Visões e perspectivas para 2022 – visão de CFOs

Compartilhe

A paralisação mundial e impactante, por consequência da Covid-19, sobretudo em 2020, foi um período de inseguranças e incertezas. Entretanto, o cenário pós-pandemia demonstra a retomada intensa das atividades e promete avançar de forma significativa. Conversamos com Flavio Bastos, sócio da IRKO sobre esse tema. Acompanhe!

As perspectivas para 2022 são animadoras. Apesar de, no início do ano, a economia estar meio abalada, promete ser um ano decisivo em diversos aspectos, tanto financeiro como social. Segundo o (IPEA) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, está previsto um crescimento de 1,1% para a economia do Brasil.

Neste artigo, conversamos com Flávio Bastos, sócio da IRKO sobre esse tema e vamos apontar as perspectivas que são tendência em 2022. Acompanhe!

Observe quais as projeções para 2022

De acordo com o relatório financeiro expedido pelo Banco Central do Brasil, em 24 de março de 2022, a projeção para a evolução do crédito em 2022, demonstra desaceleração, quando comparado a 2021, juntamente com a provável desaceleração da situação econômica e as dificuldades monetárias. No que diz respeito ao último RI, a expectativa de crescimento nominal do crédito, para 2022, foi reduzida de 9,4% para 8,9%.

1%, essa foi a projeção para a elevação do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2022, mantido pelo BC (Banco Central). A informação foi divulgada no Relatório Trimestral de Inflação. A estimativa foi bem melhor que a taxa que o mercado financeiro esperava. 

Os analistas acreditam em uma alta de 0,5% na atuação econômica do Brasil. Já no dia 17 de março, deste ano, o Ministério da Economia tomou a decisão de reduzir de 2,1% para 1,5% a estimativa para o crescimento do PIB do Brasil neste ano. 

Conheça fatores que podem interferir na economia mundial

Apesar de o ano de 2022 ser um período que demonstra possibilidade de crescimento, alguns fatores estão interferindo de forma significativa na economia de diversos países, inclusive do Brasil.

Guerra da Ucrânia

O que é uma calamidade para a Ucrânia e choca o mundo inteiro com o cenário de guerra entre Rússia e Ucrânia e, interfere na economia de todos os países, no Brasil, a situação econômica não parece estar sendo tão drástica.

O vice-presidente da república, Hamilton Mourão, comentou que a elevação do preço do petróleo e o crescimento da inflação são resultados negativos da guerra na economia, mas que, a queda do dólar e o crescimento das commodities fazem com que a condição econômica do Brasil seja mais positiva que negativa. 

Câmbio

Informações recentes demonstraram a real situação cambial no Brasil. O Relatório de Mercado Focus do Banco Central (BC), informou como a moeda norte-americana se manterá em 2022. A suposição para o câmbio este ano permaneceu em R$ 5,30 ante R$ 5,50 de pouco tempo atrás.

Veja quais são as tendências e perspectivas para este ano

Os empreendedores estão otimistas e dispostos a retornar às suas atividades com afinco para recuperar o período em que estiveram “estacionados”. O mercado demonstra dar oportunidade em iniciar novos investimentos e, até mesmo, alavancar os que já estão em funcionamento.

O boletim Visão Geral da Conjuntura apresentou informações motivadoras no mês de março deste ano, (2022), ao relatar que o setor de serviços está em constante elevação e que isso se dá pelo declínio da crise sanitária da Covid-19, que favoreceu a mobilidade urbana e as transações econômicas. Veja algumas tendências que visam prosperar neste ano. 

Digitalização de processos

Tornar o seu negócio digital é uma excelente maneira de ampliar as possibilidades de crescimento. O fundamental é ele estar disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar e acessíveis nas modalidade mobile e todas as disponíveis no mercado. Isso dá maior oportunidade de o consumidor adquirir os seus produtos e serviços.

Transparência/ compliance

Uma governança corporativa bem executada e compliance formam um forte alicerce que sustentam os empreendimentos. É importante que a empresa esteja sempre orientada pela ética, transparência e integridade. Implementar um modelo de gestão mais inovador auxilia na aquisição da conformidade em seus processos e potencializa os procedimentos de prevenção, percepção e correção, que possam ser impeditivos de acontecimentos que levem a desvios éticos.

Blog

Em todos os negócios, o marketing é um dos maiores responsáveis pelo crescimento de uma empresa. Os blogs são essenciais para que a organização tenha uma presença mais marcante no mundo dos negócios. Ele ajuda a empresa a se posicionar bem nas buscas que o usuário realiza no Google. As publicações ajudam a informar o público, incentivar compras futuras, valorizar a marca e outras vantagens que elevam a produtividade da marca.

Dropshipping

O comércio online está em alta no mercado, e nesse contexto está inserido o dropshipping. É uma modalidade de empreendimento que está entre as mais atuantes, para quem deseja montar o próprio negócio em 2022.

Neste tipo de comercialização, o empresário não se preocupa com o estoque, os custos da produção e tampouco a dinâmica da logística dos processos. 

No dropshipping, o empreendedor realiza as suas funções como revendedor ou intermediário. Por meio do e-commerce, o proprietário realiza a divulgação dos seus produtos ou serviços e encontra uma maneira de atrair os clientes, para desenvolver a sua empresa.

Cada venda realizada, o fornecedor fica incumbido de enviar a mercadoria ao cliente e cobra uma comissão, conforme a demanda. Devido a facilidade de gerenciar as vendas, o dropshipping é uma das maiores tendências dentro do comércio.

Omnichannel

Os recursos digitais chegaram para ficar e ser um suporte inovador nos negócios que almejam por projetos ambiciosos e modernos, e o omnichannel é um deles. Omnichannel é a realização da comunicação em múltiplos canais. A ferramenta favorece o uso de diversos canais abertos que fazem a ponte entre um negócio e o cliente.

A integração de experiências é uma das funções do omnichannel. Ele conduz o consumidor a vivenciar situações em canais variados da mesma marca, seja pelo aplicativo no smartphone, no e-commerce, na loja física e nas redes sociais. O omnichannel é um atrativo, uma forma de envolvimento mais intenso com os clientes.

Com quase 65 anos de atividade no mercado brasileiro, a IRKO atua junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos. Contamos com, aproximadamente, 400 colaboradores em nossas diversas operações e empresas, atendendo mais de 600 clientes.

Nossas operações em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro oferecem um leque de serviços em Outsourcing e nossa empresa IRKO Hirashima, com sede em São Paulo, oferece serviços em Consultoria e Auditoria. O Grupo Irko é associado da SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum das firmas do IFAC.

Sendo assim, as perspectivas para 2022 são de crescimento e desenvolvimento. Para garantir bons resultados nos projetos, é importante confeccionar um planejamento bem estruturado, uma execução bastante estratégica e um grupo alinhado para colocar em ação tudo que foi projetado. 

Gostou do artigo? Você pode receber mais conteúdos interessantes para obter diversas informações. Para isso, basta assinar a nossa newsletter.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.