Como um serviço contábil pode impactar na reestruturação societária?

Compartilhe

Tanto a reorganização como a reestruturação societária ocorrem por meio de alteração ou modificação na estrutura da sociedade, adaptando e alterando a forma de atuação no mercado. Isso surge por diversos motivos, sendo o reconhecimento da marca ou a capitalização de clientes com o mercado externo os principais. Há também o interesse dos sócios e acionistas devido ao planejamento tributário, nesse caso, visando a redução da carga tributária. 

Desse modo, reestruturar uma empresa é mais do que uma estratégia, pois impõe um processo de estudos específicos e aprofundados, a análise de risco e das demonstrações contábeis. Sendo que, em alguns procedimentos, isso exige o acompanhamento de peritos e de uma auditoria especializada. Consequentemente, é imprescindível que a reestruturação societária seja realizada com antecedência, respeitando as exigências previstas na legislação. Por esses motivos trouxemos um post para informar você sobre o tema. Boa leitura!

Saiba a importância de um bom serviço contábil e seus resultados 

Ao iniciar a reestruturação societária, seguindo os procedimentos obrigatórios e de acordo com a orientação do contador responsável, é preciso apresentar os tipos societários cabíveis e previstos na legislação Brasileira, mencionados na Lei 6.404/1976 e Lei 10.406/2002. Veja abaixo quais são eles.

Cisão 

Trata-se de uma transferência de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, podendo a cisão ser parcial, ocorrendo a transferência em partes da sociedade, ou total. Nesse caso, todos os bens da sociedade são cedidos e, no final do processo, a empresa cindida é extinta. 

Fusão 

Ocorre com a união entre duas ou mais empresas para constituir uma nova sociedade que a sucederá em todos os direitos e obrigações. Com a fusão, as sociedades anteriores são extintas. 

Incorporação 

sociedade incorporada é extinta, sendo absorvida integralmente por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações. Dessa forma, para que ela ocorra, é necessário que o processo seja aprovado em reunião de sócios ou em assembleia geral na presença de todos envolvidos (incorporada e incorporadora).

Portanto, nela, os peritos e auditores serão nomeados pela incorporadora, aprovando os laudos de avaliação e incorporação. 

Transformação 

Trata-se de uma alteração do tipo societário, logo, esse é um formato muito comum no dia a dia. Uma sociedade LTDA, por exemplo, ao ser transformada em S.A., não causa a destruição da sociedade no processo.

No entanto, respeitando as formalidades previstas em lei no processo de transformação, é necessário a aprovação unânime dos sócios ou acionistas. A não ser que o contrato social ou estatuto aprovar a mudança por maioria dos membros. 

Todavia, no processo de reestruturação societária, a lei exige para cada tipo societário o cumprimento de obrigações. Isso torna indispensável um outsourcing contábil especializado para realizar laudos, perícia e alinhar estratégias com demandas específicas do negócio. Consequentemente, traçando em um primeiro momento qual o tipo societário mais adequado e lucrativo para a sociedade. 

Diante disso, o outsourcing contábil especializado garantirá a entrega das obrigações acessórias específicas para cada tipo de reorganização, dentro do prazo estabelecido pelo Fisco Brasileiro. Essa ação visa garantir os bons resultados desse importante passo societário. 

Entenda o conceito de um serviço contábil de alta qualidade 

Na verdade, a contabilidade estratégica é uma aliada à gestão das empresas, pois cuida dos registros dos dados financeiros e, mais que isso, assume o papel de fomentar a evolução dos negócios. Já que ela acompanha as mudanças referentes à sociedade para um novo momento empresarial. Um exemplo foi a maneira o comportamento do consumidor devido à internet, logo, as empresas tiveram que se adaptar. 

Nessa nova cultura, os contadores buscam orientações de planejamento tributário, controle, gestão financeira e empresarial para oferecer um serviço de qualidade. Afinal, as demandas dos clientes estão maiores e mais acessíveis, de modo que, o negócio proporciona uma visão ampla para obter competitividade. Afinal, além de entregar nas datas corretas os documentos, ainda, serve de consultoria. Veja abaixo em mais detalhes.

Cumpre os prazos 

Ao ter uma assessoria contábil estratégica, a empresa conseguirá obter eficiência e rentabilidade. pois os profissionais da assessoria contratada atuarão como consultores de alto nível direcionados ao fluxo de caixa, mínimo produto viável, custos fixos e variáveis. Além disso, também serão essenciais para o cumprimento dos prazos e das obrigações fiscais e tributárias, incluindo a realização do planejamento tributário. 

Presta consultoria 

Essa inovação nos serviços de contabilidade garante auxílio no setor contábil, fiscal, trabalhista e financeiro para seus clientes. Sendo que ela visa não somente a reorganização, mas o desenvolvimento de uma assessoria adequada que vislumbra o futuro das empresas. 

Por que se deve contar com esse tipo de serviço para a área financeira da empresa 

As finanças corporativas, uma vez apoiadas pela contabilidade, entenderão a sua situação e a necessidade de encontrar uma estratégia de alinhamento, permitindo o trabalho com as equipes de gestão e contábil para as devidas correções do negócio.  

Assim, será possível identificar como circula o dinheiro da empresa e em que ele é gasto. Isso permite avaliar tendência para aumentar ou diminuir preços, melhorar os salários dos colaboradores e economizar. Tudo isso impactará de maneira positiva ou não nos lucros. Logo, a contabilidade deve oferecer serviços conforme mencionado abaixo. 

Transmitir obrigações fiscais e acessórias 

Entre as rotinas mais comuns está a entrega de obrigações acessórias, as quais os contadores realizam o serviço. Essa prática é essencial e existem soluções tecnológicas que ajudam nesse processo burocrático — que deve ser entregue no prazo para a Receita Federal. Assim, a empresa estará em dia com essas exigências, evitando multas ou sanções.

Veja como um serviço contábil de qualidade impacta na reestruturação societária  

O impacto que o serviço contábil proporciona na reestruturação societária permite que as demonstrações contábeis apresentem os resultados reais. Além disso, o especialista atua como consultor de gestão para avaliar e interpretar a rotina empresarial com a finalidade de organizar os termos contábeis, fiscais, previdenciários e trabalhistas. 

Logo, com esses dados as decisões são mais precisas, uma vez que, o contador está em conformidade com a lei vigente e os relatórios visualizem as finanças do negócio de forma holística. O profissional deve ter expertise em fluxo de caixa, balanço patrimonial, monitoramento, apuração do resultado com análise de receitas, custos, despesas, lucratividade e rentabilidade. 

Portanto, para realizar uma reestruturação societária, o serviço contábil é imprescindível no planejamento estratégico. Ele facilita tanto o balanço patrimonial como a definição de metas e objetivos.

Um exemplo disso é a IRKO, uma boutique de serviços profissionais que oferece outsourcing contábil e fiscal, folha de pagamento, gestão financeira, plataforma ERP de terceiros, consultoria tributária, fiscal, paralegal e órgãos públicos. 

Deseja saber mais a respeito? Entre em contato com nossa empresa para garantir a eficiência contábil do seu negócio.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.