Você sabe o que é outsourcing financeiro e qual é a importância desse conceito para uma empresa? Basicamente, o termo em inglês significa terceirização de serviços. Cada empresário, então, pondera se vale ou não a pena terceirizar setores na empresa, hoje falaremos especificamente do setor financeiro.

Essa é uma dúvida muito comum e a metodologia deixa muitas pessoas confusas e receosas com a aplicação. Mas, neste artigo, vamos desmistificar essas questões e mostrar 3 bons motivos para você contratar esse tipo de serviço

Portanto, acompanhe essa leitura até o final e veja como é possível aplicar o outsourcing financeiro em seu estabelecimento.

O papel do outsourcing financeiro

Independentemente da sua área de atuação, o mercado está cada vez mais competitivo e exigindo mais foco e dedicação dos empresários, gestores e colaboradores nas áreas de vendas, produção ou prestação de serviço.

Com isso, alguns departamentos administrativos das empresas acabaram sendo deixados de lado, o que é extremamente prejudicial para o crescimento e desenvolvimento sustentável de um negócio.

Afinal, além de saber gerar resultados positivos com uma empresa, também é fundamental conhecer as formas ideais de gerir esses recursos. Nesse sentido, surge o papel do outsourcing, que, como você já sabe, significa terceirização de determinados setores de uma empresa.

Quando passamos a aplicar essa metodologia em departamentos financeiros podemos observar um ganho gigantesco em termos de eficiência e gerenciamento desse setor, tanto em termos de gestão quanto de economia de recursos.

Além disso, o outsourcing financeiro possibilita aos gestores e empresários focarem mais no que realmente é importante para a geração de resultados, ou seja, a efetiva exploração da atividade da empresa.

3 bons motivos para contratar esse serviço

Agora que você já sabe o que é o outsourcing financeiro, vamos apresentar os 3 principais motivos para você aplicar esse conceito em sua empresa e começar a colher resultados positivos. Confira!

1. Redução de custos operacionais

Afirmar que contratar uma empresa terceirizada para cuidar do departamento financeiro proporcionará redução de custos operacionais pode parecer estranho para algumas pessoas, entretanto, é possível.

Para você ter um setor financeiro trabalhando de forma eficiente, gerindo os recursos de forma otimizada e fornecendo informações precisas e detalhadas sobre o seu negócio, será necessário contratar vários profissionais especialistas no assunto, e eles, como são bons, geralmente já estão empregados.

Sendo assim, o outsourcing financeiro torna-se mais viável, tendo em vista que a empresa que presta esse tipo de serviço já tem em seu quadro funcional os mais qualificados e dedicados profissionais da área.

Assim, é necessário fazer todos os cálculos das despesas que sua empresa teria pagando salários e outros encargos trabalhistas e comparar com o custo de contratação dessa empresa terceirizada com profissionais da área financeira.

Além disso, é importante lembrar que você teria que aumentar a gestão de RH do seu negócio, a fim de atender a demanda maior de colaboradores, sem mencionar o fato do relacionamento e investimento em treinamentos para essas pessoas.

2. Otimização de resultados

Como mencionamos, as empresas que prestam esse tipo de serviço contam com o apoio de profissionais muito bem qualificados e treinados para lidar com assuntos financeiros das empresas.

Sendo assim, os resultados obtidos por ela são mais interessantes e a gestão financeira do seu negócio é mais eficiente. Para ter esse nível de eficiência em um setor próprio, seria necessário investir muito tempo em dinheiro em treinamentos, além das reciclagens periódicas.

Os profissionais das empresas de outsourcing financeiro estão sempre muito bem treinados e capacitados a gerir as finanças do seu negócio com maestria e muita responsabilidade.

3. Mais tempo para cuidar do negócio

Por fim, temos o benefício mais importante da terceirização de um departamento financeiro. Como mencionamos, o mercado está exigindo cada vez mais foco dos gestores, empresários e colaboradores.

Sendo assim, eles precisam dedicar mais tempo à execução ou desenvolvimento de suas atividades principais que cuidar de questões administrativas que podem ser perfeitamente terceirizadas para outras empresas.

Assim, essas pessoas terão mais tempo livre para focar na sua atividade principal e, além disso, tranquilidade em saber que as questões financeiras estão sendo geridas por profissionais altamente qualificados da empresa terceirizada que foi contratada.

Escolhendo uma empresa de outsourcing financeiro

Agora, você já entendeu o que é o outsourcing financeiro e entendeu as principais vantagens que esse processo pode proporcionar a uma empresa, entretanto, fica apenas uma dúvida no ar: como um empresário pode aproveitar esse conceito e aplicar em seu negócio?

A resposta para isso é bem simples, porém, é necessário ter alguns cuidados. Quem prestará os serviços financeiros para o seu negócio deverá ser uma empresa especializada nesse tipo de atividade.

Afinal, estamos tratando de terceirização, sendo assim, significa atribuir a outra organização a realização de atividades que precisam ser desenvolvidas para o funcionamento da sua empresa. Portanto, é preciso muita cautela na hora de escolher uma prestadora de serviços nessa área.

Afinal, ela controlará o departamento financeiro da sua empresa e será a responsável por gerir todo o resultado obtido nas vendas, produção ou prestação de serviços, além de fornecer informações valiosas para a tomada de decisões gerenciais importantes para o sucesso e crescimento da sua empresa.

Sendo assim, procure sempre por empresas já consolidadas no mercado, que contam com o apoio de profissionais altamente qualificados e tenham a opinião positiva de outros clientes que já contrataram os seus serviços.

Portanto, faça uma pesquisa entre as suas preferidas e anote os diferenciais de cada uma. Lembre-se de considerar também o custo-benefício dos serviços oferecidos, além de confirmar que a empresa escolhida consegue suprir as necessidades da sua empresa.

Como você pode perceber, o outsourcing financeiro é um conceito que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, caso a empresa seja selecionada com moderação. Portanto, cabe a você avaliar as prestadoras de serviços no mercado e investir na terceirizar o seu financeiro!

Gostou do artigo nosso artigo de hoje? Que tal receber um aviso sempre que postarmos um conteúdo novo? Então, assine nossa newsletter! Dessa forma, você não perde nenhuma novidade do nosso site.