Sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria tributária

Compartilhe

A consultoria tributária é um tipo de serviço essencial para todo tipo de empresa. Ela servirá ao gestor fornecendo informações de grande valor sobre as questões fiscais do seu negócio, evitando o cometimento de erros simples que podem prejudicar as finanças da empresa.

Apesar da importância do assunto, muitos empresários não entendem, de fato, a real necessidade de contar com esse tipo de serviço em seus negócios; consequentemente, negligenciam a consultoria tributária na empresa.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como esse tipo de serviço funciona, bem como os sinais que indicam que sua empresa precisa dele. Acompanhe!

O que é a consultoria tributária e como ela funciona?

Podemos definir a consultoria tributária como um tipo de serviço realizado por uma empresa especializada nessa área que adotará uma série de procedimentos visando à adequação das questões fiscais do negócio, tais como:

  • apuração e recolhimento de impostos;
  • análise e cumprimento de obrigações acessórias
  • planejamento tributário.

Os trabalhos que são executados por uma consultoria tributária têm sentido preventivo, ou seja, evitar que os erros sejam cometidos. Afinal, para que uma empresa fique por dentro de tudo o que ocorre, seria necessário manter uma equipe fiscal altamente estruturada, com profissionais qualificados e experientes no mercado — algo que seria totalmente inviável para a maior parte das empresas brasileiras.

Como é muito difícil fazer esse tipo de acompanhamento, os empresários podem ficar parados no tempo e perder competitividade. Sendo assim, a consultoria tributária terceirizada contribui para a adequação fiscal do seu negócio, possibilitando que o gestor foque atenção e trabalhe no que, efetivamente, gera resultados para o empreendimento.

Quais sinais indicam que sua empresa precisa desse serviço?

Agora que você já entendeu o que é a consultoria tributária e como ela atua em seu negócio, veja quais são os sinais que seu próprio empreendimento emite de que necessita desse tipo de serviço. Continue lendo!

1. Multas fiscais

Um dos primeiros sinais que a empresa emite é o pagamento de multas fiscais. A maioria delas poderia ter sido evitada se tivessem sido observados todos os parâmetros legais determinados na Legislação.

O grande problema é que a maioria das ações que gera multas é devido à falta de conhecimento da Lei, problema que é quase que eliminado quando uma empresa conta com uma boa consultoria tributária.

2. Carga tributária alta

O Brasil, de fato, tem uma carga tributária elevada, porém, pagar impostos em um volume extremamente exagerado não é correto, isso é um sinal claro de que a empresa precisa de uma consultoria tributária.

Esse tipo de problema ocorre, geralmente, devido ao enquadramento tributário incorreto, impossibilitando que sua empresa possa obter todos os benefícios tributários que a própria Lei proporciona aos contribuintes.

O enquadramento tributário determinará o volume de impostos que sua empresa pagará. Muitos empresários acreditam que o Simples Nacional, em todos os casos, será a melhor opção e com a menor carga tributária. Entretanto, isso não é nada coerente. Isso porque, em algumas atividades, até mesmo o Lucro Real, um regime mais complexo, pode ser consideravelmente mais vantajoso que o Simples.

Por isso, esse tipo de definição deve ser pautado por muita análise e, preferencialmente, feita por profissionais qualificados que efetivamente entendam do assunto, ou seja, aqueles que trabalham em uma empresa de consultoria fiscal.

Como contratar uma consultoria tributária?

Para contratar uma boa consultoria tributária, você deve, inicialmente, avaliar o tempo de mercado dela, bem como o nível de profissionais que atendem nela. Verifique o quanto demoram os atendimentos realizados, as tecnologias que a empresa tem e disponibilizará para você e os diferenciais que ela é capaz de oferecer.

Analise se a equipe de profissionais recebe treinamentos constantemente. É fundamental que eles estejam acostumados a lidar com as questões fiscais de um empreendimento e estejam antenados às novidades e matérias mais sofisticadas sobre essa área.

Uma boa empresa de consultoria tributária deve resolver uma série de questões e atividades fundamentais para manter as questões tributárias de sua empresa em dia, entre elas:

  • análise de riscos para aquisições;
  • impostos de renda;
  • laudos para autos de infrações;
  • elaboração de planejamento tributário;
  • definição de processos fiscais.

Por fim, é fundamental que você conte com o apoio de uma empresa que, efetivamente, vista a camisa do seu negócio, conheça sua atividade e saiba aplicar a legislação tributária de forma eficaz em seu empreendimento.

Dessa forma, poderá contar com a consultoria tributária e fiscal da IRKO, uma empresa que já está há 60 anos no mercado atendendo a empreendimentos nacionais e multinacionais, oferecendo todos os serviços necessários para suprir todos os sinais que sua empresa emite de que necessita desse tipo de serviço.

Sendo assim, convidamos você a entrar em contato conosco. Assim, você poderá conversar com um de nossos especialistas para que possamos oferecer a melhor solução, tudo de acordo com suas necessidades.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.