Entenda como realizar o outsourcing contábil com segurança

7 minutos para ler

Toda empresa que deseja atuar de maneira organizada e competitiva depende de uma boa escrituração contábil. Ter controle sobre as finanças, tributos e recursos humanos, muito mais do que apenas atender às exigências legais, é uma forma de estruturar o negócio, mantendo-o em regularidade e com performance visível aos olhos dos gestores.

A grande questão é que, em razão de seu caráter técnico e burocrático, a gestão contábil acaba tomando muito tempo e drenando esforços das equipes internas da empresa, ao passo que nem sempre os resultados esperados são alcançados.

Nesse contexto, o outsourcing contábil desponta como uma das práticas mais estratégicas para garantir a eficiência dos processos dessa área, terceirizando-os a uma empresa especializada. Assim, o negócio pode focar apenas no seu core business.

Então, se deseja entender melhor sobre o outsourcing contábil e como essa prática pode beneficiar a sua empresa, continue a leitura e confira o post esclarecedor que preparamos.

Como funciona o outsourcing contábil?

De maneira objetiva, podemos entender o outsourcing contábil como uma forma de terceirizar toda as atividades relacionadas à contabilidade fiscal de uma empresa. Nesse processo, certos itens são englobados, como:

  • gestão de folhas de pagamento;
  • administração financeira;
  • gestão fiscal.

O objetivo central do outsourcing contábil é transferir a execução desses processos a uma empresa especializada, a qual detém toda a infraestrutura, o know-how e os colaboradores necessários para o seu desempenho adequado.

Em outras palavras, em vez de o negócio dedicar parte de seu pessoal e de seus recursos na manutenção de um setor voltado exclusivamente para gestão contábil, essa atividade é transferida a um terceiro especialista, que assumirá toda a responsabilidade técnica pela execução dos processos.

Qual a importância desse processo?

Como estamos falando de um dos departamentos mais importantes para o funcionamento regular de uma empresa, é fundamental que seus processos detenham um alto rigor técnico, atendendo de maneira precisa à legislação e às demandas internas do negócio.

Nesse sentido, o outsourcing atua justamente garantindo essa alta performance nas atividades contábeis. Como dito, quem assume a responsabilidade pela execução dos processos é especialista na área. Isso significa que atributos como atualização com a legislação tributária e adoção das melhores práticas de compliance não serão problema para a empresa que optar pelo outsourcing.

Contudo, a relevância dessa prática não fica restrita apenas aos pontos citados. É possível mencionar também o reforço no planejamento tributário da empresa, uma vez que se desenvolve uma avaliação mais profunda dos expedientes ficais, o que permite até a redução da carga tributária com o correto enquadramento e aproveitamento de benefícios e incentivos.

Quais as vantagens do outsourcing contábil?

Como visto, o outsourcing contábil pode ser muito importante para o sucesso geral de um negócio. Além dos pontos que já mencionamos, vale destacar ainda algumas das vantagens que comprovam todo o diferencial positivo dessa prática. A seguir, veja 4 delas.

1. Conformidade com a legislação

Mudanças na legislação são ocorrências comuns no Brasil, e são sempre acompanhadas pelo outsourcing. Essa característica é o que garante que a empresa atue da maneira mais transparente e regular possível, evitando multas e outras sanções por não atendimento à legislação ou às normas de compliance.

Nesse contexto, o outsourcing reforça o rigor no cumprimento das obrigações, sempre levando em consideração a legislação vigente, bem como as melhores práticas adotadas no mercado.

2. Otimização dos custos

Essa é uma das principais vantagens de optar pelo outsourcing contábil. A empresa que terceiriza as atividades desse setor reduz, por exemplo, a necessidade de manter equipes dedicadas exclusivamente à execução de processos fiscais, assim como espaços físicos para os profissionais do setor, o que já elimina alguns custos.

Além disso, é preciso considerar que desenvolver uma gestão contábil interna eficiente demanda profissionais qualificados, atualizações constantes e treinamentos. Assim, a depender do porte da empresa, pode ser bastante oneroso contar um time próprio.

Por outro lado, trabalhar com o apoio de um parceiro especializado, além de mais produtivo, é mais econômico, pois a empresa lança mão de todos os diferenciais mencionados a um custo fixo e mais baixo.

3. Foco no negócio

Ao terceirizar as atividades contábeis, a empresa pode concentrar todos os esforços e recursos naquilo que realmente é sua especialidade — ou seja, ela pode se dedicar ao core business.

Essa vantagem implica mudanças bastante significativas para os resultados do negócio, já que, devido à alta competitividade que marca o cenário empresarial atual, cada vez mais é preciso aprimorar a atuação, entregando produtos e serviços mais qualificados — o que é muito difícil quando o negócio não foca em atividades estratégicas.

4. Aumento da qualidade da gestão contábil

Expedientes contábeis, em regra, são muito técnicos e burocráticos, o que exige uma certa expertise no assunto para que se consiga gerenciá-los de maneira adequada.

Nesse ponto, o outsourcing também é capaz de agregar valor à empresa que opta por adotá-lo. Ao se valer de um parceiro especializado, toda a gestão se torna mais eficaz e precisa, o que significa que erros, rupturas e riscos nos processos são minimizados, garantindo total controle e performance das atividades.

Como escolher uma empresa de outsourcing contábil?

Feitas essas ponderações, é fundamental que você saiba como escolher um parceiro qualificado e que realmente possa ajudar a sua empresa a reforçar a qualidade dos processos contábeis.

Nesse ponto, é de suma relevância, por exemplo, atentar à reputação da empresa de outsourcing. Para isso, consultar outros clientes pode ser uma excelente estratégia para conhecer mais a fundo a sua imagem.

Além desse quesito, é importante avaliar o tempo de atuação do negócio, assim como o nível técnico de seus profissionais e sua infraestrutura tecnológica, já que hoje muitos dos processos fiscais e contábeis são baseados no uso de softwares e sistemas integrados — logo, tecnologia é fator primordial nessa relação.

A IRKO, empresa especializada em outsourcing e prestação de serviços personalizados, com mais de 60 anos de atuação no mercado, coloca toda a sua expertise à disposição da sua companhia. A partir de um portfólio variado de serviços, oferecemos todo o apoio especializado de que necessita para otimizar áreas como:

  • gestão contábil e fiscal;
  • folha de pagamento;
  • gestão financeira;
  • plataforma ERP.

Assim, você poderá manter a empresa sempre focada no seu negócio principal. A IRKO conta ainda com um time de aproximadamente 300 especialistas, que o acompanharão ao longo de toda a jornada oferecendo um atendimento personalizado.

Além disso, trabalhamos com base nas práticas mais modernas do mercado, garantindo total aproveitamento da tecnologia em benefício do cliente. Assim, sua empresa terá acesso ao nosso sistema para acompanhar as atividades em tempo real, verificar relatórios, e tudo de maneira simplificada — é possível utilizar até mesmo um smartphone para isso.

Por fim, se está em busca de uma alternativa viável, produtiva e vantajosa — em termos de economia e eficiência — para realizar a gestão fiscal na sua empresa, o outsourcing contábil, como vimos, reúne essas e outras vantagens.

Entre em contato conosco hoje mesmo e entenda como as soluções IRKO podem favorecer esse importante pilar que é a gestão contábil da empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário