Dicas de um contador para quem quer abrir uma empresa

4 minutos para ler

Recente estudo mostra que no Brasil leva-se em média 80 dias para se abrir uma empresa. Todos sabemos o quanto esse processo é demorado e o quanto isso custa para o país como um todo.

O chamado Custo Brasil que envolve tantas outras coisas além da burocracia e da tributação. No ranking, que lista 190 economias do mundo todo, o Brasil aparece em 123.ª na dificuldade de se abrir negócios.

A IRKO existe há mais de 60 anos e trabalha junto às empresas estrangeiras que querem entrar no Brasil, auxiliando-as via consultoria, ou mesmo num trabalho de outsourcing.

Por ter essa expertise tivemos que nos aprofundar muito nessa questão nacional, abaixo vamos dar para você um pequeno guia, com dicas de como abrir uma empresa no Brasil.

Separe as contas pessoais e empresariais

Parece que é ser chato falar isso mais uma vez, mas é muito importante que resolvemos pecar pelo excesso. Separar as contas é fundamental para o sucesso da empresa, pois quando as contas estão misturadas, fica mais difícil determinar quais foram as despesas da casa e as da empresa.

Outra importante dica que podemos dar, é evitar pagar as contas pessoais com cartão de crédito ou cheque em nome da empresa, além de bagunçar ainda mais as finanças, essa atitude pode trazer graves problemas com a legislação.

O Contador é o seu melhor amigo

O Contador é o profissional que acompanha sua empresa do nascimento até a morte, mas não é porque somos contadores em nossa maioria, mas num ambiente como o Brasil a presença de um contador além de obrigatória é essencial para o negócio. Por menor que seja uma empresa, ter o apoio de um profissional da contabilidade é muito importante para o sucesso de um negócio. Conte com os conhecimentos e dicas de bons contadores capazes de orientar os rumos do empreendimento.

No caso dos empresários que estão iniciando sua jornada no mundo dos negócios, a principal sugestão é não deixar a organização financeira em segundo plano. Vale a pena investir na contratação de um pessoa ou de uma equipe de pessoas que fiquem responsáveis pela saúde financeira da empresa.

Para evitar desencontros, é uma boa ideia manter o contador sempre atualizado sobre as contas da empresa e manter os registros contábeis sempre em dia. Essa é uma atitude simples que facilita a vida do empreendedor e do contador também. Lembre-se de sempre encaminhar quaisquer dados ou informações que o contador esteja solicitando para agilizar processos.

Defina o capital inicial

Utilizar os recursos dos bancos para o capital inicial pode ser o atestado de extinção da empresa. No início, a lucratividade pode até não ser alta o suficiente para compensar essas despesar,o que acaba gerando juros, e isso dificultará bastante do orçamento.

Ao calcular o capital inicial, leve em consideração todos os recursos essenciais para dar início às atividades, que vão desde a aquisição de mercadorias e máquinas, até mesmo gastos com a decoração da loja. Manter um capital de giro para as despesas dos primeiros meses também é uma boa forma para evitar futuras dores de cabeça.

Conheça os custos do negócio

Empreendedores, não conseguem enxergar todos as despesas que terão durante as suas atividades. Gastos como o 13º de funcionários e o FGTS devem ser levados em consideração na hora de contratar, por exemplo. Por isso, recomendamos a formação de uma reserva de contingência para que o empreendedor não seja pego desprevenido.

Outra despesa importante para se levar em consideração é a carga tributária que recairá sobre o negócio. Como dissemos no começo, o Brasil pega muito pesado nos tributos e burocracia, planejar isso antes de tudo é essencial.

Registro e tipo da empresa

É importante especificar as atividades da empresa na hora de fazer o registro, devemos ser o mais específico o possível para não termos maiores problemas. o tipo da empresa é fundamental para evitar problemas futuros, se a empresa é individual, sociedade simples ou empresária limitada, entre outras tantas denominações de tipos existentes.

Para concluir queremos deixar claro aqui que existem outras tantas coisas para se ter em mente na hora de se abrir uma empresa, aqui apresentamos apenas as dicas iniciais mas que podem lhe poupar de um retrabalho no futuro.

Posts relacionados

Deixe um comentário