Descubra o que é Bitcoin

Compartilhe

Recentemente a China balançou o mercado com a proibição dos Bitcoins, ações e bolsa deram sinais de instabilidade, o preço do bitcoin caiu e a discussão sobre bitcoin subiu. Mas, afinal de contas o que é Bitcoin?

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda, assim como o real ou o dólar, que foi criada no começo da crise de 2008, por um libertário chamado Satoshi Nakamoto, que desenvolveu um sistema de pagamento baseado em compensação matemática .

A ideia era produzir uma moeda independente de qualquer autoridade central, eletronicamente transferível, quase que instantâneo, com taxas de transações muito baixas. Para isso Satoshi usou a tecnologia blockchain.

O que é Blockchain?

O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes.

Como utilizar o Bitcoin?

É necessário uma certeira virtual que pode ser gerada de graça pela internet. Após fazer um cadastro você receberá um endereço, para realizar transações com alguém e necessário ter o nome do endereço dessa pessoa.

Você pode adquirir o Bitcoin em casas de câmbio, pela sua certeira virtual ou minerando os bitcoins (no parágrafo abaixo, você descobre o que é minerar).

Como são gerados os Bitcoins ?

A criação da moeda depende da resolução de um desafio matemático (minerar), ou seja, você empresta a capacidade de processamento do seu computador para fazer a rede crescer e continuar funcionando, em troca disso o dono do computador recebe frações de bitcoins como recompensa.

Valorização do Bitcoin

No final de 2010, 1 bitcoin era igual à 0,06 centavos de dólar (R$ 1,05 à época). Hoje o Bitcoin está custando $ 3996,00 ou R$ 12455,93, um investimento e tanto. E mesmo com a proibição da China para a moeda Bitcoin, ela recuperou-se da baixa causada pelo impacto da proibição chinesa e continua em alta.

Controvérsias

Há pessoas que dizem que o Bitcoin não é bonito quanto parece. Em recente entrevista Ray Dalio, o fundador da Bridgewater Associates, um dos maiores fundos de hedge do mundo, disse que o Bitcoin é uma bolha por ser um bem especulativo uma vez que ainda não são feitas muitas compras utilizando a moeda.

É bem verdade que são poucos os estabelecimentos que aceitam a moeda virtual, apesar de que na internet é bem fácil de encontrar quem aceite.

Outros ainda dizem que o Bitcoin é usado para crimes, uma vez que por causa da tecnologia Blockchain é impossível rastrear as transações e por isso piratas cibernéticos e até sequestradores pedem o resgate na moeda digital.

O governo chinês proibiu a moeda alegando que a moeda serviria para lavagem de dinheiro.

Cadastre-se no Blog

Nome(obrigatório)

Conteúdo Relacionado

Receba nossa newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.