Venda de empresa: impactos da contabilidade e sua importância no processo

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Há diversos os motivos que levam uma empresa à venda. Crises econômicas do mercado, falta de capital para gerenciar os recursos e desentendimento no quadro societário são apenas alguns deles. Outros apresentam razões diversas, como vontade de investir em um negócio diferente, mudança de planos dos sócios, vontade de explorar novos universos etc.

Independentemente das razões, para concluir com sucesso uma venda, a questão vai muito além de somente encontrar interessados na aquisição. É preciso também apresentar uma série de dados que justifiquem os valores solicitados e viabilizem uma negociação justa para ambas as partes.

Em outra ponta, há casos em que a intenção é expandir negócios para alcançar diferentes públicos ou até mesmo transformar a companhia em uma multinacional, fazendo parte de um negócio maior. Nesse sentido, a venda segue os passos de uma aquisição de empresas. Seja qual for o cenário, o papel da contabilidade é essencial. 

Ao longo da existência de um negócio, esse é um dos setores que mais contribuem para a governança corporativa. Porém, principalmente em empreendimentos de pequeno e médio porte, ocorre de os empresários negligenciarem cuidados com essa área, o que pode impactar diretamente os processos de venda de empresa.

A seguir, falaremos mais profundamente a respeito da importância da contabilidade na venda de uma empresa e quais impactos isso pode causar — tanto positivos quanto negativos.

O que considerar no cenário de venda de empresa?

Fazer a avaliação para provar valuation e ter um controle do que acontece no negócio são dois pontos necessários em vendas e aquisições de empresas. Um potencial comprador exige esse conhecimento para entender, de fato, o que será possível conquistar com essa transação — e, como sabemos, ele só decide pela compra se for uma ação estratégica para seu interesse. Para isso, ele precisará dos resultados encontrados no processo de due diligence a fim de evitar possíveis riscos futuros.

Muito mais que o cálculo dos tributos, a contabilidade de um negócio que se coloca à venda deve ter balancetes fechados nas datas que serão usados na transação, embora essa prática não seja obrigatória. Além disso, esse processo requer um balanço patrimonial do último exercício encerrado, com adição de notas explicativas para comprovar as informações.

Por meio de uma diligência do vendedor ou de auditores, é necessário fazer uma revisão dos números que serão utilizados na venda da empresa. Afinal, ela deve se certificar de que estejam corretos e de acordo com práticas contábeis adotadas no Brasil, definidas com base no porte da companhia. Com essas etapas, consegue-se chegar ao valor real que ela tem no mercado.

Nesse cenário, a documentação organizada é uma necessidade para o negócio. A contabilidade deve ter esses números e documentos disponíveis para que o potencial comprador possa avaliá-los prontamente, em especial ao efetuar a diligência da compra. Também é uma prática válida para a própria empresa consultar no momento de chegar ao valuation.

Esse trabalho se torna desafiador quando a companhia não manifestou preocupação com esse quesito anteriormente. Então, a contabilidade deve mover esforços reativos para organizar o dataroom, montar planilhas com evolução do desempenho operacional e entender números gerenciais que não correspondam aos números contábeis.

Quais são os impactos da contabilidade nessa venda?

Diante de tamanha importância da contabilidade para a venda de empresa, o processo pode sofrer atrasos e gerar dores de cabeça ou não, a depender de como esse ativo foi cultivado durante os anos de existência do negócio. A partir de agora, dividimos esses impactos em positivos e negativos para melhor compreensão do tema. Confira!

Impactos Positivos

Uma contabilidade bem-administrada é capaz de acelerar o processo de compra e venda de empresa. Afinal, os profissionais possibilitam a consulta de informações úteis para qualquer decisão. Além disso, oferecem mais segurança para que a negociação ocorra, funcionando como argumento, inclusive, para aumentar o valor da empresa no momento do valuation da corporação.

Com um bom controle contábil e os demonstrativos dos últimos anos, o potencial comprador tem a certeza de que não está sendo ludibriado no processo. Assim, ele terá em mãos informações financeiras e operacionais que se aliam à contabilidade e aos processos de negócios formalizados.

Impactos Negativos

É preciso ter em mente que a contabilidade é a linguagem dos negócios. Ao mesmo tempo em que ela viabiliza crescimento e uma visão ampla do negócio quando está em dia, pode minar esforços em situações de negligência. As informações geradas a partir desse trabalho minucioso e constante da equipe contábil devem transmitir transparência e confiança ao comprador.

Caso as informações não sejam confiáveis e bem-embasadas o bastante, o resultado pode ser o cancelamento da compra da empresa ou mesmo um prejuízo quanto ao valor pago por esse empresário. Em ambos os casos, a organização perde por não ter dado a devida atenção a um ativo tão importante do negócio.

Considere o seguinte cenário: sua empresa subutilizava os recursos da contabilidade, tornando o trabalho resumido a cálculo de tributos simples a serem pagos mês a mês. No decorrer dos anos de funcionamento, muitas questões podem ter se perdido, fadadas ao esquecimento. Isso, por si só, representa a perda do investimento realizado.

Essas mesmas questões certamente retornarão ao processo de due diligence promovido pelo comprador — a exemplo de obrigações trabalhistas não pagas ou recolhidas de forma errada.

Nesse processo de diligência, o comprador ainda pode descobrir acordos societários ou demais transações de origem mais complexa que não haviam sido comunicados. Assim, retornamos ao impacto de informações não confiáveis e incompletas, que geram prejuízos para a negociação.

Vimos, então, que uma contabilidade bem-administrada é tanto um potencial de crescimento, favorecendo a tomada de decisões dos líderes, quanto um ativo essencial para a venda de empresa. Diante dos impactos negativos que podem ser gerados pelo descaso com essa área, é imprescindível ter bons profissionais à frente dela desde a fundação de um negócio, ou mesmo se beneficiar do outsourcing de contabilidade.

Ainda na mesma toada, temos outro conteúdo que pode ser útil para você. Aproveite a sua visita ao blog e saiba o que uma assessoria contábil pode fazer para ajudar no outsourcing da contabilidade!

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