Tecnologia na contabilidade: conheça as principais ferramentas da IRKO

Compartilhe

Com 63 anos de atividades no mercado brasileiro, a IRKO é referência na prestação de serviços contábeis para empresas de todos os tamanhos e setores. Um dos motivos do sucesso desse trabalho é sua capacidade de tirar proveito do que há de melhor em tecnologia na contabilidade — algo que pode ser visto nas próprias soluções que a IRKO oferece.

Neste conteúdo, mostraremos em mais detalhes quais são essas ferramentas, como elas funcionam e quais os benefícios que trazem para sua organização. Para isso, conversamos com Flávio Bastos, Sócio Diretor da IRKO e especialista no assunto. Confira!

Irkoflow

O primeiro grande destaque vai para esse workflow que otimiza os processos de troca de documentos em todos os níveis da organização. A inteligência do sistema permite que ele seja customizado para atender às demandas específicas de cada empresa, facilitando a tramitação dos arquivos em um ambiente digital e seguro.

Flávio Bastos destaca que a ferramenta utiliza “o princípio de ambiente em nuvem, acessível por meio de qualquer browser, e com toda a segurança necessária das informações confidenciais de cada cliente”. Não é à toa que essa solução se tornou uma grande aliada de quem busca impulsionar a transformação digital na empresa.

“O Irkoflow oferece adicionalmente controle interno e aprovações das transações dentro do modelo de workflow”, complementa Flávio. Suas principais funcionalidades são:

  • Circulação automática de documentos;
  • Geração de relatórios e gráficos de apontamento;
  • Notificação por e-mail;
  • Definição de SLAs;
  • Registro automático de acessos aos documentos;
  • Flexibilidade para customização de regras;
  • Aprovação e reprovação de documentos via mobile.

A possibilidade de gerar relatórios, por exemplo, oferece informações relevantes e confiáveis para otimizar as tomadas de decisão dos gestores. Na prática, o controle da tramitação de documentos se torna significativamente maior.

XIP — XML Integrity Pack

Operando de maneira complementar ao Irkoflow, o XIP — XML Integrity Pack tem como objetivo viabilizar o monitoramento, a captura e o armazenamento de arquivos XML relacionados aos documentos fiscais. O Sócio Diretor da IRKO explica que a ferramenta faz a captura automática das Notas Fiscais de fornecedores e terceiros.

Uma das vantagens é que sua empresa passa a tomar conhecimento da emissão do documento antes mesmo da entrega da mercadoria. Logo, é possível rastrear com mais eficiência os processos logísticos, evitando até mesmo as tentativas de fraude.

O armazenamento também traz benefícios interessantes, já que centraliza os documentos em um único ambiente — facilitando, assim, a realização de auditorias e eventuais fiscalizações. Dentre as funcionalidades, podemos destacar a busca facilitada de documentos (por CNPJ ou estabelecimento, por exemplo) e a chamada “integridade SPED”, que cruza dados das notas para identificar eventuais irregularidades.

Vale destacar que todas as informações armazenadas podem ser extraídas em um arquivo XLS ou consultadas com um único clique.

KPBoard

Flávio explica que as ferramentas vão além “das atividades burocráticas exigidas pelo requerimento local brasileiro”; além das citadas anteriormente, a IRKO atua também com “soluções de controle e gerenciamento do modelo de negócios das empresas”. O melhor de tudo é que o funcionamento de ferramentas como o KPBoard é bem simples.

Grosso modo, trata-se de uma plataforma para gestão de performance contábil e financeira. Em outras palavras, o KPBoard dá aos gestores e contadores uma visão maior de todas as informações relacionadas a essas atividades.

Baseada em Big Data, essa tecnologia coleta e organiza os dados, importando-os de qualquer sistema. Para promover melhores resultados, as informações são cruzadas e transformadas em insights relevantes para o negócio — sempre com o objetivo de melhorar o desempenho, reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos contábeis.

Mais uma vez, estamos falando de tomadas de decisão baseadas em dados confiáveis e relevantes, agora por meio de um sistema desenhado especificamente para as ações estratégicas do gestor. O KPBoard adota criptografia e SSL para garantir privacidade e segurança, estando alinhado às diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Somado a isso, sua interface foi planejada cuidadosamente para que a plataforma possa ser acessada a qualquer hora e lugar — no tablet, no PC ou no smartphone.

Adamas

Nas palavras de Flávio, o Adamas “é um sistema ERP voltado a empresas de pequeno e médio porte”, sendo a sua maior aderência com empresas “prestadores de serviço”. A plataforma “possui todos os atributos de um sistema para controle de projetos, CRM, chamados, workflows e financeiro para contas a pagar e a receber”.

O objetivo é permitir que o gestor acompanhe seu negócio em tempo real, garantindo mais controle e produtividade. Com décadas de experiência no contato com essas empresas, a IRKO entende sua demanda por uma infraestrutura digital que facilite a gestão, deixando de lado mecanismos menos eficientes, como planilhas e e-mails.

O Adamas integra todas as áreas do negócio, além de pessoas e demais recursos, eliminando os gargalos da gestão. Consequentemente, ele ajuda a agilizar as rotinas de trabalho, reduzindo erros durante o atendimento de clientes.

Sistema Contábil, Fiscal, Trabalhista e Financeiro

A ferramenta básica de trabalho da IRKO é o Sistema Contábil, Fiscal, Trabalhista e Financeiro, que pode ser integrado ao KPBoard via API para automatizar a coleta de dados que gera os relatórios de performance. “São soluções que podem ser oferecidas de forma isolada ou integradas”, explica Flávio.

Um ponto importante desse processo é o papel que a IRKO desempenha no suporte contábil. “Quando esses módulos são integrados ao Sistema Contábil, Fiscal, Trabalhista, produzimos com nossa equipe todo o fechamento contábil e reporting, bem como a elaboração de todas as obrigações acessórias exigidas pela legislação local”.

São diferenciais que demonstram o quão valioso é o trabalho da IRKO nesse setor. “Com esse conjunto de sistemas aplicados no dia a dia com nossos clientes, a Irko consegue capturar as informações de forma automatizada, já tratada internamente pelos clientes, e transforma digitalmente cada processo”, conclui Flávio.

Quem almeja contar com o que há de melhor em tecnologia na contabilidade pode contratar as soluções da IRKO diretamente pelo site de cada uma. Então, faça uma análise da sua estratégia atual e veja como seus resultados podem ser muito melhores com um alto nível de otimização dos seus processos contábeis!

Quer entender com mais detalhes como essas soluções podem ser implementadas no contexto específico da sua empresa? Então, entre em contato diretamente com a IRKO! Nossos especialistas estão prontos para explicar como as ferramentas se adaptam às suas demandas!

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.