A função do controller vem ganhando destaque dentro das companhias nos últimos anos. Tanto que, segundo uma pesquisa da Robert Half, esses profissionais estarão entre os mais demandados pelo mercado de trabalho em 2023.
Esse especialista cumpre o papel de head de contabilidade. Ele coordena a produção dos balanços, analisa informações contábeis, fiscais e financeiras operacionais, além de propor melhorias nas operações de uma companhia.
Porém, o controller não apenas cuida apenas da parte financeira, mas também é estratégico para adequar a organização aos conceitos ESG (sigla em inglês para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança) e melhorar a reputação dos negócios. Quer saber mais sobre como esse profissional pode ajudar uma empresa? Continue lendo!
Qual é o papel do controller nas empresas
Função comum nas empresas de capital aberto, em que a exigência de governança é maior, o controller é considerado os olhos e os ouvidos dos acionistas. Um bom profissional tem a capacidade de melhorar a imagem dos negócios com todos os stakeholders, enquanto promove transformações dos processos em prol de negócios mais sustentáveis.
Embora não seja o principal objetivo, a atuação plena do controller pode contribuir ainda para o aumento do faturamento. Por estar inserido no dia a dia da companhia, ele acompanha os processos para garantir que as mudanças sejam colocadas em prática, avaliando os resultados efetivos (e propondo modificações e adaptações conforme necessário).
Com a popularização da função, a tendência é de aumento na contratação de profissionais externos para desempenhar este papel – reforçando a credibilidade de sua atuação, justamente por não estar envolvido nas decisões diárias do negócio.
Como o controller ajuda no ESG de uma companhia
Os casos de corrupção revelados em grandes companhias na última década aumentaram a necessidade de ter um profissional que zelasse pela boa gestão – uma espécie de auditor exclusivo. Esse papel foi atribuído ao controller em muitas empresas.
O movimento foi reforçado pelo ganho de importância dos princípios ESG entre organizações e investidores nos últimos anos.
Neste cenário, a função do controller cresce entre empresas de capital fechado de diversos tipos e portes. Em comum, elas têm um olhar voltado à governança corporativa, com vistas à adequação às novas demandas do mercado – um processo que, aliás, faz parte da preparação para o IPO (sigla em inglês para abertura de capital na bolsa de valores).
Isso porque, por natureza, esse profissional tem uma visão completa e crítica de todas as atividades da organização, melhorando a credibilidade e a confiabilidade das informações prestadas. Com esses dados em mãos, pode também sugerir soluções para melhorar as atividades e os processos internos de acordo com as principais – e mais recentes – exigências do mercado.
Quer saber mais sobre como um controller pode ajudar na reputação e adequação aos protocolos ESG da sua empresa? A IRKO conta com um time de especialistas e pode te ajudar! Clique aqui e fale com a nossa equipe!
Sobre a IRKO
Com 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.
Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.
Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.
As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.