Por que as empresas internacionais preferem o outsourcing contábil para atuar no Brasil?

Compartilhe

Empresas multinacionais que buscam se estabelecer no Brasil enfrentam logo de cara um grande desafio: adaptar as ferramentas sistêmicas para cumprir as obrigações contábeis e tributárias do país. Mesmo com uma estratégia de negócios sólida, é preciso estar alinhado a essas demandas para não enfrentar problemas. Nesse sentido, o outsourcing contábil tem sido um aliado poderoso para essas organizações.

Ainda assim, é comum ter algumas dúvidas sobre o tema. Afinal, como funciona esse serviço? Vale mesmo a pena? Como implementá-lo em nossas organizações?

Para esclarecer definitivamente a questão, criamos este conteúdo em parceria com dois grandes especialistas no assunto: Flavio Bastos, que é Sócio Diretor da IRKO, e Alessandro Leme, Diretor Associado da IRKO. Confira!

Por que multinacionais buscam o outsourcing contábil para atuar no Brasil?

Um primeiro ponto a ser destacado é a complexidade da legislação tributária brasileira. O Sócio Diretor da IRKO aponta que “além de serem em grande quantidade”, essas regras “sofrem alterações constantes, promovidas pelas autoridades fiscais locais”.

De fato, isso torna o processo desafiador mesmo para empresas nacionais, especialmente as que atuam em diferentes estados. Organizações internacionais, então, se deparam com demandas que podem divergir ainda mais da legislação de outros países onde atuam.

As soluções tecnológicas adotadas pelas próprias multinacionais é outro fator importante. Flavio explica que “apesar de quase 100% dessas obrigações serem eletrônicas, os ‘layouts’ são recheados de informações detalhadas, de difícil extração do sistema nativo (internacional) do cliente”. Em alguns casos, os dados até existem, mas não há regras de parametrização para extração dos mesmos, conforme é exigido pelas normas brasileiras.. O pior cenário é destacado quando o dado nem existe no ERP proprietário do cliente, assim sendo necessário o desenvolvimento de programas para sua captura e manutenção.

A preferência pelo outsourcing contábil, então, se dá “por conta do alto nível de expertise dos escritórios que praticam a terceirização dos serviços”. São profissionais mais capacitados e com ampla experiência nas particularidades da legislação brasileira. Isso envolve até mesmo as questões específicas de cada setor do mercado.

Alessandro Leme esclarece que “o outsourcing é uma excelente opção, especialmente ao contratar empresa especializada e experiente em diversos tipos de segmentos para ajudar a empresa na estruturação e manutenção de obrigações fiscais e previdenciárias”.

Aqui, vale destacar que as multinacionais costumam ter uma boa experiência na formação desse tipo de parceria comercial, sendo capazes de filtrar quem oferece um serviço de alto nível. O Diretor Associado da IRKO exemplifica.

“Um outsourcing de ponta também será capaz de comunicar-se com seus clientes estrangeiros tanto em espanhol ou em inglês, facilitando o controlador estrangeiro nas avaliações e tomadas de decisão”, conta Alessandro.

Quais são as vantagens de terceirizar a contabilidade?

Quando observamos o cenário real da legislação tributária no mercado brasileiro, fica fácil entender por que o outsourcing contábil é uma ferramenta poderosa — e não só para as multinacionais. Alessandro lembra que “o cliente que opta pelo outsourcing tem a possibilidade de focar 100% de seu tempo nos negócios da própria empresa”. Dessa maneira, o próprio potencial produtivo da empresa é explorado com mais eficiência.

As obrigações legais, é claro, seguem como fator prioritário. Flavio Bastos explica que um dos benefícios é a “diminuição do risco de contingência de não cumprir com a obrigação acessória”. Isso nem sempre é causado apenas pela falta de emissão dos documentos fiscais.

