Fundos de Investimentos Imobiliários

Compartilhe

Olá, sou Leonardo vocês sabem o que são fundos de investimento imobiliários?
Bem-vindos ao Irkonection !

Antes de começarmos, já publicamos alguns vídeos aplicáveis a empresas do segmento imobiliário como Dimob, RET, CPC 28… Se vocês ainda não viram, não deixem de conferir os links estarão nos comentários aqui em baixo desse vídeo.

Mas afinal o que são fundos de investimento Imobiliários FII’s?
Os FFI’s fundo imobiliário é uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. OS FII’s compostos por investimentos do setor imobiliário, como, shoppings, prédios comerciais, ativos, etc e Assim como nos Fundos de Investimentos, eles têm o patrimônio dividido em cotas de valores iguais

Portfólio
Existe uma variedade de empreendimentos imobiliários em que os fundos podem investir – e a escolha da estratégia de investimento e do que entra no portfólio é o que determina o nível de risco e o potencial de retorno de cada carteira.

Como funcionam os Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários têm um gestor especializado que, diariamente, faz o acompanhamento do patrimônio e do mercado. De acordo com os resultados obtidos, ele faz as alocações necessárias. O objetivo é ter a máxima rentabilidade. Para isso, a maioria dos fundos compram imóveis comerciais com bom potencial para conseguir renda através da locação.
Por lei, os FII’S são obrigados a distribuir rendimentos, no mínimo, uma vez por semestre. Muitos, no entanto, optam por realizar pagamentos mensais aos investidores, sendo uma fonte de renda recorrente.
O volume de rendimentos depende da política de investimento do fundo. A renda do aluguel dos imóveis pertencentes à carteira é a mais comum, mas os fundos também podem ganhar com a incorporação, com a venda dos direitos reais sobre os imóveis ou com os juros de títulos e valores mobiliários.

Qual a tributação sobre Fundos Imobiliários (FIIs)

Os Fundos Imobiliários só são isentos de imposto de renda quando se trata dos rendimentos para a pessoa física — no qual o investidor deve ter menos de 10% do total de cotas do fundo negociado na bolsa e o fundo ter, no mínimo, 50 cotistas.
Porém, mesmo na situação de isenção é necessária a declaração do Imposto de Renda. Caso o investidor venda cotas de FIIS, com ganho, é necessário pagar 20% do Imposto de Renda e a declaração das cotas vendidas deve ser recolhida no mês seguinte a venda
No caso de Pessoa jurídica deverá ser observado o regime tributário elencado pela empresa na determinação da tributação dos rendimentos.

Algumas vantagens de investir em Fundos Imobiliários

Facilidade
Comprar e vender cotas de fundos imobiliários é muito mais fácil do que adquirir um imóvel de forma física, através da sua instituição financeira facilmente você poderá ter acesso as opções de investimentos

Liquidez
Como existe a possibilidade de venda das cotas em qualquer momento a liquidez é maior que de um imóvel.

Diversificação
Os Fundos Imobiliários são excelentes investimentos para a diversificação. O primeiro ponto é o próprio setor de atuação, que é diferenciado em relação aos demais investimentos.

Maior rentabilidade
A rentabilidade dos Fundos Imobiliários (FIIs) costuma ser maior do que a de um imóvel físico. Geralmente, o patrimônio é composto por empreendimento utilizados por empresas reconhecidas e shoppings de grandes cidades.

Como comentado esse segmento existe diversas particularidades e obrigações acessórias especificas a serem entregues as autoridades fiscais, dessa forma se precisar de ajuda, nosso time de especialistas estão a disposição para debater esse ou outros temas inerentes ao seu negócio.

Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nosso canal oficial no Youtube, o Irkoconection..

Compartilhe

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.