Conheça 3 vantagens da contabilidade digital

7 minutes to read

Todas as mudanças que ocorrem no mundo afetam diretamente as empresas e suas rotinas. Primeiro foi a revolução industrial, trazendo uma grande revolução tecnológica. Com o passar do tempo, ocorreu a revolução digital que informatizou e modernizou todas as rotinas empresariais, nesse contexto surgiu a contabilidade digital.

A contabilidade e uma ciência social que tem por principal objetivo controlar o patrimônio. Até pouco tempo, ela era considerada apenas para fins fiscais. Contudo, com tamanha gama de informação surgindo a todo momento, a otimização das apurações contábeis, assim como uma rápida geração de relatórios que dão seguridade a tomada de decisão se fez necessário.

Neste post, você encontrará as 3 principais vantagens da contabilidade digital. Leia atentamente e entenda!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade era vista como algo puramente tributário, que muitas vezes trazia informações obsoletas para seus usuários. Isso ocorria, pois os empreendedores só observavam o balanço patrimonial.

Esse demonstrativo faz parte do conjunto de demonstrações contábeis obrigatórias para a maioria das empresas. Contudo, ele é formulado apenas no final do exercício civil, de 1º de janeiro à 31 de dezembro. Logo, o gestor só terá tais dados depois do ocorrido, muitas vezes servindo apenas como informativo.

A contabilidade digital veio para agilizar e otimizar os processos, ela não é uma substituta dos profissionais contábeis e da contabilidade tradicional, mas sim uma aliada que integra as novas tendências de contabilidade, que auxiliam os contadores a estarem antenados às tendências do mercado, trazendo as informações em tempo hábil para o planejamento estratégico.

A informatização dos processos abrange além de rapidez, uma maior integração de dados e softwares, reduzindo consideravelmente a quantidade de erros. Com o uso das tecnologias, o setor contábil passou a usar em grande escala todos os arquivos gerados dos diversos setores.

Além disso, com as novas exigências fiscais, essa integração passou a ser determinante para estar em dia com o fisco. Obrigações acessórias como e-Social, Sped, EFD, entre outras, exige com que as empresas direcionem cada vez mais seus recursos para a atualização da tecnologia em seus estabelecimentos, pois todas essas declarações são feitas diretamente por meio digital.

Como se pode perceber, surgiram diversas demandas, que somadas as que já existiam reforçou a necessidade de atualizações e um maior cuidado junto as legislações, fisco e decisões gerenciais. Logo, as atividades práticas como apuração de tributos, conciliação bancária, folha de pagamento, livros contábeis e livros fiscais e muitas outras que requeriam tempo, agora podem ser realizadas em um menor período.

Quais são suas vantagens?

Toda essa evolução apresenta muitos desafios para os profissionais da área, mas com a devida atenção e aplicação de forma correta das novas ferramentas é possível atingir os objetivos de forma mais ágil. Nesse contexto, veja as principais vantagens da contabilidade digital.

  1. Aumento da produtividade

Os empreendimentos necessitam crescentemente de mais recursos que os coloquem a frente de seus competidores, sem demora, as informações contábeis são um importante instrumento que traz meios com que as decisões sejam feitas estrategicamente.

Para que isso seja praticável o contador precisa despender de horas, é nesse momento que quem está usufruindo da contabilidade digital está largando na frente, pois ela certamente possibilitou a inserção de novos serviços a dispor dos clientes.

Além disso, contribuiu para a organização do tempo, dessa forma, eles executam suas rotinas diárias rapidamente e com a mesma qualidade. Liberando os profissionais para trazer à tona dados e relatórios de consultoria, algo que todo negócio necessita.

  1. Seguridade na tomada de decisão

Como já comentado, para que as ações sejam efetivas para a alavancagem dos resultados, é preciso ter acesso a relatórios, gráfico e apontamentos que dão segurança aos gestores sobre o tudo que ocorreu e projeções com indicadores para o futuro.

A integração de diversos setores além de tornar o processo mais ágil, garante um menor risco de erros durante o processo. Sendo a contabilidade o final do sistema, e as empresas um grande sistema, formado por seus subsistemas, onde cada departamento tem suas rotinas que geram dados que são necessários para outros setores.

Em um sistema tradicional, as escriturações eram geradas de forma manual e levavam alguns dias para que todos os dados fossem compilados e o setor contábil o demonstrassem. Qualquer dado informado de forma errônea ou equivocada poderia acarretar grandes prejuízos em longo prazo.

A evolução para sistemas digitais contábeis é fundamental nesse processo de transição do modelo manual para integrações e gerações de base de dados automáticas, pois é capaz de trazer apontamentos fidedignos de forma rápida e ampla.

  1. Segurança das informações

Toda empresa trabalha com dados, indicadores e informações que são sigilosas perante o mercado externo, por esse motivo ter confiança que a base de uma empresa está segura e não se perderá com o passar dos anos é essencial.

A contabilidade digital trouxe mais esse benefício para os negócios, tudo que se é produzido quanto informação, desde demonstrativos gerados por softwares até documentos digitalizados, hoje podem ser salvos na nuvem, do inglês cloud computing, armazenando tudo que for gerado, permitindo o acesso a qualquer hora e de qualquer local, desde que se tenha uma conexão de internet.

Como implantar a contabilidade digital no seu estabelecimento?

O principal objetivo desse novo meio é viabilizar informações de forma a atender melhor os clientes, lhes disponibilizando acesso remoto, retorno em menor tempo, compartilhamentos acessíveis, ou seja, tudo ao alcance dos usuários.

Obviamente, para que todo esse processo seja realizado é necessário investir em ferramentas, softwares e produtos que se alinhem as necessidades tanto da empresa, quanto do que ela desejar disponibilizar para sua clientela.

Dentro desse contexto, é fundamental pesquisar e analisar todas as empresas que estão no mercado, verificar todos os produtos que elas dispõem, sua experiência e reputação no mercado.

Contudo, para que essa implantação seja satisfatória para todos os envolvidos é importante que os gestores conheçam os produtos que servirão de ponte para a integração e implantação dessa modalidade.

Itens como o irkoflow e kpboard trazem inovações nas maneiras de demonstrar e disponibilizar as informações, facilitando a interpretação dos principais usuários, além de manter com segurança os dados históricos do empreendimento.

A contabilidade digital é algo que está batendo a porta de todas as empresas e, não só no ramo contábil, mas também em áreas relacionadas as leis, que também estão passando por essa transformação, é o caso do direito digital. Cabe aos usuários desses processos se adaptarem as novas tecnologias para não ficarem defasados frente a essa evolução.

Gostou de saber um pouco mais sobre contabilidade digital? Que tal conhecer um pouco mais sobre um produto que é diferencial nesse meio! Não deixe de ler “Irkoflow: veja como facilitar processos burocráticos de documentos“.

Posts relacionados

Deixe um comentário