A administração de um negócio requer conhecimentos diversificados. Desde o início do negócio e anos depois dele se tornar uma marca consolidada no mercado, a otimização de recursos e a redução de custos é uma constante. A terceirização do backoffice é uma opção segura para reduzir custos operacionais e maximizar a eficiência dos recursos, auxiliando o gestor a manter o foco na estratégia do negócio.
Na prática, além de transferir a execução de tarefas operacionais, a empresa passa a contar com soluções em programas e softwares especializados, resultando em economia de recursos financeiros e ganho de tempo.
O que é backoffice?
Trata-se dos setores e processos que atuam nos bastidores de uma empresa. São áreas fundamentais para assegurar o funcionamento interno do negócio, além de fornecer suporte às atividades que têm contato direto com o cliente.
O backoffice inclui recursos humanos, financeiro, logística, contabilidade, jurídico e TI, entre outras. Ou seja, são departamentos que desempenham um papel essencial na organização, pois garantem a eficiência operacional, a qualidade dos processos internos, a satisfação do cliente e o cumprimento de todas as exigências legais.
Sem o suporte adequado dos profissionais envolvidos nessas áreas, as operações da empresa ficam comprometidas. Ao mesmo tempo, sem uma gestão adequada os custos ficam sem controle e os recursos comprometidos.
Como a terceirização do backoffice ajuda na redução de gastos
- Custos operacionais:
Com a terceirização, a empresa elimina gastos diretos com contratação, como salários, encargos trabalhistas e benefícios. Além disso, economiza com treinamento e não precisa se preocupar com a retenção de funcionários. Outra vantagem é a redução de custos com infraestrutura, a exemplo de equipamentos, softwares e espaços físicos, já que a empresa terceirizada já possui toda a estrutura necessária.
- Foco no core business e atendimento ao cliente:
Ao delegar tarefas operacionais, a equipe interna pode se dedicar exclusivamente às atividades essenciais do negócio, aumentando a produtividade e a capacidade de atuação estratégica. Os profissionais da empresa também ganham tempo para fornecer um atendimento qualificado aos clientes. Com a visão estratégica e o foco no cliente, a companhia tende a prosperar mais facilmente.
- Acesso à tecnologia e conhecimento especializado:
Empresas especializadas em backoffice trabalham com processos otimizados e ferramentas atualizadas, permitindo que a organização contratante usufrua desses recursos sem a necessidade de grandes investimentos em capacitação interna.
Além disso, os profissionais terceirizados possuem conhecimentos específicos e atualizados da área, podendo fornecer insights para auxiliar gestores na tomada de decisão.
- Previsibilidade financeira e controle de riscos:
Os contratos de terceirização estabelecem custos fixos ou previsíveis, facilitando o planejamento orçamentário e evitando despesas inesperadas. A responsabilidade pela qualidade e conformidade dos serviços fica a cargo do parceiro terceirizado, reduzindo os gastos trabalhistas, operacionais e legais para a empresa contratante.
Ademais, contar com um backoffice especializado faz com que a companhia fique em dia com todas as obrigações legais e regulatórias, evitando multas e outras sanções.
Por que terceirizar o backoffice da sua empresa
A terceirização do backoffice não só reduz custos e aumenta a eficiência, mas também permite que a empresa direcione seus esforços e recursos para o crescimento e a inovação, fortalecendo a posição da marca no mercado.
A IRKO é fornecedora de serviços de terceirização de backoffice. Contamos com um time de profissionais altamente qualificados, experientes e atualizados, garantindo que sua empresa otimize os gastos e cumpra as normas e leis mais recentes, evitando prejuízos e sanções desnecessárias.
Nossos especialistas atuam ainda como consultores, auxiliando os gestores a tomarem decisões baseadas em dados e na realidade da organização. Clique aqui e fale conosco!
Sobre o Grupo IRKO
Há mais de 65 anos no mercado, o Grupo IRKO alia experiência e inovação para oferecer um amplo leque de serviços em assessoria contábil, fiscal e trabalhista, consultoria e auditoria. O grupo possui uma sólida carteira de clientes – de pequenas companhias a grandes multinacionais – e se diferencia da concorrência pela combinação entre equipes altamente especializadas e atendimento personalizado. Desde 2021, é associado à SMS Latinoamérica, rede internacional de firmas independentes de auditoria, consultoria e contabilidade. Foi eleito pela Leaders League como uma das principais companhias brasileiras nos segmentos de BPO, IPO Readiness, Auditoria Financeira e Transaction Services.
Resumo: A terceirização de atividades de backoffice traz diversas vantagens competitivas para empresas que desejam otimizar seus recursos e aumentar sua eficiência.