Holding empresarial: o que é, quais os tipos e suas vantagens

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em Holding Empresarial? A Holding Empresarial é quando uma instituição detém grande parte das ações ordinárias de outra Sociedade. Uma Sociedade Holding representa todas as instituições do seu grupo.

A Sociedade Holding é responsável por fazer toda a gestão financeira, administrativa e política das outras organizações. A sua receita é feita de forma indexada aos pagamentos de lucro e dividendos realizados pelas instituições que estão sob seu controle. Portanto, quanto maior a quantia distribuída de dividendos, maior a receita das Sociedades.

Quer conhecer os diversos tipos de holding que existem no mercado? Então, continue lendo este artigo e descubra!

Holding mista

A Holding Mista e uma Sociedade que tem participação no capital de outras Sociedades e realiza também algumas atividades próprias. Sendo assim, ela tem a possibilidade de receber duas fontes de receitas: a principal, que são os dividendos distribuídos pelas Sociedade controladas, além de existir um acréscimo das atividades paralela de contribuição com os resultados recebidos pelas atividades que ela mesma exerce.  

Holding de controle

A Holding de Controle tem a competência de controlar o societário de uma ou diversas Sociedades. Ela tem a incumbência de realizar a administração sobre o próprio negócio, por mais que haja a participação de terceiros na empresa. Nesse tipo de gestão, o acionista majoritário fica livre de qualquer tipo de responsabilidade.

Holding de participação

Seu propósito é realizar a centralização da administração de outras participações societárias minoritárias. Isso ocorre quando o acionista minoritário não demonstra interesse em se envolver, de forma direta, na gestão da Sociedade. Por conseguinte, são os profissionais especializados os responsáveis pela administração do empreendimento.

Holding patrimonial

A Holding Patrimonial foi criada com o intuito de fazer a gestão de bens imóveis, por isso, tem a sua centralização focada na centralização da propriedade de bens. Seu compromisso é preparar e antecipar os bens de patrimônios pessoais tornando os mesmos empresariais e assim livrando os mesmos de uma suposta sucessão. Dentro dessa perspectiva, a principal finalidade de uma Holding Patrimonial é gerir bem os negócios para coletar dentre outros benefícios fiscais.

Holding administrativa

O papel da Holding Administrativa é a responsável por fazer a otimização da Sociedade, conforme quem detém o capital social da mesma. Com isso, se torna responsável por todas as decisões e iniciativas da equipe.

A Holding Administrativa tem a competência de substituir os sócios do quadro da empresa, sendo uma maneira de obter uma gestão especializada e garantir a profissionalização administrativa, por esse motivo os sócios já não fazem parte do quadro societário da Sociedade.

Holding setorial

O objetivo de uma holding setorial é agrupar várias Sociedades que têm os mesmos objetivos, de acordo com o seu setor de atuação, como comercial, industrial, rural, financeiro e outros. Ao ser especialista nesses setores, a holding setorial tem o compromisso de administrar, de forma abrangente, todas as Sociedades que estão sob sua gestão.

Sobre IRKO

Com quase 65 anos de atividade no mercado brasileiro, a IRKO atua junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos. Contamos com, aproximadamente, 400 colaboradores em nossas diversas operações e empresas, atendendo mais de 600 clientes. 

Nossas operações em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro oferecem um leque de serviços em Outsourcing e nossa empresa IRKO Hirashima, com sede em São Paulo, oferece serviços em Consultoria e Auditoria. O Grupo Irko é associado da SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum das firmas do IFAC.

Enfim, ao conhecer melhor o que é holding empresarial, concluímos que a holding administrativa é a mais abrangente, comparada aos outros tipos. Em vista disso, ela tem aptidão para promover diversas vantagens à instituição que representa, como maior controle e menor investimento; independência das entidades; delegação das atividades de gestão cotidianas; fortalecimento do conjunto de empresas; benefícios tributários e tantos outros que levam ao desenvolvimento do negócio. 

Gostou de conhecer sobre a holding empresarial e descobrir o quanto ela é importante para as organizações que desejam alavancar os seus resultados? Agora, uma iniciativa importante, é compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Ao fazer isso, vamos ajudar mais empresas a potencializar a sua gestão.

Posts relacionados

Deixe um comentário