Hoje vamos falar sobre Open Finance no Brasil.
Meu nome é Vanessa, sou diretora do BPO Financeiro na IRKO.
Em fevereiro de 2021 teve início a primeira fase do Open Banking no Brasil que agora é conhecido como Open Finance. O Open Finance é a evolução do Open Banking e chegou para revolucionar o universo financeiro.
Se você nunca ouviu falar sobre esse tema, fica comigo que vou te explicar o porquê esse tal de Open Finance é tão importante, se é bom para você, para os bancos e para todo mundo.
Na tradução livre, Open Finance significa “sistema financeiro aberto”. Isso quer dizer que os seus dados e históricos como clientes passam a ser abertos a outras instituições financeiras.
Na prática, o cliente é empoderado e passa a ser o dono dessa informação, podendo levá-la quando quiser e para onde desejar, sem ter que iniciar um relacionamento do zero. Isso é possível por meio de uma tecnologia padronizada entre as instituições e com mecanismos de segurança bem definidos.
Por exemplo, quando você tinha uma conta em 1 banco somente, esse banco conhecia o seu histórico. Os outros bancos não enxergavam seu perfil como cliente. A proposta do Open Finance é que você possa autorizar o compartilhamento de qualquer dado, sendo você pessoa física ou jurídica.
A ideia desse compartilhamento é incentivar a concorrência entre os bancos e permitir que cada instituição ofereça suas melhores condições, a fim de fidelizá-lo como cliente. Vantagem para você!
Na prática, isso quer dizer que você pode contratar serviços como por exemplo um financiamento ou empréstimo em outros bancos que não o seu. Eles acabarão por concorrer entre si para te oferecer as melhores taxas, condições e prazos.
Você, por outro lado, tem liberdade para contratar o serviço na instituição que te ofereça o melhor cenário de acordo com a sua realidade. E o melhor: você pode contratar esses serviços sem a necessidade de abrir uma conta corrente em uma nova instituição.
E, agora você deve estar se perguntando: mas quais dados serão compartilhados?
Essa é uma informação importante, pois todo o seu histórico com o seu banco atual poderá ser compartilhado. São eles os dados cadastrais, informações sobre renda, dados transacionais como perfil de consumo e movimentação de conta corrente e a utilização de produtos e serviços já contratados como empréstimos e financiamentos. Importante mencionar que nenhuma instituição terá acesso aos seus dados sem a sua autorização. O cliente que decide se quer ou não compartilhar suas informações. Essa autorização precisa ser renovada a cada 12 meses. E o melhor, de forma gratuita.
E você pode ser perguntar então, qual o objetivo do Open Finance?
Simplificar a vida do cliente com um ecossistema que pode oferecer os melhores produtos e serviços, de acordo com o seu perfil.
E, por último Open Finance é seguro?
Todas essas operações de compartilhamentos são regulamentadas pelo banco central. A plataforma também segue as normas da LGPD, lei de proteção de dados, que garante e promete que as operações serão seguras e transparentes.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time através do e-mail atendimento@irko.com.br ! Não se esqueça de acompanhar nosso blog https://site.irko.com.br e nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/c/irkonnection.
Forte Abraço