Nova fronteira do compartilhamento de dados no sistema financeiro brasileiro, o open finance completou dois anos em março de 2023. Ele é uma evolução do open banking – que começou no Brasil em 2021 – e, resumidamente, determina que pessoas físicas e empresas podem levar seus dados e históricos financeiros quando quiserem para onde desejarem.
O objetivo é simplificar a vida de quem usa quaisquer serviços financeiros com um ecossistema que pode oferecer os melhores produtos e serviços de acordo com cada perfil. Isso porque acirra a concorrência entre as instituições financeiras para conquistar e fidelizar o cliente. Agora, em 2023, o foco do programa será implantar a fase 4, voltada aos investimentos e entrada de corretoras e seguradoras.
Quer saber mais sobre o que é e como o open finance pode beneficiar sua empresa? Continue lendo e assista o vídeo!
Benefícios do open finance
Um dos objetivos do open finance é incentivar a concorrência entre os bancos e demais instituições financeiras visando à oferta, por parte de cada uma delas, das melhores condições para fidelizar o cliente. Isso é possível devido ao compartilhamento do histórico do cliente, permitindo que o relacionamento entre as partes não comece do zero.
Por exemplo, uma empresa que precisa contratar crédito e adere ao sistema financeiro aberto pode buscar as condições em bancos em que não é cliente. Isso porque seu histórico de transações, renda e dados cadastrais estarão disponíveis, possibilitando que outras instituições financeiras avaliem o perfil e ofereçam taxas e prazos melhores a fim de conquistar o cliente.
Outra vantagem é a praticidade. Por meio da chamada iniciação de pagamento, o usuário pode realizar transações de um único aplicativo, ou seja, uma empresa que tem mais de uma conta bancária pode utilizar o saldo disponível no banco X para efetuar um pagamento através do aplicativo do banco Y.
Como aderir ao open finance
As entidades só terão acesso aos dados financeiros se o proprietário das informações autorizar. Então, a organização que deseja ter acesso aos benefícios do open finance precisa dar esse consentimento no site ou aplicativo da instituição na qual é cliente. Gratuita, essa autorização é válida por 12 meses.
Open finance é seguro?
Em tempos de roubo, sequestro e vazamento de dados, muita gente ainda tem receio de compartilhar suas informações financeiras. Entretanto, o open finance é considerado seguro, uma vez que foi criado e é regulamentado pelo Banco Central. Ao aderir ao ecossistema, as instituições precisam comprovar que todo o processo é protegido.
Além disso, todos os procedimentos estão de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a Lei de Sigilo Bancário. Portanto, os bancos e demais organizações que utilizam o sistema só podem divulgar e trocar informações entre si por meio de uma plataforma segura, desenvolvida exclusivamente para esse fim.
Aliás, o open finance funciona por meio de APIs (sigla em inglês para interfaces de programação de aplicações), que conectam as instituições participantes e viabilizam a troca de dados. O modelo padronizou as informações para viabilizar essas operações – é como se todos os membros falassem a mesma língua.
Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, compartilhe este post com sua rede de contatos!
Sobre a IRKO
Com 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.
Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.
Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.
As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.