Diferenças entre sócio quotista e sócio administrador:

2 minutos para ler

Em uma sociedade limitada temos a figura do sócio que pode ser um sócio quotista ou um sócio administrador, depende das funções que exercerá na sociedade.

Sócio: é o que compartilha algo ou faz algo em conjunto.

1- Sócio administrador: como o próprio nome indica é o responsável por desempenhar funções administrativas da empresa. Responde legalmente pela sociedade. Ele é quem conduz o dia a dia do negócio.

2- Sócio quotista: não possui qualquer envolvimento com as atividades administrativas. Esse é o sócio que por ter ajudado a compor o capital social da sociedade possui o direito, faz jus, ao recebimento de lucros na mesma, ou prejuízos dependerá do resultado.

Remuneração: Outro ponto importante quando se fala entre diferenças do sócio administrador e o sócio quotista é a forma de remuneração que os mesmos farão jus.

1- Sócio administrador: recebe o chamado Pró-Labore pelo pagamento do trabalho que desenvolve na empresa na administração do dia a dia, além da distribuição dos lucros quando a empresa possui resultado positivo.

2- Sócio quotista: é remunerado quando a empresa possui resultado positivo pelos lucros a serem distribuídos entre os sócios. Esse tipo de sócio mesmo não trabalhando no dia a dia da sociedade faz jus a retirada de lucros. Essa condição se justifica por ter ele ajudado a compor o capital social da sociedade e ter assumido o risco do empreendimento.

Normalmente a divisão dos lucros é proporcional as quotas pertencentes a cada sócio.

Lembrando, porém, que existe a possibilidade de distribuição desproporcional dos lucros se assim estiver previsto em contrato social.

A conclusão de todo essa exposição é que um contrato social bem redigido poupa os sócios de futuras questões, pois será na redação do mesmo que se estabelecerá quem será o sócio administrador, quem será o sócio quotista, qual a forma de remuneração e qual a proporcionalidade de lucros que será dividida entre os mesmos.

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário