Como otimizar a auditoria das demonstrações contábeis?

7 minutes to read

As rotinas contábeis de uma empresa figuram como um dos grandes pilares que sustentam as suas atividades. Além de garantir a regularidade do negócio face à legislação, os processos ligados à contabilidade são elementos estratégicos capazes de demonstrar a performance e a saúde financeira da empresa em um determinado período.

Por esses e outros motivos, a auditoria das demonstrações contábeis tem um valor decisivo na gestão empresarial. Essa prática é responsável por assegurar a eficiência dos processos, reduzindo as falhas, riscos e a possibilidade de perpetuação de situações prejudiciais para o negócio.

Nesse contexto, otimizar esse processo de auditoria é, sem dúvida, uma demanda recorrente em um cenário empresarial como o atual, em que a competitividade e a regulação constante acabam por exigir um rigor operacional extremo.

Diante da importância desse tema, preparamos este artigo para mostrar como é possível otimizar a auditoria de demonstrações contábeis de uma empresa e fortalecer suas atividades. Continue a leitura e saiba mais!

Importância da auditoria de demonstrações contábeis para a empresa

O serviço de auditoria externa pode ser contratado por qualquer empresa. No entanto, apenas aquelas companhias que operam com negociação de ações na bolsa de valores, empresas com faturamento anual acima de R$300 milhões ou capital social que excede R$240 milhões, ou que atuam em mercados regulados — pelo Bacen, Susep, CVM e SPC, por exemplo —, estão legalmente obrigadas a realizar a auditoria.

Na prática, a auditoria contábil é de suma importância para as operações empresariais. Esse expediente aumenta a credibilidade das demonstrações contábeis junto a bancos, fornecedores e investidores, além de reforçar dois atributos extremamente valiosos no cenário empresarial atual: o compliance e transparência nas relações.

Normalmente a auditoria contábil é exigida em grandes operações societárias, como fusões, incorporações e aquisições por parte de investidores estrangeiros e fundos de investimentos. Além disso, é uma medida essencial para se adequar às demonstrações contábeis com as práticas contábeis adotadas no Brasil e às normas internacionais de contabilidade. 

Esses fatores auxiliam o gestor da empresa na tomada de decisões, na avaliação do seu ambiente socioeconômico e no monitoramento do ambiente de controle da companhia. Tudo isso a partir de dados confiáveis, auditados por metodologias e empresas reconhecidas no segmento.

Indo além, a auditoria das demonstrações contábeis também tem grande importância para as pequenas e médias empresas. Devido à sua natureza, estrutura e maturidade operacional, essas companhias podem ainda não dispor de fluxos operacionais definidos de forma sólida, o que abre margem para erros.

Nesse cenário, por sua vez, a auditoria externa é um dos caminhos para se identificar pontos de atenção e apontar informações importantes para a boa governança corporativa. Com esse apoio, o empreendedor pode adaptar sua rotina administrativa para contar com estes dados, sabendo como apresentá-los de maneira clara e objetiva sempre que necessário.

Nem todos os gestores e/ou investidores entendem esses benefícios e acabam tomando a decisão de ter ou não uma auditoria externa, apenas pelo custo e não como investimento.

Principais erros cometidos nesse processo de auditoria

Apesar da grande importância e impacto que a auditoria das demonstrações contábeis apresenta na realidade das empresas, erros ainda são cometidos que impactam nos resultados dessa atividade. A seguir, listamos alguns dos principais deles. Vejamos!

Não dar a devida atenção à auditoria

Inicialmente, um erro grave cometido por empresas é não dar a devida atenção aos processos de auditoria. Em mercados mais competitivos e de grande circulação de capital, ou mesmo aqueles em que a regulação é mais intensa, eventuais falhas em demonstrações podem não apenas macular a imagem do negócio no mercado, mas ocasionar a incidência de multas e procedimentos investigatórios dispendiosos e altamente prejudiciais para as operações da empresa.

