A inovação é vital para o sucesso de negócios de todos os portes e segmentos. Pesquisa da consultoria McKinsey aponta que, no Brasil, empresas líderes em maturidade digital alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA (sigla em inglês para Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) até três vezes maior que as demais companhias – globalmente, os líderes digitais crescem até cinco vezes mais.
Mas, embora os empresários considerem esse aspecto importante, muitos ainda acreditam que contratar tecnologia de ponta é suficiente para a modernização de uma companhia. Ter uma empresa verdadeiramente inovadora, no entanto, vai além e depende da escolha de ferramentas adequadas, assim como da adaptação dos processos e da equipe a elas.
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Como colocar inovação em prática
A rápida digitalização exigiu que as empresas adotassem novas tecnologias para se manterem competitivas. Para escolher as ferramentas certas, o primeiro passo é identificar metas e áreas de ineficiência. A partir de então, é possível pesquisar tendências do setor e tecnologias que sejam flexíveis, escaláveis e compatíveis com os sistemas que já existem na organização.
Após mapear as soluções disponíveis, a implementação dependerá do conhecimento profundo dos processos atuais da empresa. Essa etapa deve contar com todas as partes interessadas para que seja desenvolvido um plano de transição eficiente. É imprescindível investir no treinamento de colaboradores e alinhar expectativas, além de testar as ferramentas em um ambiente controlado antes da implementação em larga escala.
Portanto, a equipe deve ser incluída no início do processo de avaliação dos novos recursos. Assim, os colaboradores podem analisar como eles funcionam na prática e seus verdadeiros impactos no dia a dia das operações. O êxito da implementação depende do investimento contínuo em capacitação e treinamentos, tais como workshops e sessões para abordar dúvidas, especificidades e particularidades das soluções mais recentes.
Desafios na implementação de medidas inovadoras
Segundo o Índice de Maturidade Digital, elaborado pela McKinsey, a disseminação de conhecimentos relacionados aos novos recursos está entre os principais desafios, mesmo entre as empresas consideradas “líderes digitais”. O estudo considerou 22 práticas, divididas em quatro áreas (estratégia, capacidade, organização e cultura), para classificar o nível de maturidade digital de 124 empresas brasileiras.
Os funcionários precisam ter materiais de apoio e tutoriais disponíveis para consulta. Além disso, é importante criar um ambiente que encoraje o diálogo e o feedback, para que qualquer pessoa se sinta à vontade para sugerir ajustes ou pedir esclarecimentos. O ideal é definir embaixadores para auxiliar os colegas durante a transição. Esse conjunto de medidas ajuda a acelerar o entendimento e melhora as chances de sucesso na implementação.
Por que adotar novas tecnologias?
Quando as tecnologias são devidamente escolhidas e executadas, melhoram a experiência do trabalhador. Isso porque elas podem simplificar atividades rotineiras ou automatizar processos que, até então, eram manuais, aumentando a eficiência e a produtividade da equipe. Assim, as pessoas têm mais tempo disponível para focar em tarefas estratégicas, como planejamento e atendimento ao cliente.
Outra vantagem é que ferramentas colaborativas e plataformas de comunicação atualizadas facilitam a cooperação entre os funcionários, promovendo mais flexibilidade e suporte a modelos de jornada híbridos ou remotos.
O investimento na digitalização pode aumentar significativamente a visibilidade da organização no ambiente digital, atraindo mais clientes, uma vez que melhora a experiência por meio da personalização do atendimento e da prestação do serviço.
Porém, os benefícios vão além: empresas inovadoras têm mais capacidade de analisar dados e tendências de mercado em tempo real, possibilitando a identificação de oportunidades importantes, aumentando a competitividade em meio a um público cada vez mais conectado e exigente.
Sobre a IRKO
Com mais de 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.
Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.
Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.
As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.