre as vantagens de um bom planejamento tributário estão a redução de custos, menor exposição a contingências e questionamentos das autoridades fiscais, elaboração do orçamento anual com mais precisão, maior prazo de pagamento dos tributos, possibilidade de adesão a incentivos fiscais ou, até mesmo, afastamento do fato gerador dos impostos.
Como montar um planejamento tributário
A recomendação é que todos os negócios iniciem o planejamento tributário antes mesmo de iniciar suas atividades. Portanto, o primeiro passo para um plano eficaz é definir o melhor regime tributário – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real – para cada caso, lembrando que o porte e o ramo de atividade da empresa devem guiar essa decisão.
É preciso também conhecer o cenário econômico e operacional da empresa, levando-se em consideração dados como: faturamento, margem de lucro, custos e despesas, além de informações sobre estratégias logísticas e estrutura societária. A partir disso, é possível traçar objetivos e elaborar um plano tributário.
Planejamento tributário na prática
O planejamento tributário pode ser feito de diversas maneiras, a depender dos objetivos de cada organização. Em uma instituição cuja meta é reduzir a carga tributária, por exemplo, alguns processos podem ser adotados:
- Identificação de incentivos fiscais para reduzir a alíquota ou base de cálculo do imposto;
- Aproveitamento de créditos tributários na escrita fiscal; e/ou
- Avaliação do regime tributário mais vantajoso.
O ideal é que o plano seja atualizado ao fim de cada exercício fiscal, alinhando as expectativas e exigências de acordo com o cenário econômico e a realidade da companhia. Isso permite uma gestão fiscal mais eficiente, além de facilitar a alocação de recursos durante o próximo período.
Vale lembrar que o planejamento tributário é um dos quesitos analisados quando a empresa passa por alguma auditoria, seja interna ou externa. Então, um plano consistente é vital e faz parte da rotina de grandes companhias, sobretudo aquelas com capital aberto.
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Sobre a IRKO
Com 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.
Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.
Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.
As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.