O que uma assessoria contábil pode fazer pela minha empresa?

Compartilhe

Gestores, gerentes e cargos de liderança em geral precisam lidar com uma série de atividades durante a rotina de trabalho. Afinal, coordenar diferentes áreas e departamentos pode ser bastante desafiador, concorda? Nesse contexto, contar com uma assessoria contábil pode fazer muito pela sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos este texto. Durante a leitura, você entenderá para que serve esse serviço, quais as vantagens trazidas por um outsourcing e o que deve ser levado em conta na hora de contratá-lo. Aproveite o conteúdo!

Afinal, o que faz uma assessoria contábil?

Há uma série de fatores relacionados à gestão contábil de uma empresa. As assessorias de contabilidade são oferecidas por profissionais liberais ou empresas especializadas que atuam com o objetivo de facilitar diversos processos em uma organização, independentemente do porte ou das necessidades específicas. Suas áreas de atuação mais típicas são relativas à tributação, folha de pagamentos, tesouraria e aspectos fiscais e tributários.

Atualmente, muitas organizações encontram dificuldades relacionadas à questão tributária. Boa parte das consultorias contábeis não são tão presentes nesse âmbito, deixando de ajudar seus cliente a obter vantagens tributárias lícitas. Partindo desse exemplo, pode-se dizer que o enquadramento fiscal da empresa é apenas uma das importantes atividades exercidas por esse tipo de consultoria.

Aliás, não é só a definição do regime tributário que desponta como uma necessidade nas empresas. A análise geral das operações de seus clientes e o planejamento financeiro também devem ser considerados pelos assessores. Muitos escritórios de contabilidade ficam focados em preparar números sobre o que já aconteceu. Porém, o ideal é, de forma consultiva, discutir os melhores cenários para diversas situações.

Quais serviços ela pode oferecer?

Existem inúmeros serviços prestados por essas assessorias. Há a definição do lucro (real ou presumido) e a própria certificação de que todas as obrigações fiscais serão entregues — algo de extrema relevância para as empresas. Qualquer declaração não entregue origina multas de milhares de reais que podem ser prejudiciais para o fluxo de caixa da organização.

Outra função é auxiliar em relação às tomadas de decisões estratégicas. Uma exemplificação bastante clara disso é a contratação de funcionários. Afinal, trata-se de um custo que não se resume ao salário, mas também envolve impostos que o procedimento implica, além dos direitos trabalhistas e benefícios. São cálculos que demandam o máximo de precisão e possibilitam o crescimento da empresa.

Boa parte das atividades exercidas por uma assessoria de contabilidade depende do porte e do segmento da empresa. Há empresas que dependerão de uma assessoria contábil para verificar se todos os critérios de reconhecimento de receita e atividade estão em conformidade com a atividade de um determinado período. Em muitos casos, esse suporte é indispensável.

Quais as vantagens da assessoria de contabilidade para a minha empresa?

À parte de todos os benefícios fiscais, tributários e financeiros que mencionamos até agora, também é importante destacar outros pontos proporcionados por uma assessoria.

Ela pode ajudar a otimizar os controles internos da empresa. Quando há uma cobertura sobre diversas informações, os responsáveis pela organização devem identificar as possibilidades de ajustes e melhorias em seus processos. A prática é necessária para disponibilizar informações de qualidade para a assessoria. Na rotina operacional, isso também tende a auxiliar no ganho de produtividade dos funcionários.

O impacto mais nítido das inspeções é ter uma informação gerencial de qualidade. Sendo assim, é viável avaliar a operação e localizar eventuais pontos de risco para o negócio. É um ciclo virtuoso: a contabilidade exigirá qualidade, promovendo o confrontamento de números e, por consequência, a reconciliação.

Com isso, a partir do momento em que for preciso calcular uma estimativa de contas a receber, por exemplo, a administração pode fazer um controle mais próximo por meio de informações qualitativas. Isso faz com que tudo seja recebido conforme prazos contratuais e diminui a necessidade de constituir uma provisão para perdas. Ocorre melhoria de processos e resultados em geral e sua empresa pode se beneficiar bastante das novas implementações.

Quais pontos e diferenciais levar em conta na hora de contratar esse tipo de serviço?

Antes de tudo, é preciso que a empresa olhe para si e faça uma autocrítica sobre seus processos. Sem informação de qualidade — documentação produzida, como que se geram e se controlam determinados itens da operação contábil e financeira —, a assessoria não consegue atuar da melhor maneira.

Também é preciso entender qual a cultura da consultoria. Há escritórios similares que talvez não estejam preocupados com a qualidade da informação que o cliente está preparando. É óbvio que output disso será da mesma forma. Ao receber material de má qualidade, o output será ruim também. Portanto, fique de olho na reputação. Saiba se a empresa que você está contratando tem real interesse em qualidade. Busque marcas consolidadas e entenda qual é a filosofia da assessoria.

Muitas vezes, a qualidade do trabalho de assessoria é a diferença entre o lucro e prejuízo de uma organização. É fundamental que se desenvolva um trabalho conjunto entre a consultoria contábil, o outsourcing e a empresa. Analisar o que aconteceu no passado é imprescindível, mas também é necessário trabalhar de forma prospectiva, considerando os resultados a serem obtidos no futuro.

Quando vai ser feito um planejamento tributário para eleger o melhor método de tributação, por exemplo, é preciso olhar para o que aconteceu, mas não há certeza de que isso se repetirá no futuro. Então, se havia determinado volume de vendas, custos e despesas, foi na operação do ano anterior. É impossível afirmar que isso se repetirá do mesmo modo.

Por isso, deve ser feito um trabalho para aproximar o contador do cliente. Assim, há como discutir se algo similar acontecerá novamente. Se a decisão anterior se mostrou a mais acertada, repetir no próximo ano é um bom caminho. Você tem de fazer um trabalho analisando o passado e considerando o futuro. Essa definição é um dos pontos mais importantes e pode determinar se haverá lucro ou prejuízo.

Enfim, a assessoria contábil pode fazer muito por seu negócio. Para isso, não se esqueça de se alinhar à filosofia dos consultores e construa de forma colaborativa o que é melhor para a sua organização. Não deixe de também verificar se os assessores estão habituados ao seu segmento de atuação.

Se você gostou deste texto e quer saber como melhorar os processos contábeis, financeiros e fiscais de sua empresa, entre em contato conosco!

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.