Outro caso seria o “conteúdo da informação estar comprometido, e quando for entregue poderá ser identificado pelos softwares de cruzamento de dados, utilizados pelas autoridades fiscais locais”. Consequentemente, a terceirização do serviço traz um benefício financeiro.

“A empresa cliente de outsourcing evita a contratação de funcionários e a manutenção do conhecimento sempre atualizado, diminuindo assim a necessidade de investimentos constantes”, conclui Flavio.

Como a IRKO pode auxiliar nesse sentido?

Com 63 anos de experiência no mercado brasileiro, a IRKO é referência em outsourcing contábil para empresas de todos os tamanhos e setores. Esse sucesso é resultado de um trabalho que conta não apenas com profissionais altamente capacitados e experientes, mas com tecnologia especializada para otimizar a contabilidade dos clientes.

“Nossa abordagem de operação já é 100% digital, não sendo necessário o envio de documentos físicos por portadores”, explica Flavio. “Fazemos uso de ferramentas desenvolvidas internamente que cuidam dos ‘workflows’ de nossos clientes, ou a simples captura dos dados de forma personalizada, dentro do modelo de negócio”.

Com sede no centro de São Paulo e duas outras regionais (Rio de Janeiro e Campinas-SP), a IRKO conta com mais de 350 profissionais. “Assumimos toda a responsabilidade técnica de nossas entregues aos órgãos regulamentadores de nossa profissão, bem como à Receita Federal, Estadual e Órgãos Municipais”, explica o Sócio Diretor.

Essa estrutura robusta está à disposição dos clientes em tempo integral, trazendo o diferencial de décadas de experiência ao lado de empresas nacionais e internacionais. “A IRKO é detentora de um conhecimento único na gestão personalizada de sua carteira de clientes internacionais”, diz Alessandro.

“Todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos é combinado com soluções digitais e tecnologias de ponta que permitem ao cliente uma experiência única em termos de outsourcing”.

Serviços oferecidos e como contratar

O Sócio Diretor da IRKO lista os serviços que podem ser contratados por qualquer empresa, independentemente do seu setor de atuação:

  •  módulos de contabilidade;
  • impostos diretos (IRPJ);
  • impostos indiretos (IPI, ICMS, PIS/COFINS e ISS);
  • impostos retidos (IR fonte);
  • folha de pagamento;
  • contas a pagar e contas a receber.

Além desses processos de cunho mais operacional, a IRKO assume a responsabilidade por um trabalho mais estratégico ao lado dos clientes. “Os escritórios de ‘outsourcing’ oferecem consultorias para identificação de contingência e retificação de obrigações acessórias, e até mesmo a extração de dados do sistema fonte (ERP) e o carregamento dos mesmos em sistemas proprietários IRKO”, explica Flavio.

Isso permite “a elaboração das diversas obrigações acessórias exigidas em frequências mensais e/ou anuais”, complementa. Somado a isso, é importante destacar o papel fundamental de um atendimento eficiente, que está sempre disponível para ouvir as demandas do cliente e trabalhar ao seu lado para solucioná-las. É o que Alessandro explica de forma bem objetiva.

“A IRKO combina tecnologia, conhecimento e prontidão no atendimento, tornando a experiência do cliente única em um ambiente regulador e fiscal altamente complexos como o brasileiro”. São diferenciais, como você pode ver, que facilitam o trabalho de quem busca se inserir no mercado sem correr riscos desnecessários com a legislação.

Então, se você quer resultados melhores, menos risco de Compliance para cumprimento de obrigações acessórias e mais tempo para gerir seu negócio, lembre-se que o outsourcing contábil é totalmente acessível, independentemente do tamanho ou setor de atuação da empresa. Se quer resultados melhores em diferentes aspectos da sua operação, focando no core business da sua companhia, conte com o apoio de quem mais entende de contabilidade para assumir esses processos.

Aproveite a oportunidade para entrar em contato com a IRKO e entender melhor como o outsourcing contábil pode ser implementado no contexto específico da sua empresa.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.