Como funciona e quando vale a pena pedir a antecipação de recebíveis

Compartilhe

Vender a prazo é uma prática comum para a maioria das empresas. Embora dê mais conforto para quem compra, quem vendeu pode precisar “apertar os cintos”. Por isso, a antecipação de recebíveis acaba sendo uma opção de crédito para negócios que precisam de liquidez imediata para, por exemplo, pagar contas atrasadas ou gerar fluxo de caixa.

Trata-se de um recurso financeiro que pode ser vantajoso, uma vez que costuma ter taxas menores e ser mais fácil de contratar do que um empréstimo. Isso porque se trata do recebimento de quantias que já pertencem à companhia – ao contrário dos empréstimos, cujo dinheiro pertence ao banco –, então os riscos para a instituição financeira que está liberando os valores é menor. 

Quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis? Continue lendo!

Como funciona a antecipação de recebíveis

Na antecipação de recebíveis, a pessoa jurídica solicita o pagamento adiantado de valores que receberia no futuro. O mais comum é a antecipação de vendas parceladas no cartão de crédito, mas as quantias de boletos bancários, cheques pré-datados e duplicatas também podem ser adiantadas. O pedido pode ser feito diretamente na operadora da maquininha de cartão ou na instituição financeira de preferência.

É cobrada uma taxa, que é calculada como juros simples. A cobrança é feita com base na quantidade de meses (ou dias) pelos quais o valor está sendo adiantado. Portanto, quanto maior o tempo que a quantia está sendo antecipada, maior o custo. Além disso, também podem incidir IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e outras taxas administrativas.

Exemplo: Uma loja fez uma venda em cinco parcelas e deseja antecipar todo o valor a uma taxa de 4% ao mês.  Para receber a primeira parcela, pagará 4%, já que adiantará o recebimento em um mês. Para ter acesso à segunda parcela, o custo será de 8%; à terceira, 12%, e assim sucessivamente, fora os demais encargos.

Pedir a antecipação de recebíveis costuma ser rápido. Basta entrar em contato com a operadora da maquininha de cartão ou a instituição financeira escolhida e fazer a solicitação. Os valores costumam ser liberados após uma análise rápida, podendo cair na conta da empresa ainda no mesmo dia. Vale lembrar que os juros variam de acordo com o relacionamento entre o cliente e o banco.

Quando vale a pena pedir a antecipação de recebíveis

Ainda que muitos gestores adotem a antecipação de recebíveis recorrentemente, e as taxas sejam mais atrativas em relação a outras modalidades de crédito,  a opção nem sempre vale a pena. A prática deve ocorrer apenas em situações pontuais em que o negócio precise de liquidez imediata. A dependência do adiantamento para fechar no azul todos os meses pode indicar que a saúde financeira não vai bem.

Confira algumas situações que valem a pena recorrer à antecipação das vendas:

  • Necessidade de capital de giro, caso a companhia esteja passando por dificuldades financeiras temporárias ou precise de recursos para investir em novos projetos;
  • Pagamento de fornecedores cuja data de vencimento ocorra antes do prazo em que a empresa irá receber as vendas parceladas;
  • Aproveitar oportunidades de negócios únicas e vantajosas, mas para as quais a organização não possui a quantia necessária em caixa; e
  • Evitar empréstimos e financiamentos, cujas condições costumam ser menos vantajosas, quando o negócio estiver precisando de recursos pontualmente – mas não a longo prazo.

Cuidados ao antecipar recebíveis

Conforme mencionado, o principal cuidado que uma empresa precisa ter é em relação à frequência da antecipação de recebíveis. Se esses pedidos são constantes, é necessário revisar a gestão financeira dos negócios, já que pode indicar que algo não vai bem nas finanças e pode ser necessário rever custos e processos internos. Além disso, é preciso analisar se a prática não irá interferir no fluxo de caixa futuro.

Não esqueça de pesquisar as taxas e condições das instituições financeiras e da própria operadora da maquininha do cartão, assim é possível escolher a opção mais vantajosa. Um bom relacionamento com a entidade e a adimplência costumam resultar em encargos mais baixos. E antes de fechar qualquer acordo, tenha certeza de quanto aquilo irá custar.

A IRKO conta com um time de especialistas que podem ajudar na gestão das finanças da sua empresa. Clique aqui e fale com um de nossos profissionais.

Sobre a IRKO

Com mais de 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro. 

Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.