Cadastro Positivo

Compartilhe

Vocês sabem o conceito de Cadastro Positivo e qual a sua importância?  Sou Marcus Vinicius Supervisor do BPO Financeiro da Irko. Bem-vindo ao IRKONNECTION.

Em maio de 2011 foi aprovada a Lei do Cadastro Positivo, que permite a criação de um banco de dados de pessoas físicas e jurídicas em dia com seus compromissos financeiros.

Mas, o que vem a ser o Cadastro Positivo? Qual a sua importância para as empresas que atuam dentro do cenário financeiro e os benefícios para o empreendedor?  

O Cadastro Positivo é uma ferramenta que auxilia os consumidores na construção de um perfil positivo junto às instituições financeiras. As informações do Cadastro Positivo têm peso de mais de 50% da pontuação do Serasa Score, sendo fundamentais para a vida financeira dos brasileiros.

Por ser um banco de dados que contém um histórico de como está o comportamento de crédito de pessoa física e jurídica, reúne informações sobre como cada um, por exemplo, quita suas contas e leva em consideração informações sobre inadimplência, prazos de pagamentos e outros compromissos financeiros.

Para as empresas que atuam dentro do cenário financeiro, o Cadastro Positivo permite que todas as informações sejam utilizadas para montar o histórico de crédito ou para formação da nota de crédito (score) de uma determinada pessoa (física ou jurídica) com o objetivo de permitir que a análise de crédito de concessão ou extensão de crédito e até mesmo outras transações com risco financeiro sejam feitas de forma mais precisa, ou seja, reduzindo perdas.

Além disso, o Cadastro Positivo traz como benefícios para o empreendedor:

= > Condições comerciais mais adequadas ao seu perfil em operações de crédito;

= > Melhores condições de financiamento com Bancos e Instituições Financeiras;

= > Taxas e Prazos mais favoráveis junto aos seus fornecedores;

= > Maior oferta de crédito.

Agora, você deve estar se perguntando, quem fará uso das minhas informações positivas?  Essa é uma informação muito importante e todo esse processo é efetuado pelos birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo como a Serasa Experian, que receberá as informações das empresas que realizam negócios e operações de crédito com os consumidores e com as empresas clientes, por exemplo, água, eletricidade, gás e telefone. Com isso, poderão ter acesso as suas informações o comércio, os bancos, as financeiras e as prestadoras de serviços com o objetivo de definir condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.

Importante destacar, com a mudança da nova lei, a partir de Julho de 2019, a inclusão ao Cadastro Positivo tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.

Hoje, o Cadastro Positivo é adotado de forma bem-sucedida em mais de 70 países e com a nova lei, o consumidor e as empresas continuam tendo sua própria nota de crédito, agora, de forma mais abrangente.

E, para finalizar, somente a pontuação de crédito (score) estará disponível ao mercado para análise do perfil de crédito da pessoa ou da empresa, a menos que estas autorizem a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito. E, quem pode consultar? Apenas comércio, serviços, bancos e financeiras.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time!

Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nosso canal no Youtube.

Compartilhe

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.