Megatendências da administração: veja os impactos nas empresas

Compartilhe

Gestores, na maioria das vezes, precisam ter atenção a variados aspectos e departamentos de uma empresa – saúde financeira, questões contábeis, obrigações fiscais, novidades administrativas e assim por diante. Considerando esse contexto, você sabe o que são as megatendências e quais os seus impactos para a administração das empresas?

Levando em conta a relevância do assunto, preparamos este artigo para explicar no que elas consistem e quais são essas grandes tendências. Durante a leitura, você também entenderá de quais formas elas impactam o planejamento empresarial de sua organização. Acompanhe!

O que são as megatendências e seus impactos sobre a administração das empresas?

Antes de tudo, é válido entender do que se tratam as megatendências, em geral. Elas são mais do que um conjunto de transformações simultâneas tanto na rotina das empresas quanto nos hábitos do consumidor. São, primeiramente, mudanças globais com impactos sociais, tecnológicos e econômicos, capazes de modificar o dia a dia e as questões comerciais como um todo.

Quando transportadas para o cenário administrativo, elas ganham implicações mais específicas e causam consequências na forma de se pensar a gestão em todas as suas facetas e aplicações. Surgem, portanto, os impactos das megatendências nas questões administrativas, que tem relação direta com as alterações na tecnologia e na economia principalmente.

Conforme dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) – divulgados pela colunista Estela Benetti, no portal do Diário Catarinense, a população mundial deve chegar a 9,4 bilhões em 2050. Além do crescimento em números absolutos, a média de idade também deve crescer, ou seja, vivenciaremos um envelhecimento das pessoas. Isso abre mais espaço para negócios na área da saúde, por exemplo.

Mais do que empregos e serviços, uma megatendência pode ocasionar uma série de modificações e cada uma delas pode impactar os negócios de maneiras distintas. Consequentemente, os modos de planejar e gerir uma empresa também precisam evoluir para acompanhar essas quebras de paradigmas.

Se a produção de alimentos cresce e acontecem alterações demográficas significativas, os meios de produção também precisam de adequar à nova realidade. Porém, como isso pode acontecer sem a atualização dos gestores(as) de empresas? Será que as discussões sobre compliance nos próximos 20 anos serão parecidas com as atuais?

Afinal, quais são as megatendências e seus impactos na administração das empresas?

Logo abaixo, listaremos algumas das principais megatendências mundiais e mostraremos a relação delas com a administração. Confira!

Deslocamento do poder econômico global

Estima-se que, em torno de 15 anos, o poder de compra de países como Brasil, China, México e Rússia será maior do que potências econômicas já consolidadas, como Estados Unidos e Alemanha.

Isso exige que líderes olhem para os mercados com potencial de crescimento e repensem os planos de expansão de suas empresas. Afinal, as economias emergentes devem ascender na cadeia de valor e se tornarão os principais contextos para negócios globais.

Mudanças demográficas e sociais

Segundo os dados mencionados no tópico anterior, é possível prever um aumento na quantidade de pessoas vivas no mundo, bem como uma elevação na média de idade. Essa informação representa uma série de mudanças nos cenários social e comercial.

A diversidade dos locais e das forças de trabalho podem sofrer alterações notáveis, assim como o poder de consumo em segmentos específicos da sociedade. Empresas mais inovadoras estão se preparando para variar seus times em termos de gênero, geografia, idade e valores.

Escassez de recursos

Em um mundo mais populoso, acelerado e urbanizado, é de se imaginar que a escassez de água, alimentos e fontes de energia pode crescer ainda mais nas próximas décadas – o que também abrange as alterações climáticas.

Partindo do pressuposto de que vivemos em um planeta com recursos finitos para satisfazer essa demanda, as empresas precisarão desenvolver políticas e práticas internas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Avanços tecnológicos

Como é sabido, a tecnologia é uma força disruptiva, capaz de alterar toda a forma como uma empresa se organiza e interage com seus clientes, fornecedores e demais stakeholders. A economia foi reconfigurada pela transformação digital e é provável que esses avanços em larga escala continuem acelerados por um bom tempo.

Ferramentas ligadas ao Data Analytics podem ajudar na gestão de riscos, por exemplo. Ainda nesse âmbito, o outsourcing contábil pode ser feito, atualmente, com bastante segurança e agilidade, otimizando diversos processos em sua empresa.

Não se esqueça de que, nos Estados Unidos, o telefone levou mais de 70 anos para chegar em metade dos lares norte-americanos. Com os smartphones, o processo se concretizou em 10 anos apenas.

Como as megatendências impactam o planejamento empresarial?

Mais do que implicar em novas oportunidades, as megatendências também exigem que se faça um planejamento empresarial assertivo, que esteja aberto às novidades/inovações e se mantenha antenado ao que acontece em outros mercados.

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a cultura da organização. Como conduzir um plano estratégico sem que o ambiente seja conectado ao que acontece externamente? Como esperar que as novas ideias encontrem respaldo sem o apoio de lideranças devidamente atualizadas?

Independentemente do porte e do ramo de atuação, planejar é uma atividade que depende demais dos alinhamentos internos e do que a empresa vê como cultura. As implementações não podem desconsiderar as mudanças sociais nem as urgências ligadas aos recursos tecnológicos – por isso a forma de gerir pessoas e tomar decisões também deve mudar.

Quais oportunidades e consequências elas podem gerar?

Muitas indústrias perderão sua força, ao passo que outras crescerão exponencialmente. A demanda global por alimentos certamente aumentará, assim como a necessidade por fontes de energia renováveis.

Do ponto de vista administrativo, é fundamental considerar que as estratégias estejam em sintonia com as novas formas de consumo. A análise daquilo que é tendência permite que oportunidades sejam criadas gradativamente, assim como mudanças organizacionais podem ser levadas em conta para os próximos anos.

Em paralelo a isso, as mudanças na legislação não podem passar em branco. Desse modo, tenha atenção não só àquilo que vem mudando na economia e na sociedade, mas mantenha os olhos bem abertos também aos detalhes regulatórios e tributários.

Enfim, as megatendências podem fazer a diferença na forma de conduzir o seu negócio ao sucesso sustentável. Considere todas as vias para evoluir e faça com que sua empresa cresça em ritmo acelerado!

Se você gostou do texto e quer encontrar outros conteúdos sobre gestão e contabilidade, siga nossos perfis nas redes sociais: FacebookLinkedIn e YouTube.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.