Olá, sou Marcio Justo, você sabe o conceito de e-lalur e e-lacs? Bem-vindo ao IRKONNECTION.
O e-LALUR (Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real) e o e-LACS (Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da C.S.L.L) são livros fiscais destinados à apuração extracontábil do lucro real para fins de apuração do imposto de renda para empresas optantes ou obrigatórias a esse regime.
Todos os inputs informados no Lalur/Lacs devem ser lançados conforme o período de apuração que a empresa informou na entrega da DCTF (mensal, trimestral). Todos esses dados são registrados e enviadas anualmente na Escrituração Contábil Fiscal (ECF) por meio do Bloco M.
O Lalur e o Lacs são compostos por duas partes:
– Parte A: Contém informações sobre os lançamentos de ajustes do Lucro Líquido contábil do período, como adições, exclusões e/ou compensações. Essa parte conta com os registros M300 (e-LALUR) e M350 (e-LACS).
– Parte B: Contém informações sobre os valores que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos futuros, como prejuízos a compensar, depreciação acelerada incentivada etc., ou seja, destinada exclusivamente ao controle dos valores que não constem da escrituração comercial. Os registros da ECF que representam a Parte B são o M410 (e-LALUR e do e-LACS sem Reflexo na Parte A) e o M500 (Controle de Saldos das Contas da Parte B do e-LALUR e do e-LACS).
É importante salientar que os dados inseridos no bloco M, são uma das principais fontes de cruzamentos utilizados pela Receita Federal do Brasil, portanto é importante fazer essa checagem ou contratar um profissional qualificado para que sejam feitos os cruzamento dos dados necessário e com isso reduzir o risco de uma futura fiscalização ou termo intimação.
No próximo IRKONNECTION falaremos sobre as principais adições principais adições da Parte A do Lalur. Não percam!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time. Não se esqueça de acompanhar os nossos blogs em nosso canal no YouTube. Abraço!