Como conquistar eficiência tributária? Entenda!

Compartilhe

A legislação brasileira é complexa e pode variar em algumas questões de acordo com a região, o que gera uma série de desafios para qualquer empresa. Por um lado, a falta de eficiência tributária pode trazer problemas legais e até multas; por outro, quando ela acontece, a organização tem um desempenho melhor e pode até reduzir alguns custos. Mas, afinal, como alcançar um alto nível de qualidade na gestão desses processos?

Para responder a essa e outras perguntas sobre o tema, criamos este conteúdo especial em parceria com Sergio Gomes, gerente da área tributária da IRKO Hirashima e especialista no assunto. Confira a seguir por que isso é tão importante e como se adequar!

Saiba mais sobre a importância da eficiência tributária em um negócio

Um primeiro ponto que costuma gerar dúvida nas pessoas é o real significado de ter eficiência tributária em um negócio. Estamos falando apenas de cumprir as regras estabelecidas pela lei? Na verdade, a coisa vai um pouco além disso, já que existem diferentes formas de lidar com o assunto.

Sergio Gomes explica que uma boa gestão tributária envolve procedimentos que aperfeiçoam a forma de recolhimento de tributos, levando em conta o planejamento estratégico do negócio e a possibilidade de reduzir custos. Em outras palavras, é essencial encontrar uma forma de alinhar as obrigações fiscais aos objetivos da empresa.

Nesse sentido, é por meio da eficiência tributária “que se assegura uma boa administração do negócio com a interpretação exata das leis, o pagamento correto dos impostos e, em muitos casos, a redução da carga tributária“, complementa Sergio. Veja que, na prática, isso pode trazer uma economia financeira valiosa.

Já a ausência de uma boa estratégia pode trazer problemas. “A falta de uma gestão tributária eficiente poderá resultar em multas e outras penalidades aplicadas pelas autoridades fiscais, bem como um aumento de custos tributários através do recolhimento indevido ou maior de tributos”.

Levando em conta a complexidade da legislação brasileira, existem algumas práticas que podem facilitar o aperfeiçoamento dessa gestão.

Aprenda a alcançar a eficiência tributária na sua empresa

O primeiro passo é entender exatamente que tipo de desempenho queremos alcançar. Nas palavras do gerente da área tributável da IRKO, um bom critério é “o tratamento tributário adequado das entradas e saídas financeiras e de produtos, bem como o acompanhamento da legislação e as adequações necessárias para atender a todos os requisitos determinados por essas regulamentações”.

Veja que não se trata apenas de observar as obrigações legais e manter a conformidade: é fundamental ter melhoria contínua na execução. Vejamos, então, as melhores práticas indicadas por Sergio para ser realmente eficiente na gestão tributária.

Escolha corretamente o regime de tributação

Conhecer o sistema tributário é essencial. Sergio aponta que, se possível, o empresário deve conhecê-lo antes mesmo de abrir o negócio. Ainda assim, o ponto está na escolha do regime de tributação: é preciso considerar as possibilidades antes mesmo de fazer a escolha. Afinal, isso influenciará no volume e na forma de pagamento dos impostos.

Faça um planejamento tributário

Definido o regime, é hora de estabelecer qual será a estratégia de recolhimento dos impostos. O objetivo aqui é “avaliar alternativas de redução de carga tributária“.

Conheça as oportunidades

Precisamos saber ir além do conhecimento sobre as obrigações legais. O ponto é que há uma série de oportunidades que nem toda empresa conhece e, por isso, deixam de se beneficiar de algo que está ao seu alcance. Sergio dá um bom exemplo disso: os eventuais incentivos fiscais criados pelo governo, a nível federal, estadual ou mesmo municipal, para um setor específico do mercado.

Coloque a tecnologia para trabalhar a seu favor

Sergio é bem objetivo: “aposte em um software de gestão tributária apto para atender as regras brasileiras“. Com documentos e informações centralizados em uma interface única e integrada, a ocorrência de falhas humanas, de fraudes ou de erros de cálculo pode ser reduzida, evitando gastos excessivos com impostos pagos indevidamente ou mesmo com multas.

Conte com o apoio de um especialista

Não basta fazer apenas um planejamento. Sergio explica que a especificidade da legislação exige a presença de uma equipe de especialistas que entenda com profundidade as demandas daquele setor do mercado. Além da complexidade das regras, o Brasil realiza mudanças com muita frequênciao que torna necessário um acompanhamento constante daquilo que é alterado.

Por isso, uma equipe de especialistas é essencial para qualquer empresa que almeja ter eficiência tributária. A boa notícia é que você não precisa montar internamente um grande time para lidar com essa questão.

Entenda por que é fundamental contar com o apoio de especialistas

O serviço de consultoria tributária é uma ótima solução para quem busca eficiência tributária — e a IRKO é referência nesse mercado de outsourcing, atendendo mais de 600 clientes em todo o Brasil.

Veja como funciona

A IRKO oferece uma série de serviços tributários. Sergio lista os principais:

  • revisão da apuração dos impostos;
  • revisão do preenchimento das obrigações acessórias;
  • planejamento tributário;
  • levantamento de créditos tributários;
  • levantamento de riscos tributários;
  • preparação e entrega ao fisco das rotinas fiscais.

Como você pode ver, são atividades que você pode deixar nas mãos de quem é realmente especialista no assunto, reduzindo as chances de falha humana ou de ineficiência na execução da estratégia. Além disso, a IRKO Contábil é uma boutique completa de serviços de outsourcing e conta com tecnologia de ponta que vem sendo desenvolvida e aprimorada a mais de 30 anos.

Nesse caso, o serviço pode ser prestado diretamente por meio das soluções digitais da IRKO — tanto para empresas de grande porte, quanto para pequenas e médias organizações.

Saiba por que a IRKO é referência no mercado

A IRKO tem uma série de diferenciais construídos ao longo de 60 anos de experiência no Brasil, com clientes nacionais e internacionais. Para começar, Sergio explica que “nossos trabalhos serão conduzidos por especialistas, sempre sob a responsabilidade geral de um sócio e de um gerente sênior“. São times de consultoria muito experientes e dedicados.

O foco é justamente agregar valor ao cliente. Por isso, a IRKO não faz apenas a execução das atividades tributárias, mas ajuda sua empresa a encontrar uma estratégia mais eficiente e que traga mais benefícios fiscais.

“Cada cliente conta com uma equipe especialista em seu segmento”, detalha Sergio. O atendimento é personalizado, levando em conta as demandas de cada cliente. A constante atualização do conhecimento técnico desses times também merece destaque.

Oferecemos oportunidades de capacitação e aprimoramento para nossos profissionais, por meio da nossa universidade corporativa, a UnIR, entre outras inciativas”. O resultado, conclui Sergio, é um nível crescente de competência e eficiência na execução dos serviços.

Como você pôde ver, o assunto exige atenção das empresas, pois impacta diretamente os resultados do negócio. Então, coloque essas dicas para trabalhar a seu favor e conquiste a eficiência tributária em pouco tempo. Os resultados, como mostramos aqui, são excelentes!

Quer entender como a IRKO ajuda sua empresa no setor específico em que ela atua? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.