Olá, sou Daniela do BPO trabalhista da Irko e hoje vamos falar sobre rescisão do contrato de trabalho.
Bem-vindo ao IRKONNECTION!
O desligamento do colaborador é sempre um momento muito sensível e precisa de atenção e cuidados ao elaborar o cálculo das verbas rescisórias. Descumprir regras que estão previstas na legislação trabalhista ou na convenção coletiva de trabalho, colocará o empregador em sérios riscos de ação trabalhista. Tudo isso é possível evitar, assegurando o pagamento correto da rescisão contratual.
Para garantir que os cálculos estão corretos, você irá aprender ao longo desde vídeo o que é aviso prévio, qual a importância da convenção coletiva de trabalho, quais os tipos de rescisão, quando deve ser paga e quais os documentos necessários.
Aviso prévio – o que é?
O Aviso prévio é o ato da comunicação (manifestação) do desejo de encerrar o contrato de trabalho seja por iniciativa do trabalhador ou empregador.
A legislação trabalhista prevê dois tipos de aviso prévio, sendo eles: aviso prévio trabalhado ou Aviso prévio indenizado.
Além disso, em uma das modalidades de rescisão que falaremos mais a frente, a lei 12.506/11 regulamenta o aviso prévio proporcional, acrescido de 3 dias por ano trabalhado (ano completo).
Desta forma, o trabalhador que tenha um ano completo, terá direito ao total de 33 dias de aviso prévio.
Tipos de rescisão do contrato de trabalho
Agora que você já entendeu o que é aviso prévio e como funciona, além de conhecer a importância das convenções coletivas de trabalho e estabilidades, vamos avançar e nesse momento falar sobre os tipos de rescisão do contrato de trabalho. Vamos lá?
Dispensa sem justa causa
A dispensa sem justa causa é o ato de iniciativa do empregador que decide fazer o desligamento do colaborador. Nessa modalidade os motivos podem ser vários, tais como: falta de cultura e alinhamento com a empresa, redução de custos, resultado ou desempenho abaixo do esperado etc.
Pedido de Demissão
O pedido de demissão por iniciativa voluntária do empregado, gera algumas perdas de direitos trabalhistas. Cabe a ele definir no momento do pedido se irá cumprir o aviso prévio de 30 dias (sem redução de jornada) ou se optará pelo desconto do aviso na rescisão.
No pedido de demissão é importantíssimo que o trabalhador expresse por escrito sua intenção de desligar-se da empresa. Portanto sempre solicite a carta de pedido de demissão, preferencialmente escrita de próprio punho.
Rescisão antecipada do contrato de experiência
O contrato de experiência é um dos modelos mais utilizados pelas empresas. Isso porque tem a possibilidade de ambos envolvidos avaliarem e se adaptarem à rotina de trabalho. A diferença é que esse tipo de contrato é determinado e tem seu prazo máximo de 90 dias, conforme prevê a legislação.
Término do contrato de experiência
É quando ocorre a extinção do contrato de experiência, seja por iniciativa do trabalhador ou empregador.
Rescisão por mútuo acordo
O mútuo acordo foi uma novidade trazida pela reforma trabalhista através do art. 484 A. Ele determina quais são os direitos nessa modalidade de rescisão, onde empregado e empregador estão em acordo em realizar o desligamento.
A rescisão deverá ser quitada em até 10 dias corridos independente da modalidade da rescisão.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas.
Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nosso canal no YouTube.