A gestão eficiente dos negócios é fundamental para que uma empresa se destaque entre a concorrência. Uma das ferramentas que contribuem para isso é o BPS (Business Process Solutions), modelo de BPO (Business Process Outsourcing) com uso de tecnologias avançadas pertinentes ao setor de atuação. Na prática, além de terceirizar áreas operacionais, a empresa também tem acesso a soluções em programas e softwares, otimizando recursos financeiros e tempo.
O que é BPO?
O BPO nada mais é do que a terceirização das atividades de backoffice de uma companhia. Nele, uma empresa especializada se torna responsável por determinadas áreas da empresa, como o financeiro, a contabilidade, o departamento fiscal e o trabalhista, para que os gestores possam se concentrar no core business do negócio. A modalidade tem ganhado cada vez mais espaço porque ajuda na previsão e na redução de custos operacionais.
Outra vantagem é que as fornecedoras do serviço possuem conhecimento e experiência, além de se manterem constantemente atualizadas, para garantir que a organização cumpra as normas e leis mais recentes, evitando prejuízos e sanções desnecessárias. Os especialistas atuam ainda como consultores, auxiliando os gestores a tomarem decisões mais assertivas.
O que é BPS?
O BPS é uma evolução do BPO, pois oferece soluções de terceirização nas plataformas e softwares pertinentes para cada companhia. Isso permite que os processos não apenas fiquem mais fluidos e eficientes, mas também que a organização tenha acesso às tecnologias mais recentes e avançadas para determinada atividade. Hoje, as empresas que prestam esse serviço podem utilizar tanto sistemas próprios do cliente quanto oferecer um sistema unificado.
Benefícios do BPS
A principal vantagem desse modelo de terceirização é a redução de custos operacionais, como infraestrutura, sistemas de TI e treinamento de funcionários, além da economia financeira e de tempo com a contratação de softwares. Assim, os gestores podem focar as ações estratégicas do negócio sem se preocupar com as questões burocráticas que fogem do core business.
O BPS também oferece flexibilidade e escalabilidade, permitindo que as organizações ajustem facilmente a capacidade de acordo com as necessidades. Se a demanda aumentar, é possível escalar rapidamente os serviços, sem a necessidade de investimentos significativos em recursos e equipe internos.
Além disso, os profissionais que atuam no modelo de BPS estão sempre atualizados e preparados para adotar as mais recentes inovações tecnológicas, a exemplo das novas ferramentas de Inteligência Artificial. Isso contribuiu para otimizar tarefas, realizando análises de dados mais ágeis e colocando o foco em tarefas de maior valor estratégico, como o planejamento financeiro de longo prazo e a avaliação de investimentos.
O Grupo IRKO conta com um hub de inovação que avalia constantemente como as novas ferramentas de IA podem melhorar nossos serviços e entregas a nossos clientes. E, por meio de sua unidade IRKO BPS, trabalha com diversos sistemas, incluindo TOTVS, SAP (R3, Hana e B1), People Soft R11, Netsuite, M3, Newage, Netfactor, Contimatic, Linx, Irko Matera, EASY, JD Edwards, Movex, entre outros. Assim, estamos sempre prontos para atuar onde estão as necessidades e operações de nossos clientes, trazendo inovação e insights. Clique aqui e saiba mais!
Sobre a IRKO
Com mais de 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.
Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.
Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.
As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.