Como fazer uma empresa crescer? 6 dicas para expandir os negócios

Compartilhe

É muito comum encontrarmos empresários que investem na expansão do seu empreendimento apenas com dinheiro no caixa. Mas para fazer uma empresa crescer, não é só o capital que ajuda. Tudo depende da estratégia que será traçada. Por exemplo, há empresas que preferem ganhar em market share e depois equalizar os resultados, buscar investimentos e ampliar a carteira de clientes.

A expansão se baseia no crescimento das vendas, mas como o empresário deve se comportar? Não importa se ele é focado no lucro ou não, já vimos empresas que preferem vender pouco, mas com muito lucro e outras que prezam pela quantidade de vendas e lucro baixo. Tudo vai depender dos planos que foram traçados de modo geral.

Por isso é importante criar um planejamento e alinhar todos os colaboradores em prol do mesmo objetivo. Separamos 6 dicas para te ensinar a como fazer uma empresa crescer de forma sustentável e com bons números. Confira no texto!

Como fazer uma empresa crescer financeiramente?

Temos que pensar em uma estratégia comercial (marketing e imagem da empresa), cuidados com a qualidade e pós-venda para que o cliente continue fiel a marca, treinamento de pessoal, aspecto logístico etc. Tudo deve ser colocado na mesa para ser discutido e avaliado.

  1. Plano de negócio

Caso o empresário não desenvolva uma boa estratégia de venda e de negócio, o dinheiro vai embora. É preciso ficar atento às movimentações dentro da empresa para identificar os pontos de melhorias e aplicar os planos para aquele setor. O microgerenciamento, em muitos casos, é o ideal para identificar situações que não são fáceis de perceber.

Imagine uma empresa que sofre uma grande perda financeira de uma vez, um momento que é identificado facilmente. Porém, se possui muitas lojas e cada uma vem apontando pequenos prejuízos, essa perda não é facilmente vista e causa perda da rentabilidade da empresa.

É importante que cada processo tenha dono, diretrizes bem estabelecidas e monitoramento frequente. A projeção para a linha de produto e serviços, deve ser estabelecida junta com gestores para definir métricas e depois monitorá-las de acordo com sua performance.

  1. Vantagem competitiva

Para conhecer as suas vantagens competitivas, é importante seguir as 5 Forças criadas por Michael Porter. Elas estipulam que há leis que todo empresário deve seguir para entender sua força e como ganhar o mercado. São elas:

  • rivalidade entre concorrentes — Analisar a concorrência e considerar as disputas diretas e indiretas do setor que está inserido;
  • ameaça de novos entrantes — Ficar atento as novas empresas do segmento;
  • poder de barganha dos clientes — Colocar os consumidores no centro das decisões da empresa;
  • poder de barganha dos fornecedores — Considerar o número de fornecedores no mercado. Quanto mais, maior será o seu poder de barganha;
  • ameaça dos produtos substitutos — Conhecer quais os produtos podem ser usados para substituir o seu;
  1. Experiência do cliente

O seu negócio deve ser focado no consumidor, pois é ele quem vai fazer a melhor divulgação do seu produto ou serviço. Se a experiência do cliente for positiva, é o que vai ajudar a empresa a ter reconhecimento e autoridade no mercado, sendo digna de confiança e de indicações. Mas, a experiência do cliente não envolve somente o pós-venda, mas todo o contato que ele vai ter com a empresa. Por isso, os atendentes devem estar preparados para dar a segurança que as pessoas buscam na hora de confiar em um produto ou serviço.

  1. Divulgação

A internet é a principal mídia que temos a disposição e com a vantagem de ser um meio que exige poucos gastos para divulgação. No Brasil, estima-se que são quase 150 milhões de pessoas conectadas. Investir no formato digital é uma forma de ampliar a comunicação direta com seus clientes e criar estratégias de marketing mais eficientes, que além de fidelizá-los, vai ajudar a encontrar parceiros para a sua empresa.

  1. Parcerias e networking

Uma das melhores práticas para fazer uma empresa crescer é investindo em parcerias e criando uma rede de contatos que vão ajudar o empreendedor a trabalhar com outras soluções para o seu negócio. Podem ser fornecedores que atendem melhor a sua necessidade, ou lojas e sites para ampliar a sua divulgação. Esse é um plano que não gera custo adicional e tem bom retorno financeiro.