Insistir na centralização dos processos

Outro erro comum cometido por gestores e líderes empresariais é insistir na centralização dos processos de auditoria interna, assumindo a total execução, mesmo quando não se dispõe do conhecimento necessário para tanto.

Essa postura é totalmente desaconselhada, pois, devido à complexidade da legislação contábil e alto rigor técnico, não são todos as empresas que dispõem de pessoal e estrutura adequada para operacionalizar uma auditoria interna eficaz.

Nesses casos, a inexperiência da empresa somada à falta de conhecimento sobre o mercado, normatizações, além dos fatores que podem gerar impactos contábeis, certamente podem aumentar a probabilidade de rupturas no compliance e na qualidade dos expedientes contábeis. Diante disso, o mais indicado é terceirizar a auditoria, assim como é feito no outsourcing financeiro.

Formas de otimizar a auditoria de demonstrações contábeis

Apesar da normatização e padronização de muitos processos exigidos em uma auditoria, determinados fatores externos e internos também devem ser levados em conta no momento de realização, a fim de torná-la ainda mais eficiente e eficaz, garantindo o cumprimento de todas as formalidades.

Nesse sentido, é válido mencionar que o conhecimento prévio do mercado e da atividade desempenhada pela empresa auditada, contribui significativamente para identificação de fatores que podem gerar impactos contábeis decorrentes do mercado em que se atua, bem como identificar as áreas críticas que podem ser relevantes para o processo de auditoria das demonstrações contábeis.

Além disso, um planejamento em conjunto com os responsáveis da administração pode dirimir erros e retrabalhos na aplicação dos procedimentos de auditoria obrigatórios. A qualidade das informações contábeis e o nível de detalhamento recebido, também contribui para uma maior agilidade no entendimento das áreas e conclusão sobre cada uma.

Todos esses fatores contribuem para uma otimização dos trabalhos de auditoria, mas, ao mesmo tempo, quando não encontrados, dificultam o processo o tornando moroso e consequentemente mais caro.

O diferencial da IRKO no processo de auditoria contábil

De maneira resumida, como foi pontuado, a otimização da auditoria das demonstrações contábeis se apoia na preparação prévia do procedimento, o que abarca um estudo sobre a empresa e o mercado no qual se atua, planejando as ações. No mesmo sentido, essa otimização também depende do acesso a informações de qualidade, confiáveis, e de trabalho em conjunto entre a empresa auditada e a responsável pela auditoria.

Nesse contexto, sobretudo na fase de planejamento, a IRKO pode oferecer um suporte estratégico e altamente especializado para conduzir a auditoria das demonstrações contábeis da sua empresa.

Com o apoio de profissionais renomados, processos inovadores e as soluções adequadas, a IRKO tem todo o aparato necessário para assegurar que a auditoria seja realizada de maneira eficiente e para garantir que os devidos procedimentos e testes executados conduzam a riscos mínimos e aceitáveis.

Para tanto, toda a expertise IRKO é empregada, além de um grande número de variáveis importantes, como:

  • fatores externos que impactam o negócio;
  • natureza e características da empresa;
  • objetivos e estratégias da companhia;
  • objetivo e estratégia da auditoria;
  • riscos prováveis;
  • ambiente interno;
  • testes e amostragens.

Por fim, como foi possível perceber, a auditoria das demonstrações contábeis é um processo extremamente importante para os negócios, ao mesmo tempo em que é uma tarefa complexa, rígida e altamente técnica. Por essas razões, contar com o serviço de auditoria externa oferecido por uma empresa experiente, como a IRKO, pode reduzir os riscos de erros, além de reforçar a qualidade do procedimento, formulando demonstrações mais confiáveis e condizentes com os padrões exigidos nacional e internacionalmente.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em otimizar a auditoria contábil da sua empresa? A IRKO tem a solução ideal. Entre em contato conosco e saiba mais!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário