Olá, sou a Renata. Você já ouviu falar de crédito do ICMS sobre a energia elétrica?
Bem-vindo ao IRKONNECTION.
A legislação do estado de São Paulo admite que as empresas industriais não optantes pelo simples nacional, aproveitem crédito do ICMS da energia elétrica utilizada em seus processos de fabricação.
A apropriação deve ser correspondente a parcela diretamente ligada a industrialização, excluindo os valores relativos as demais áreas.
Laudo técnico
Embora não conste previsão expressa para o laudo técnico e o fisco tenha sugerido cálculo para fins do percentual de apuração do crédito, esclarecemos que o laudo técnico é o documento que define de forma mais precisa, a energia elétrica consumida durante a industrialização.
Desta forma, nossa recomendação é que o contribuinte verifique junto as empresas especializadas ou perito, a obtenção do documento, pois em eventual averiguação fiscal, o contribuinte deverá apresentar demonstrativos dos cálculos que comprove a regularidade do crédito apropriado e, caso o fisco verifique divergências, a empresa será responsabilizada pela infração, já com o laudo técnico, a empresa contratada que emitiu o documento, torna-se responsável perante a autoridade fiscal.
Os laudos possuem validade de um ano e, devem ser renovados em função das atividades da empresa, bem como aos créditos apropriados.
Destinatário distinto na conta/nota fiscal de energia
A partir de 01/04/2022, as empresas industriais que não possuam contam em seu nome, tais como as estabelecidas em condomínios, também poderão se creditar do ICMS proporcional à quantidade de energia elétrica consumida em seu processo de fabricação, observando os procedimentos definidos em lei, hipótese regulamentada através do artigo 425-H do regulamento do ICMS do estado.
Crédito extemporâneo
Caso sua empresa não tenha se apropriado de créditos do ICMS da energia consumida, é possível recuperar o imposto não creditado dos últimos cinco anos, através de lançamento na apuração do ICMS, no campo de “outros créditos”.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time!
Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nosso canal no Youtube.
Confira também nosso blog sobre o assunto: Como funciona o crédito do ICMS sobre a energia elétrica