Gestão financeira empresarial de grandes organizações: entenda as especificidades

6 minutos para ler

Em períodos de diminuição de vendas nas empresas, muitos gestores passam por grandes dificuldades, riscos de atrasos salariais e problemas administrativos. Uma das formas de garantir com que seu negócio tenha sempre um controle financeiro adequado é estando atento à gestão financeira empresarial.

Várias estratégias são utilizadas para gerir de forma eficiente o setor financeiro e, neste artigo, preparamos as melhores para você. Continue a leitura aqui no blog para entender de uma vez por todas como funciona a gestão financeira empresarial de grandes organizações e suas especificações!

Entenda o que é gestão financeira empresarial

A gestão financeira empresarial é uma estratégia usada por grandes gestores e administradores das maiores empresas do mundo. O objetivo da gestão financeira implica em garantir o pagamento e recebimento das contas sempre em dia, o fechamento de caixa no fim do mês e todos os gastos e lucros obtidos em determinado período.

Trata-se de um controle e planejamento das finanças da empresa para assegurar o bom andamento do negócio. Para chegar ao seu objetivo, ela faz uso de alguns processos e ferramentas padronizadas que visam aumentar os resultados financeiros a cada mês.

Saiba a importância da gestão financeira na sua empresa

Todo tipo de controle de setores dentro da empresa é importante — e fazer isso com determinadas estratégias e planejamentos eficazes torna-se fundamental para exponenciar os rendimentos.

A gestão financeira empresarial auxilia na coleta de informações, planejamento de finanças da empresa, definição de metas de resultados, análise e acompanhamento de resultados.

Aprenda quais são as funções da gestão empresarial

São várias as funções que proporcionam uma boa gestão financeira para sua empresa. Alguns passos devem ser seguidos a fim de compor o processo e aproveitar todas as vantagens do controle financeiro do negócio. Vamos a eles?

Faça o controle do fluxo de caixa da sua empresa

O fluxo de caixa é um dos processos mais importantes no setor financeiro da empresa, pois precisa-se do total controle de todas as entradas e saídas de recursos. E quando falamos de “todas”, nos referimos a todo e qualquer valor — até os que achamos dispensáveis de contabilização.

Com o controle monetário do fluxo de caixa, você consegue acompanhar e analisar as despesas em totalidade, investimentos e o que deu certo e errado na sua empresa. Você também pode visualizar uma estimativa total de lucros, custos e quais são as demandas de valor para manter sua empresa funcionando diariamente.

Após ter em mãos essas informações para monitoramento, você pode tomar decisões estratégicas, estabelecer metas e outros processos que só são possíveis após a análise do fluxo de caixa.

Controle todas as contas a pagar e a receber

Os tributos a pagar e receber são, basicamente, os compromissos financeiros que a empresa deve cumprir todo mês. Nem precisamos frisar que esse assunto é um dos mais importantes para o setor financeiro, não é?

Seja com uma planilha ou com um software especializado, você precisa ter um certo domínio das contas que circulam em sua empresa. Do contrário, pode haver atraso de pagamentos ou outros problemas indesejáveis. Além disso, com o controle total das despesas e contas a receber, torna-se possível criar um planejamento financeiro para o mês.

Powered by Rock Convert

Suponhamos que você queira investir em um novo projeto: isso só será viável se todas as contas estiverem pagas e os recebimentos dos seus clientes efetuados.

Elabore a contabilidade da sua empresa

A função da contabilidade é acompanhar e assegurar um eficiente desempenho econômico da empresa. As funções da contabilidade e gestão do fluxo de caixa podem parecer iguais, mas, na verdade, têm atuações um pouco diferentes.

A contabilidade se responsabiliza quanto à competência, os passivos e ativos da empresa — isso deve ser registrado em balanço anualmente. Por isso, faz-se necessário que a contabilidade seja feita da melhor maneira possível, garantindo o balanço exato do negócio.

Realize todo o planejamento tributário

O Brasil é um dos países que mais cobra impostos dos empresários no mundo. Para arcar com todos esses compromissos, é preciso fazer um planejamento tributário eficiente.

Além de garantir que tudo seja pago dentro dos trâmites da lei, você ainda pode reduzir encargos tributários junto à empresa. A ação demanda um estudo de caso, planejamento e muita negociação. Porém, mesmo sendo um processo difícil, ele se torna possível por meio da gestão financeira.

Analise as possibilidades de investimentos

Para uma grande empresa, a etapa de investimentos é essencial. Trata-se do momento de acompanhar e analisar os retornos que o negócio obteve de seus investimentos, considerando também quais são as possibilidades de novos no futuro e quais os valores para suas realizações.

Ter controle sobre eles é relevante, pois, apesar de serem um caminho incerto, os investimentos podem se tornar uma ótima forma de capitalizar a empresa — desde que realizados de maneira eficiente.

Invista na capacitação dos colaboradores do setor financeiro

Educar e treinar um setor financeiro do zero não é uma tarefa nada fácil. Precisa-se analisar as qualidades de um bom gestor financeiro e buscar a combinação perfeita de funcionário com o cargo destinado a ele.

É importante levar em conta vários fatores na hora de estruturar um setor financeiro que fornece grandes resultados para sua empresa. Uma das principais aptidões que se deve prezar está na capacidade em fazer uma gestão financeira de qualidade, utilizar ferramentas adequadas e realizar todos os processos citados neste artigo.

Se o candidato à vaga do financeiro souber desses assuntos, ele, com certeza, vai executar uma excelente gestão do seu setor financeiro. Juntos, sua empresa e o departamento conseguirão alcançar diversos resultados e bater todas as metas propostas.

A gestão financeira empresarial trata-se de um processo mais do que necessário em uma grande empresa. Ela traz muitas vantagens, e sua implementação não carrega grandes complexidades. Vale a pena investir no treinamento do seu time financeiro para que a gestão profissional se torne um processo corriqueiro no negócio.

O conteúdo acima foi útil a você? Se deseja ter acesso a mais artigos como esse, assine nossa newsletter e receba-os diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário