Como calcular o payback de investimentos da sua empresa

Compartilhe

Calcular o payback é uma das tarefas mais importantes para gerentes e diretores financeiros das empresas. A apuração dos investimentos realizados ajuda a melhorar as decisões sobre as próximas aplicações dos recursos.

Esse conceito compreende avaliar o tempo que o dinheiro leva para retornar para a organização. Portanto, o payback é uma ferramenta essencial para entender mais claramente o retorno dos investimentos da companhia.

Por meio desse indicador, é possível aplicar os recursos financeiros em negócios ou projetos que ofereçam maior segurança aos gestores.

Continue lendo para entender quais são os tipos de payback e como fazer os cálculos corretamente.

Qual é a função do payback

O payback oferece melhores condições de negociação dos investimentos que o responsável pelo departamento financeiro pretende fazer. O objetivo é conferir com previsibilidade e apontar as probabilidades das operações relacionadas às finanças da empresa. Resumidamente, essa pratica melhora o entendimento de como utilizar os recursos para otimizar o retorno.

Quando o cálculo é feito corretamente, permite que a companhia feche acordos mais lucrativos, além de ajudar a definir quais aplicações são melhores conforme as demandas daquele negócio.

Na prática, o indicador pode ser usado tanto para saber quando o empresário terá o retorno de uma quantia grande, como na aquisição de outra empresa ou investimentos do dia a dia, a exemplo da compra de novos computadores e outros equipamentos.

Como calcular o payback

Primeiramente, é preciso entender que existem dois tipos de payback. O descontado considera taxas anuais a serem descontadas das aplicações, trazendo as parcelas de economia ou rentabilidade ao valor presente do investimento, enquanto o simples não inclui variáveis que afetam os investimentos no longo prazo.

Payback simples

Para calcular o payback simples, basta dividir o valor do investimento inicial pela quantia recebida no período ou fluxo de caixa médio. O resultado é o número de meses para o dinheiro voltar ao caixa da empresa.

Então, considerando um investimento de R$ 50 mil com retorno de R$ 5.000, a conta seria:

Payback simples = investimento inicial/ganho no período
Payback simples = 50.000/5.000
Payback simples = 10 meses

Payback descontado

O cálculo do payback pelo principio do Ajueste a Valor Presente (AVP), é diferente porque é necessário analisar duas características. A primeira é o valor presente líquido, que serve para verificar o valor investido no projeto a ser comparado com o valor descontado do payback em parcelas, ajustado a valor presente com a taxa mínima de atratividade.

A taxa mínima de atratividade, definida pelo gerente, pode optar pela taxa básica de juros do país, ou algum outro índice de benchmarking, como por exemplo CDI, que regula a remuneração mínima de transações inter-bancárias. Então, será necessário aplicar a seguinte fórmula, sobre o valor de retorno ou economia alcançada considerado no cálculo anterior:

Valor Presente Líquido (VPL) = Fluxo de Caixa (FC)/(1+Taxa Mínima de Atratividade [TMA])1

Considerando o exemplo anterior, com uma taxa mínima de atratividade de 10%, a conta seria:

VLP = 5.000/(1+0,10)¹
VLP = 4.545,45

Em seguida, é preciso dividir o valor do investimento inicial pelo valor presente líquido (AVP). Portanto:

Payback descontado = investimento inicial/VLP
Payback descontado = 50.000/4.545,45
Payback descontado = 11 meses

Dicas para não errar o cálculo do payback

Para que o payback seja calculado corretamente, é preciso entender que o indicador seja diretamente compatível com o fluxo de caixa da empresa. Isso porque é necessário considerar a receita que o investimento vai gerar ao negócio, seja em economia ou geração de recursos, para dar cobertura ao valor inicial investido, e em quanto tempo

Portanto, esse indicador só funciona com uma projeção de caixa precisa, levando em conta os ganhos e gastos que terá em razão daquele investimento. Além disso, é imprescindível que a organização tenha uma boa gestão financeira, para garantir que o payback não seja prejudicado por causa de previsões imprecisas sobre premissas que possam estar equivocadas.

Entendeu como calcular o payback da sua empresa? Essa é uma conta essencial pra revelar o prazo para que os investimentos de uma empresa gerem retorno financeiro. Com a apuração, diretores e gerentes podem planejar, avaliar e decidir se vale a pena ou não apostar em novos negócios.

Ainda tem dúvidas sobre o payback simples e descontado? Clique aqui e entre em contato com um dos nossos profissionais, eles podem ajudar a sua empresa.

 

Sobre a IRKO

Com 65 anos de atividade no Brasil, o Grupo IRKO está instalado desde 1970 em São Paulo, em dois escritórios (centro e Faria Lima). Contamos também com escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.

Atuamos junto a empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, e contamos com aproximadamente 600 colaboradores em nossas diversas operações e empresas.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Em 2021, o Grupo IRKO passou a ser também membro da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

As empresas do grupo também figuram entre as principais do país em diversos segmentos, de acordo com a Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. Esse reconhecimento inclui o ranqueamento da IRKO como líder no mercado brasileiro de BPO.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.