Como a análise do balanço patrimonial pode contribuir para a tomada de decisões

Compartilhe

Em um mercado cada vez mais competitivo, a análise financeira precisa é crucial para a tomada de decisões estratégicas. O balanço patrimonial, uma das principais demonstrações financeiras, oferece uma visão detalhada da situação financeira da empresa ao final de um exercício fiscal, auxiliando na identificação de oportunidades e riscos.

A seguir, explicaremos mais sobre o que é o balanço patrimonial e como ele pode contribuir para a tomada de decisões empresariais. Siga com a gente!

O que é balanço patrimonial

O balanço patrimonial é uma demonstração financeira obrigatória para companhias de capital aberto e empresas que participam de licitações públicas. Ele resume os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa, oferecendo uma visão clara do valor contábil do empreendimento. 

Diferente do valuation (cujo conceito explicamos aqui), o balanço patrimonial segue diretrizes contábeis específicas, refletindo a situação financeira da empresa ao término de um exercício fiscal.

Como fazer o balanço patrimonial

O balanço patrimonial inclui três pontos principais, que são traduzidos em indicadores contábeis: ativo, passivo e patrimônio líquido, circulantes e não-circulantes, sendo:

  • Ativos: Recursos controlados pela empresa, como dinheiro em caixa, contas a receber, estoques e ativos fixos;
  • Passivos: Obrigações da empresa, por exemplo, contas a pagar, empréstimos e impostos a serem pagos;
  • Ativos circulantes: Bens ou direitos que pode ser convertidos em dinheiro dentro de 12 meses, tais como duplicatas a receber e estoque;
  • Ativos não-circulantes: Valores que poderão ser convertidos em dinheiro, mas em um prazo maior que 12 meses, como propriedades ou bens de maior durabilidade;
  • Passivos circulantes: Dívidas com terceiros que devem ser pagas dentro de 12 meses;
  • Passivos não-circulantes: Obrigações que permaneceram mais tempo nas contas da empresa, ou seja, além de 12 meses;
  • Patrimônio líquido: Diferença entre os ativos e os passivos, representando o valor pertencente aos acionistas ou sócios da companhia, além do capital injetado acrescido dos lucros obtidos na operação.

Essa demonstração financeira também inclui passivos e ativos monetários e não-monetários, sendo o primeiro aqueles realizáveis ou exigíveis em moeda, nacional ou estrangeira, como caixa ou disponível e contas a pagar; e o segundo, aqueles que são realizáveis ou exigíveis em alguma moeda e que podem variar dependendo do tempo e da conjuntura de mercado, tais como receitas a diferir.

Importância do balanço patrimonial na tomada de decisões

Embora obrigatório por lei para muitas empresas, o balanço patrimonial é também uma ferramenta valiosa para apoiar decisões empresariais. 

Isso porque proporciona uma visão clara da saúde e do desempenho financeiro dos negócios, permitindo identificar riscos, tendências (quando comparado a exercícios anteriores), pontos fortes e oportunidades, por exemplo. 

Por meio dele, os gestores podem avaliar a solidez financeira para indicar os próximos passos do empreendimento.

Cuidados ao elaborar o balanço patrimonial

Para que os dados sejam confiáveis, a contabilidade deve ser precisa – ou seja, as classificações precisam corresponder à realidade da empresa –, e o balanço deve estar de acordo com as normas contábeis internacionais (IFRS). Além disso, interpretar corretamente as informações é fundamental para tomar decisões assertivas.

A IRKO pode ajudar a sua empresa a elaborar demonstrações financeiras, inclusive o balanço patrimonial, seguindo as normas internacionais mais recentes. Nosso time de especialistas é capacitado para analisar diferentes indicadores e fornecer insights que contribuam na tomada de decisões empresariais. Clique aqui e fale com a gente.

Sobre a IRKO

Com mais de 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro. 

Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.