Saiba quais os principais tipos de gestão patrimonial que existem

Compartilhe

Os proprietários de empresas e empreendedores que investem seu dinheiro no mercado precisam compreender valor do gerenciamento de patrimônio. A gestão patrimonial se refere ao planejamento e execução de estratégias que ajudam a aumentar os ativos e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos e os prejuízos do negócio.

O primeiro passo para ter uma gestão de patrimônio bem-sucedida é determinar se você deve fazê-la por conta própria ou se prefere contar com um especialista que tenha anos de experiência em práticas de gerenciamento de ativos. Afinal, um profissional poderá ajudar a expandir seus negócios com mais agilidade e segurança ao longo do tempo.

Deseja entender melhor o que é gestão patrimonial e por que ela é importante? Falamos com Daisy Luque Bastos, sócia da IRKO e líder do Paralegal da empresa. Saiba mais com a leitura deste post!

Compreenda o que é gestão patrimonial

A gestão patrimonial é a atividade realizada pelos gestores que visa ao acompanhamento e ao balanço do patrimônio do negócio, mantendo equilíbrio dos custos e da sustentabilidade da empresa. Para ter sucesso nessa área, é necessário entender como funcionam as técnicas aplicadas e quais tipos de ativos você pode gerenciar para obter resultados relevantes por meio de suas rotinas.

Além disso, a gestão de patrimônio é uma prática que pode fornecer algumas informações para a criação de novas estratégias e a ampliação dos lucros. Ela ajuda a economizar dinheiro, elevar os ativos, aumentar a rentabilidade e atingir os seus objetivos financeiros. Portanto, ela é indispensável para quem pretende fazer novos investimentos, mas precisa descobrir por onde começar.

Veja como a gestão patrimonial funciona na prática

A gestão patrimonial é uma maneira segura de acumular riquezas. Entretanto, é importante saber como ela funciona para determinar como lidar com os ativos e decidir o que fazer com os recursos financeiros. Comece fazendo um inventário empresarial ou descrevendo uma relação com todos os bens da empresa.

Elabore um manual de procedimentos sobre o gerenciamento dos ativos e especifique como cada item deve ser registrado e mantido no negócio. Procure planejar os orçamentos para investir conforme os faturamentos. É possível utilizar instrumentos com diagramas, planilhas, tabelas, softwares ou sistemas de gestão para agilizar os processos, depende do modo que você mais se identifica.

Confira os tipos de gestão patrimonial 

Existem três tipos principais de gerenciamento de patrimônio que você deve conhecer. A gestão patrimonial das empresas, normalmente, é mais ampla e impessoal do que a administração pessoal, tendo em vista que envolve organizações empresariais.

A seguir, forneceremos detalhes sobre cada modalidade para que você escolha aquela que parecer ideal para o seu negócio!

Wealth Management

Essa é a modalidade de gestão de patrimônio cujo foco está no gerenciamento dos ativos. O método visa a criar riquezas com um processo que envolve a obtenção de lucros oriundos de ações ou outros investimentos. O gestor analisa tudo o que impacta a vida financeira da empresa: fluxo de caixa, renda, impostos, entre outros.

Consultorias empresariais

Os profissionais que realizam as consultorias empresariais podem auxiliar os gestores com pesquisa de mercado, análise competitiva e validação de nicho. Se você não sabe que tipos de serviços são mais vantajosos para a sua empresa, aposte nesse tipo de gestão para validar suas ideias como viáveis. Um consultor é fundamental para ajudar a tomar decisões acertadas

Bancos de investimento

A gestão patrimonial pode contar com um banco de investimento para auxiliar a levantar capital para os empreendimentos. A modalidade fornece recursos para ajudar as empresas a prosperar por meio de estratégias inteligentes. Além disso, uma parceria pode oferecer serviços de gerenciamento de patrimônio, consultoria financeira e gestão de ativos, como ações e títulos.

 Esses são os principais tipos de gestão patrimonial que existem disponíveis no mercado! Essas práticas são relevantes para que as organizações se mantenham ativas e possam gerar receitas no decorrer do tempo. Aposte no gerenciamento dos recursos financeiros e dos ativos da sua empresa e obtenha excelentes resultados.

Gostou do conteúdo? Siga o nosso perfil no LinkedIn!

Sobre a IRKO

Com quase 65 anos de atividades no mercado brasileiro, a IRKO atua junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos. Contamos com aproximadamente 400 colaboradores em nossas diversas operações e empresas, atendendo mais de 600 clientes. Nossas operações em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro oferecem um leque de serviços em Outsourcing e nossa empresa IRKO Hirashima, com sede em São Paulo, oferece serviços em Consultoria e Auditoria. O Grupo Irko é associado da SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum das firmas do IFAC.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.