  1. Plano B

Existem muitas empresas que ignoram a necessidade de um plano B. Elas apostam no primeiro planejamento e acabam colocando o negócio em perigo. Se a primeira opção não funcionar, a empresa se complica em relação a mercado, solvência etc. Por isso, trabalhar com uma ideia substituta é uma forma de assegurar o mínimo crescimento. Sem colocar a empresa em risco e ainda com a possibilidade de testar modelos.

O que considerar antes da expansão do negócio?

Antes de pensar a expandir o seu negócio é preciso ficar atento a alguns pontos para que o processo seja muito bem pensado e analisado. O maior problema dos empresários nesse momento é se guiar por meio da empolgação, sem um crescimento sustentável, com gastos sem planejamento e sem avaliação de risco.

O primeiro ponto que deve ser desenvolvido é o documento geral para apontar aonde a empresa deseja chegar e quais serão as estratégias que serão usadas para alcançar o objetivo. Para isso, é preciso alinhá-los com as equipes, gestores e colaboradores para que cada um saiba exatamente sua função e o impacto do seu trabalho nesse plano.

As questões tributárias do produto devem ser levadas em consideração, principalmente em um país aonde cada estado tem sua própria legislação. Conhecendo qual as taxas que serão cobradas, o empresário consegue definir seu preço sem prejudicar a margem final de lucro.

É comum empresas deixarem essa análise em segundo plano e na hora performar a venda, perceberem que a rentabilidade não é a planejada. Tudo graças a tributação que é diferente do que foi colocado no seu budget. É preciso fazer um levantamento dos cenários, principalmente em negócios que tem uma ramificação maior. O Tax planning será fundamental para determinar qual o melhor caminho no ponto de vista de custo tributário e logístico.

Junto com todos esses estudos, o empresário consegue traçar o valuation do seu negócio e definir uma meta para atingir o crescimento esperado. Esse indicador é utilizado para as empresas conseguirem financiamento, investimentos ou outras aplicações de capital. Além de ajudá-la a se destacar no mercado como um negócio bem estruturado financeiramente.

Por que contratar uma empresa especializada?

O importante de contratar uma parceira para ajudar no processo de crescimento do seu negócio é a facilidade que ela oferece para fazer os levantamentos financeiros necessários e permitindo que os gestores gastem tempo com outras ações importantes para o processo, como marketing, pesquisas, divulgação, captação de investimentos etc.

Uma das parceiras mais tradicionais, a IRKO está a mais de 60 anos ajudando empresários a melhorarem seus balancetes e estudos para fortalecer a saúde do empreendimento. Mas para os que estão no processo de crescimento no mercado, o melhor serviço oferecido é o Transaction Services.

Com um modelo totalmente adaptável ao objetivo do gestor, é muito usado para fazer a análise e estudos de cenários fiscais e financeiros para rentabilizar algum projeto, como:

  • Buy-side Due Diligence — Para analisar eventuais passivos ocultos existentes na compra de alguma empresa;
  • Sell Side Due Diligence — Uma visão completa do seu negócio para posterior venda ;
  • Sell Side Assistance — Junto com os especialistas da IRKO, o empresário consegue trabalhar com uma gestão mais preventiva para melhorar o valuation;
  • CFO Office/Interim Leadership — Após as fases de Due Diligence, a companhia ajuda a empresa a lidar com os novos desafios financeiros.
  • Delivering Real Value — Ajuda a empresa a entregar e quantificar o valor com velocidade e com processos confiáveis.

Fazer um negócio crescer não tem um roteiro certo ou uma receita de sucesso. Isso varia de empresa para empresa, do seu perfil, dos tipos de profissionais que estão a frente do empreendimento. Mas como vimos, existem evidências que devem ser acompanhadas e trabalhadas para servir de guia. Situações evidentes que serão alteradas para ajudar na manutenção das atividades e da saúde financeira etc.

Para ajudar o empresário com esse processo, a IRKO oferece o pacote de soluções conhecido como Transaction Services. Personalizado para a necessidade de cada cliente, oferece várias possibilidades de ganhos para a empresa e garante a atualização dos seus processos.

Gostou do nosso conteúdo sobre como fazer uma empresa crescer e quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra quais serviços serão mais adaptáveis para você!

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.