Quando falamos em empreender, é comum pensarmos nas ações diárias que levam uma ideia a se transformar em um negócio de sucesso. Mas, para além das atividades práticas, é crucial entender que todo empreendimento deve ser alicerçado em uma base sólida: a definição da missão, visão e valores da empresa. Esses três elementos são responsáveis por guiar o desenvolvimento do negócio e alinhar todos os envolvidos em torno de um propósito comum.
Neste artigo, vamos explorar esses conceitos, contribuindo, assim, para a definição deles dentro do seu negócio. Continue lendo!
O que é Missão?
A missão de uma empresa é o seu propósito, ou seja, o motivo pelo qual ela existe. Trata-se da razão de ser da organização, o que justifica suas atividades e o valor que ela entrega ao seu público-alvo.
Para definir a missão de uma empresa, é importante que o empreendedor saiba, primeiramente, qual o benefício principal que deseja proporcionar ao cliente. Conforme orientação do Sebrae, uma empresa deve existir não para produzir um produto ou prestar um serviço apenas, mas sim, para levar o benefício desse produto ou serviço ao seu público-alvo. Ou seja, a missão deve focar o que realmente transforma a vida das pessoas que utilizam seus produtos ou serviços.
Além disso, a missão deve deixar claro o diferencial competitivo da empresa, aquilo que a torna única no mercado. A partir disso, é possível elaborar uma frase curta, clara e objetiva, que traduza os aspectos essenciais da empresa – tornando-a facilmente comunicável tanto para os colaboradores quanto para o público externo. A seguir, listamos alguns exemplos:
- Nike: Nossa missão é levar inspiração e inovação para cada atleta do mundo.
- Natura: Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum.
- Google: Organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos.
Por fim, a missão não é algo estático. Ela deve estar presente no dia a dia da empresa, sendo uma referência constante nas tomadas de decisão e nas estratégias de crescimento.
Como definir a Visão?
Se a missão responde ao porquê da empresa, a visão está relacionada a onde ela quer chegar. A visão é uma projeção de futuro, um objetivo a ser alcançado em um determinado prazo. Em outras palavras, é o sonho da empresa, o lugar onde ela se enxerga em alguns anos, e serve como guia para todas as ações realizadas no presente.
Ao definir a visão de uma empresa, é importante estabelecer indicadores e metas de curto, médio e longo prazo. Elas permitem que o empreendedor e sua equipe acompanhem o progresso em direção ao objetivo final. A visão precisa ser inspiradora e desafiadora, ao mesmo tempo em que deve ser alcançável.
Em cenários onde a visão se torna inalcançável ou obsoleta devido às mudanças no mercado, é necessário ajustá-la para que continue motivando a equipe e impulsionando o crescimento da empresa.
O papel dos Valores na Cultura Organizacional
Os valores de uma empresa são como o seu DNA. Eles representam as atitudes, comportamentos e princípios que guiam as ações de todos os envolvidos – desde os líderes até os colaboradores e parceiros – e são também um ponto fundamental de conexão com seus clientes. Esses valores definem a cultura organizacional e ajudam a manter a empresa alinhada com seus objetivos.
Diferente da missão e visão, que podem mudar conforme o negócio evolui, os valores tendem a ser mais perenes. Eles refletem as crenças fundamentais da empresa e orientam tanto as decisões internas quanto as relações externas. Portanto, é essencial que esses valores sejam compartilhados com e por todos os integrantes da organização.
Durante processos seletivos, por exemplo, os valores são um critério importante na escolha de novos talentos. O “fit” cultural, ou seja, o alinhamento entre os valores do candidato e os da empresa, facilita a integração e contribui para um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
Os valores devem ser definidos a partir de comportamentos e atitudes que a empresa gostaria de ver refletidos em suas interações com clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade em geral. Para isso, o empreendedor pode se perguntar: “Por quais comportamentos minha empresa gostaria de ser lembrada?” ou “Por quais atitudes gostaríamos de ser admirados?”.
Com essas respostas em mente, é possível identificar os valores que devem fazer parte do DNA da empresa. Eles podem ser palavras simples, como transparência e ética, ou expressões mais elaboradas, como o quem manda é o cliente e inovação contínua. Uma vez definidos, esses valores devem ser comunicados a todos os membros da organização e servir como base para todas as decisões estratégicas.
A definição da missão, visão e valores é um processo fundamental para qualquer negócio que almeja a longevidade. Esses três elementos não só orientam a estratégia da empresa, mas também ajudam a criar uma cultura organizacional forte, capaz de engajar e motivar os colaboradores.
Além disso, eles são essenciais para construir a reputação da empresa no mercado. E fornecem um ponto de referência claro para os clientes, que passam a confiar na consistência e integridade do negócio.
Sobre a IRKO
Com mais de 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.
Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.
Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.
As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.